Saiba como escolher o modem de internet correto

Já faz tempo que ter uma conexão rápida e estável deixou de ser “luxo”, para ser uma necessidade fundamental de todos os lares e empresas. Estamos cada dia mais conectados e, dessa forma, se torna menos tolerável limitações em nosso acesso diário aos serviços online.

Uma parte importante da qualidade de conexão vem do equipamento que está sendo usado. Isso quer dizer que: cada modem tem características que podem limitar ou expandir as propriedades de seu serviço de internet contratado.

Então, é por isso que saber como escolher um modem faz diferença no atendimento das suas demandas e do seu perfil de uso. 

Que tal conferir algumas dicas importantes para fazer a melhor compra?

Os tipos de modem e seus recursos

Existem alguns recursos e categorias distintas de modems, que se adequam a diferentes formas de operação, dentre eles, vale a pena citar:

Modem ADSL

 Basicamente, todos os modems modernos vêm munidos de alguns recursos fundamentais para distribuir o sinal de internet via wireless, permitindo que você possa organizar suas preferências, permissões e protocolos de segurança.

Roteadores

Os roteadores possuem algumas funções extras em relação aos modens: seu trabalho costuma envolver grandes demandas na distribuição de sinal de internet, seja via wireless ou via cabeamento.

Mais do que definir alguns protocolos de preferência, os modens tipo roteador são capazes de se tornar verdadeiros terminais de rede quando acompanhados de softwares como o da Mikrotik.

Em tais softwares é possível, inclusive, estabelecer um pequeno provedor, organizar transmissões e criar protocolos de defesa e pontos de acesso dinâmicos.

Atualmente, a maioria dos modens é produzido com os recursos citados. Por isso, ilusoriamente, tornou-se quase redundante a diferenciação entre modens e roteadores, sendo tomados como “sinônimos”.

Um ponto diferencial que distinguem os dois produtos é o número de portas de rede para cabos. O número de espaços de acesso para cabos costumam constar nos roteadores, mas não obrigatoriamente em modens, que possuem versões apenas para wireless, importantes, por exemplo, para ambientes públicos.

Modem 4G

Com os pacotes cada vez mais robustos de internet, passou a valer a pena adquirir um modem que utilize pacotes de operadora para ter internet em seu notebook ou outros dispositivos, sem a necessidade de consumir toda a bateria do seu celular roteando o sinal.

Com um design enxuto, os modens 4G costumam se conectar via USB nos aparelhos e transmitir pacotes de dados para se usar em qualquer lugar, basta possuir o dispositivo e um chip de celular, simples e extremamente prático!

Veja alguns acessórios úteis para seu modem

Se você precisa expandir seu sinal, mas está encontrando limitações de alcance ou protocolo, pode optar por alguns acessórios especiais:

Com o repetidor, você aumenta o alcance do sinal de seu modem com um aparelho bastante simples, que é ligado à tomada e se conecta ao seu sinal doméstico ou empresarial, via wi-fi.

Se você quer distribuir sinal para clientes em seu estabelecimento ou ambiente público, pode ser trabalhoso ficar passando uma senha ou deixar seu sinal aberto. 

Com um access point é possível criar novas dinâmicas de conexão, como check-ins nas redes sociais, que, além oferecer um grande diferencial para os frequentadores, ainda gera um marketing espontâneo nas redes com um custo bem pequeno!

Se sua necessidade é uma rede interna cabeada, para possuir mais velocidade e interconectividade entre os terminais, os switches possuem versões de alta velocidade para os pacotes mais robustos do mercado, sem nenhuma perda de rendimento e conectando as máquinas e dispositivos do ambiente, como impressoras, terminais, máquinas diversas e outras redes.

O que considerar ao escolher seu modem?

Vale lembrar que os modens possuem limites de velocidade. 

Por exemplo, os Fast Ethernet aceitam volumes de sinal até 700MBs, já os modems Gigabit chegam a casa dos Gigas. Você pode operar em múltiplas bandas com um aparelho dual ou tri-band, com chances de agregar mais aparelhos à rede.

O número de antenas, assim como o protocolo padrão do modem, influencia na dinamicidade da rede e em seu alcance. 

É importante notar os detalhes de padrão e o volume de dBis é que determinam o alcance e a sua capacidade de propagação contra paredes e outras interferências de onda.

Serviços QoS (Quality of Service) permitem a priorização de algum dispositivo em relação aos demais, por exemplo, seu computador de trabalho, e isso pode fazer uma grande diferença em momentos de grande congestionamento.

Outras funções como WPS e UPnP permitem o aumento na multiplicação de rede, o primeiro faz concessões sem a necessidade de senhas e o segundo permite que alguns dos aparelhos conectados enviem pacotes para outros, descongestionando o fluxo.

É possível adquirir muitos desses serviços sem grandes gastos, pois os modens estão cada vez mais acessíveis e seu mercado possui grande competitividade.

Se você pensa em expandir o acesso ou se preparar para as próximas atualizações na categoria, vale a pena investir em um modem de última linha, afinal, esse tipo de aparelho tem uma grande longevidade e não ficará ultrapassado tão cedo.

Saiba onde adquirir os melhores modens!

Na ibyte você encontra uma enorme variedade de modens para todos os ambientes e demandas com as melhores condições, confira nossas categorias e aproveite nossas ofertas!

Para receber sempre os melhores conteúdos sobre eletrônicos, assine nossa newsletter e tenha tudo em primeira mão em sua caixa de mensagens!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket