Facebook Gaming: 6 Dicas para sua Transmissão

No universo gamer, e até mesmo fora dele, é notável que as lives de jogos – e a própria profissão de gamer – vem ganhando cada vez mais força. Durante a pandemia, ocorreu um período crucial para o crescimento acelerado do cenário, onde milhares de pessoas se encontram conectadas simultaneamente.

A aproximação de pessoas e o compartilhamento de experiências online que a internet proporciona, tem reforçado cada vez mais que o streaming é o futuro dos audiovisuais. Se você deseja transformar o streaming em uma carreira, continue com a gente!

O que preciso para fazer live de jogos?

Para transmitir lives de jogos, além de saber montar um PC gamer, você vai precisar contar com uma internet banda larga potente, bons fones de ouvido, um bom microfone, e uma webcam de qualidade. Você até pode stremar somente com a sua tela, e sem mostrar o rosto. Mas para engajar seu conteúdo, o ideal é que além da sua tela, os telespectadores consigam acompanhar as suas reações na câmera!

O Facebook Gaming é um dos gigantes das streams, umas das opções de maior alcance dentre as disponíveis. A plataforma foi lançada no Brasil em 2018, conquistando profissionais e entusiastas do mundo inteiro. Nela as pessoas podem compartilhar transmissões de jogos e demonstrar suas habilidades nos games.

Acredite: é um verdadeiro sucesso mundo afora. Afinal, é um local em que os objetivos são parecidos, assim como o amor pelos jogos. Tendo isso em mente, para saber tudo que você precisa para começar a promover lives e se aprimorar como um streamer usando essa plataforma, continue a leitura e confira:

1. Crie uma página no Facebook

Antes de mais nada, caso não tenha uma, você precisa criar uma página no Facebook. E nesse ponto, uma questão importante até mesmo para quem já possui uma, é definir a categoria da sua página como “criador de vídeo de jogos”. Quanto mais atrativa ela for, mais fácil será converter as pessoas que vão assistir a sua live em seguidores do canal!

2. Conheça as ferramentas Facebook Gaming

Dentro do estúdio de criação da plataforma, você deve explorar as ferramentas e preencher todos os campos. Há muitas opções que podem trazer benefícios e acelerar o crescimento da sua página. Dentre elas há um espaço para criação de metas e objetivos, e a criação de enquetes para interagir com o público e gerar engajamento.

Nesse caso, você pode criar enquetes com perguntas, como: “com qual personagem vocês querem que eu jogue amanhã?”. Assim, seu público interage e tem uma prévia da próxima stream.

Mas como ter meu trabalho monetizado? A gente te explica no próximo tópico!

3. Entenda o Programa Level Up

Cada plataforma de streaming possui suas regras e seus meios específicos de proporcionar a monetização aos streamers. No caso do Facebook Gaming, ao entrar no estúdio de criação, logo no início você vai encontrar um texto falando sobre como se tornar um criador de conteúdo Level Up.

Ele é um programa de monetização para os streamers em que, após bater algumas metas estipuladas, existe a liberação para começar a monetizar as suas lives no Facebook. Isso ocorre através de estrelas, que são como a moeda virtual da plataforma, fornecimento de recursos, prévias de novos produtos entre outros.

4. Requisitos para participar do Programa Level Up

Para que você seja classificado como qualificado para o programa e possa participar, é necessário preencher alguns requisitos que estão disponíveis na própria página do Facebook. Entre as principais estão:

  • Abrir uma página de criador de conteúdo de jogos, ou editar a sua já existente nessa categoria;
  • Transmitir conteúdo de streaming de jogos por no mínimo 4 horas dentro de um período de 14 dias;
  • Contar com pelo menos 100 seguidores nas páginas.

Se atente a estes pontos. É muito importante verificar todas elas para não correr o risco de ter a sua live prejudicada ou encerrada por conta de algo que você não prestou atenção ao ler os requisitos!

5. Teste a sua transmissão

Dentro da plataforma existe um botão nomeado “configurar stream ao vivo” que permite fazer um teste antes da primeira live. Caso você conte com o auxílio de um studio online para transmissão, nesse momento você vai gerar a chave da sala – o link da live –, e acrescentar no campo do aplicativo que é designado para isso.

Mulher comemorando uma conquista em seu jogo online

6. Configurações de tela e últimos ajustes

Hora dos últimos ajustes: configuração das dimensões da tela, FPS e outros detalhes. O próprio Facebook tem uma página onde ele mostra as configurações da sua live.

Falando no FPS – Frames Por Segundo –, existem recomendações da plataforma que indicam a melhor alternativa conforme o tipo de jogo que será jogado. Como jogos com muito texto, de cartas, ou games de ação em primeira pessoa.

Com a página criada, personalizada e as configurações ajustadas, abra a aba do facebook gaming, e clique em “iniciar streaming”. E basicamente é isso que você precisa fazer para dar início a uma live!

Seguindo essas dicas e conferindo todas as informações que a própria plataforma do Facebook Gaming traz no estúdio de criação, você conseguirá criar a sua página em dificuldades, e dar início a sua jornada com o streaming de jogos! Confira a nossa lista com as melhores opções de plataformas para streaming de jogos, montada para te ajudar na sua carreira de streamer.

Curtiu o conteúdo? Para mais dicas e informações tech continue acompanhando as postagens do blog, e compartilhe esse guia com seus amigos que desejam começar a fazer lives no Facebook, mas não sabem por onde começar!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket