Escolhendo seu drone: quais os principais critérios a se observar?

Muito amante de tecnologia já se deixou seduzir pelos drones. Esses aparelhos viraram febre nos últimos anos, quando passaram a ser produzidos para o grande público e consumidos por uma infinidade de razões. Eles realizam filmagens aéreas impressionantes, são relativamente acessíveis e podem ser usados por qualquer um.

Com a crescente popularização desses veículos aéreos não tripulados – o nome técnico dos famosos drones – o mercado tem sido inundado com uma variada e empolgante leva de opções. Escolher um drone em meio a tantas características diferentes pode ser difícil.

E aí, preparado para descomplicar essa decisão? A seguir, apresentamos os principais critérios nos quais você deve prestar maior atenção no momento de comprar seu drone. Olha só:

As perguntas: escolhendo de maneira consciente

É impossível apontar o melhor modelo de drone de todos os tempos, para todos os pilotos e todas as situações possíveis – isso infelizmente não existe. Os aparelhos costumam inclinar sua qualidade técnica em algum aspecto específico, e assim os fabricantes conseguem atender às demandas diversas apresentadas pelos vários públicos.

O que existe de fato é o drone ideal para você. Por isso, conheça bem suas intenções de compra. Dessa maneira, você poderá escolher um equipamento que realiza bem aquela ação desejada, sem desperdiçar dinheiro com funcionalidades que não vai usar. Para isso, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quanto quero gastar? Melhores drones em cada faixa de preço

Como já comentamos, a variedade no mercado de drones é gigantesca e isso se reflete nos preços. Existem opções muito baratas, como as versões de bolso, que giram em torno de 80 a 200 reais. Opções medianas, em que se concentram o maior número de modelos, que variam entre 200 e 900 reais. E as opções profissionais, bem mais robustas, de 900 reais em diante.

Dentro de todas essas faixas de preço, porém, é possível encontrar drones pensados para cada tipo de uso – e essa é a segunda pergunta chave!

 

  • Para que pretendo usar? Drones profissionais e recreativos

 

Qual é seu nível de experiência? Deseja adquirir um drone de inserção, um modelo mais barato para experimentar a pilotagem e, então, investir em versões mais caras? Todos esses fatores devem ser levados em consideração.

Sobretudo, pense nas situações em que deseja usar seu drone. Vai levá-lo em uma viagem ocasional? Deseja utilizá-lo apenas para capturar imagens legais aos fins de semana? Deseja prestar serviços, utilizando-o para filmagens e fotografias profissionais? Esses aspectos devem guiar completamente sua decisão. 

Aspectos importantes em um drone

Com bases nas respostas obtidas em sua “mini entrevista” consigo mesmo, observe os seguintes indicativos nas especificações do drone que está pesquisando. Lembre-se de sempre priorizar os critérios que mais fazem sentido para o tipo de uso que vai realizar!

  • Qualidade da câmera

Se vai usar seu drone para fins profissionais, a qualidade da câmera e o potencial de armazenamento devem ser alguns dos pontos mais relevantes na escolha. A depender de sua exigência quanto a qualidade, opte por uma câmera 4K. Se não vai fazer usos profissionais mas deseja obter cliques interessantes dos seus passeios, as opções Full HD, mais acessíveis, podem oferecer uma qualidade satisfatória.

Observe, ainda, que existem drones com ou sem câmera embutida. Alguns modelos disponibilizam uma câmera de fábrica que pode ser substituída por outra, se assim preferir o usuário. Também há aqueles em que a câmera é fixa, sem opção de troca ou remoção. Aí, já sabe: se a câmera quebrar, você terá de substituir todo o equipamento.

  • Tempo de voo

Existem drones que só dispõem de bateria suficiente para voar 5 minutos. Outros, mais caros e sofisticados, voam até 30 minutos com uma única carga. Existem ainda os fabricantes que disponibilizam baterias externas que podem ser inseridas rapidamente, e seu drone poderá voltar a voar de maneira imediata.

Esse fator é especialmente importante para usos profissionais do equipamento. Se deseja fazer filmagens em eventos, por exemplo, não há tempo hábil para recarregar a bateria do seu drone – você perderá toda a ação e o resultado ficará comprometido. Em outras situações, como usos recreativos ou filmagens profissionais de elementos estáticos, como fazendas, essa característica pode ser menos exigida.

  • Distância de voo

Quais são suas expectativas para a distância do voo com seu drone? Alguns modelos deixam de responder quando ultrapassam 100 metros de distância do transmissor. Outros, muito mais caros, chegam a voar num raio de 5km. Lembre-se, é claro, de observar atentamente as regras de voo de seu país.

Existem modelos mais sofisticados que contam com modos diferentes de pilotagem. Com essas configurações, seu drone pode voltar sozinho ao ponto de decolagem, realizar percursos predefinidos, seguir algum objeto automaticamente, além de diversas outras funções bem interessantes.

  • Tamanho

Vai levar seu drone em uma viagem? Pretende explorar paisagens naturais e vai carregá-lo na mochila? Muito cuidado com o tamanho e configuração física do modelo escolhido. Hoje, existem drones de hélices dobráveis ultra compactos que são bem resistentes e cabem em qualquer mala, ideias para registrar paisagens naturais de difícil acesso.

Modelos maiores sem braços dobráveis são realmente difíceis de transportar. Seus elementos são delicados e você com certeza precisará de uma caixa própria. Por outro lado, essas versões costumam ser mais estáveis e potentes. Se seu uso exige mais dessas duas características, vale a pena sacrificar a transportabilidade. Tudo dependerá das suas reais necessidades.

Quer continuar por dentro de tudo que há de mais atual no mundo da tecnologia? Então fique ligado nas atualizações do nosso blog, sem esquecer que postamos toda semana. Quer mais conteúdo, siga a página da ibyte no Instagram! Vamos adorar te ver por lá.

Até a próxima e boa escolha!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket