BLOG-IBYTE-DICAS-APPS-AVOS

3 APPs para facilitar a vida dos avós

Dia 26 de Julho é o Dia dos Avós. Essa data comemorativa tem origens religiosas, já que o dia 26 de julho é Dia de Sant’Ana e de São Joaquim. Na tradição católica, eles são os pais de Maria, e, portanto, os avós de Jesus. Por isso a data foi escolhida para celebrar todos os avôs e avós. Legal, né?

E para ajudar todos os avós, nós separamos 3 dicas de APPs que facilitam o uso de Smartphones. Saiba como usar cada um deles e ajude os seus a se manterem em contato com você sempre.

CPqD Alcance

Criado para atender às necessidades de deficientes visuais de diferentes graus, o aplicativo pode ser ideal para idosos que têm dificuldade para enxergar, pois possui ícones e textos em tamanhos maiores. O APP funciona bem especialmente para aquelas pessoas que apresentam dificuldade com tecnologia ou são iniciantes.

O aplicativo CPqD Alcance permite utilizar diferentes funções do smartphone touchscreen com autonomia, privacidade e simplicidade, melhorando a qualidade de vida e se apropriando das facilidades de um mundo cada vez mais digital e conectado.

Este aplicativo possui um modelo de interação inclusivo que combina narração automática das telas por síntese de fala para o Português do Brasil e uma interface padronizada para as funções. A medida que a pessoa desliza o dedo pela tela, ouve qual a função em que o dedo está posicionado, podendo selecionar a funcionalidade com dois toques.

Principais Funções

• Realizar e receber ligações telefônicas.
• Histórico de ligações (perdidas, recebidas e efetuadas).
• Contatos telefônicos (incluir, remover, atualizar e marcar como favorito).
• Enviar e receber mensagens de texto (SMS).
• Consultar nível de bateria e sinal da operadora.
• Consultar data e hora.

• Despertador com lembrete de voz.
• Tocador de música (music player).
• Previsão do tempo baseado no INPE.
• Notícias do CPqD Alcance.
• Localização (funções “onde estou” e “auxílio ao deslocamento”).
• Câmera fotográfica e galeria de fotos.
• Leitor de arquivos texto.
• Acesso aos demais aplicativos do sistema operacional (sem suporte de voz).
• Ajustes pessoais (configuração de fala e campainha, avisos automáticos, acessibilidade e facilidades).

O CPqD está disponível para aparelhos que rodam no sistema Android e você pode baixá-lo no Google Play, clicando no link abaixo.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cpqd.alcance

 BLOG-IBYTE-DICAS-APPS-AVOS

Wiser – Simple Launcher

Wiser é um APP fácil de usar, próprio para as pessoas que estão à procura de um smartphone sem o incômodo de encontrar no caminho um ambiente complexo. Wiser serve para o uso de pessoas que não entendem ou gostam muito de tecnologia, idosos e muito mais.

O aplicativo é um redesenho do layout dos smartphones e seus ícones no geral. que permite que você se comunique melhor, numa experiência mais amigável e mais fácil de acesso aos seus conteúdos favoritos.

Foi desenhado por especialistas que tiveram os idosos e possíveis usuários em mente e suas necessidades.

O Wiser também está disponível para aparelhos que rodam o sistema Android e você pode baixá-lo no Google Play, clicando no link abaixo.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wiser.home

 BLOG-IBYTE-DICAS-APPS-AVOS

Big Launcher

BIG Launcher torna o smartphone mais fácil para idosos, crianças, pessoas com dificuldades de visão, problemas motores ou cegueira completa. Pessoas com problemas de visão ou dificuldades motoras podem usar a interface de leitura-fácil. Não há necessidade para existir receio em cometer erros e perder tudo, pois é de simples navegação. E ainda possui um botão SOS que pode salvar vidas!

É uma rápida e simples interface Android para séniores e pessoas com dificuldades de visão. Ou mesmo você, caso não goste de milhões de icones.

Principais Funções

• Os botões largos são fáceis de usar – controlados por toques singulares, não deixando margem para erros.
• Acesso ao contatos favoritos a partir do menu ou colocando-os na tela inicial. Navegue no registo de chamadas e ligue de volta ou mande mensagem de forma fácil.
• As mensagens SMS são agrupadas em conversas. São usadas letras grandes e coloridas para lhe mostrar as mensagens. É possível responder facilmente às mensagens com este editor de SMS.
• Esquemas de cor de alto contraste e três tamanhos de letra tornam possível usar o telefone sem óculos.
Entre muitas outras características.

O Big Launcher está disponível para aparelhos que rodam o sistema Android e você pode baixá-lo no Google Play, clicando no link abaixo.

https://play.google.com/store/apps/details?id=name.kunes.android.launcher.activity

BLOG-IBYTE-DICAS-APPS-AVOS

 

Estas são apenas algumas dicas de como você pode melhorar a experiência de seus avós com a tecnologia. Escolher bem o aparelho que será usado, o tamanho da tela e configurações básicas também é muito importante. Além dos exemplos que trouxemos, existem outros APPs que trabalham a mesma proposta. Cabe avaliar dentre as opções quais funcionalidades e interfaces mais agradam ao usuário.

Esperamos ter ajudado você! Não deixe de contar pra gente aqui nos comentários sobre a sua experiência e de seus pais ou avós com estas dicas ou com a tecnologia em geral 😉

 

Até a próxima!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket