7 Ferramentas de trabalho para te auxiliar no modelo remoto

O trabalho remoto está se tornando cada vez mais comum na vida das pessoas. Isso se deve tanto ao fato da tecnologia estar evoluindo – e se tornando cada vez mais acessível – quanto a outros fatores como a pandemia de Covid-19 iniciada em 2020.

O novo coronavírus obrigou muitas pessoas a trabalharem de suas casas ou mesmo iniciarem um novo negócio no lar, para garantir a renda. Por isso, elaboramos um conteúdo que vai te ajudar a aumentar a produtividade e manter a organização nesse novo modelo de trabalho.

Quer ficar por dentro? Continue rolando a página e confira!

1- Google Calendar

Muitas pessoas já conhecem essa ferramenta do Google, mas não utilizam todo o potencial que ela tem a oferecer. Com o Google Calendar, é possível cumprir a primeira meta do dia: a organização pessoal.

Utilize essa ferramenta para definir quais tarefas precisam ser feitas, assim você não corre o risco de esquecer algo importante. Além disso, é possível criar um calendário compartilhado com sua equipe e garantir a comunicação, além de eventos com lembretes.

2- Evernote

O Evernote é uma ferramenta de trabalho que permite a criação de notas e textos, além da inserção de imagens e arquivos. Tudo isso fica salvo e ainda pode ser compartilhado, o que torna seu uso ainda mais prático.

Além disso, a ferramenta utiliza um sistema de tags para encontrar aquilo que você deseja com mais facilidade. Ela também consegue reconhecer imagens e textos dentro das notas, além de arquivos digitalizados. Pode ser usado tanto em PC’s e notes quanto em celulares!

3- Google Drive

Seus arquivos de trabalho estão prontos e você não quer arriscar perdê-los ou precisa liberar o acesso para outras pessoas? O Google Drive pode ser a solução! Na versão grátis, ele disponibiliza 15 GB de armazenamento na nuvem, porém, se você precisa de mais espaço, o plano pago pode ser uma opção interessante.

Essa ferramenta de trabalho também permite o acesso por outros dispositivos e contas, o que a torna ainda mais prática. Acesse seus arquivos de qualquer lugar do mundo utilizando apenas um computador e uma rede de internet.

4- Microsoft Office Online

Essa é outra ferramenta interessante para quem precisa acessar e compartilhar arquivos na nuvem. O Microsoft Office Online ainda permite edições simultâneas, o que facilita muito a vida de equipes que se distanciaram por causa do trabalho remoto. Confira os recursos disponíveis:

  • Word: edição de textos;
  • Excel: edição e criação de planilhas;
  • PowerPoint: apresentações em forma de slide;
  • OneNote: criação de notas.

5- Asana

Essa ferramenta está disponível no mercado brasileiro com a versão gratuita e paga. Suas funções incluem listar tarefas, criar times e quadros de projetos, além de um chat colaborativo. Os recursos disponibilizados pela Asana ajudam principalmente as pessoas que trabalham em equipes.

6- TomatoTimers

Agora todas as suas tarefas estão devidamente organizadas e ranqueadas em nível de importância. Quando for trabalhar em alguma delas, lembre-se de registrar quando começou e quando vai finalizar a atividade, isso ajuda a entender quais estão tomando mais do seu tempo e quais podem ser facilmente resolvidas.

Você pode usar um cronometro comum ou modelos disponíveis na internet como o TomatoTimers, que se baseia na técnica Pomodoro para gerir o tempo. Essa técnica de gestão é muito famosa e consiste em trabalhar por 25 minutos com o máximo de concentração e fazendo pausas de 5 minutos.

7- Toggl

Outra ferramenta muito boa para gerir o tempo dedicado a cada tarefa é o Toggl. Ele permite ao usuário monitorar o tempo gasto com cada projeto ou mesmo cada cliente, o que ajuda a entender a sua produção e da sua equipe em diferentes escalas. Além da versão gratuita, essa ferramenta também possui uma versão com outros recursos que podem ser liberados mediante pagamento.

Vale a pena pagar uma extensão ou um software?

Depois de analisar as opções, você já deve ter percebido que muitas das ferramentas para trabalho têm uma extensão que é liberada mediante pagamento. A pergunta é: será que vale a pena pagar?

Para responder essa pergunta é preciso ter em mente que um serviço otimizado e bem documentado pode ser muito vantajoso para a equipe. A segurança que os sistemas de armazenamento na nuvem oferecem também deve ser considerada.

No mercado, ainda é possível encontrar softwares com funções variadas que também são interessantes para empresas grandes e pequenas que alugam notebooks para possibilitar o sistema híbrido aos colaboradores, ou mesmo pessoas que trabalham de forma autônoma.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a encontrar soluções que otimizem seu tempo de trabalho remoto e impacte positivamente no desempenho da sua equipe e garantindo o seu aprendizado de como deixar o cliente satisfeito. Até o próximo post!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket