security

Bom Senso 1.0, o complemento perfeito para o seu antivírus

Antivírus e firewalls, são importantíssimos, especialmente para usuários de Windows, não resta dúvida. Eles são capazes de lhe proteger de uma série de ameaças virtuais ‘ativas’, os antivírus analisam os arquivos que você baixou em busca de pedaços de código que possam reconhecer, e os firewalls te protegem de ‘worms’ que vivem vasculhando máquinas vulneráveis, desprotegidas, na internet.

security

Mas infelizmente antivírus e firewalls têm duas grandes limitações, a primeira é que e eles só são capazes de impedir pragas se elas já tiverem sido detectadas pelo seu fabricante E seu software estiver atualizado, ou seja, você sempre está sujeito a pragas muito novas, e eles são incapazes de proteger dos ataques de engenharia social.

Sobre engenharia social.

Existe todo um filão de malfeitores, que, em vez de usar uma abordagem puramente técnica, se aproveita, ou tenta se aproveitar, de nossas emoções, principalmente medo, luxuria e cobiça, para fazer com que lhes cedamos nossos dados, ou até mesmo que instalemos em nossos micros, programas maliciosos, e aí não tem antivírus ou firewall que segure…

pecado
Quer alguns exemplos?

Medo: “Prezado Sr., caso não seja feita a atualização de seu CPF na Receita Federal, ele será cancelado”

O ‘medo’ também tem variações com o cancelamento do título de eleitor, próximo a eleições). Neste caso você estará dando seus dados a ladrões de identidade.

Luxúria: “Oi, estou te mandando anexas, as fotos que tiramos no motel”.

Sério, a luxúria é MUITO usada, e em anexo sempre segue um arquivo, que, se executado lhe causará muito problemas…

Cobiça: “Clique aqui e ganhe ‘trocentos zilhões’ de reais”.

Claro que a única coisa que você ganhará é uma baita dor de cabeça.

Se você quer dicas práticas aqui vão três:

    1. Na internet a probabilidade de algo ser verdadeiro é inversamente proporcional ao quanto aquilo é chocante. Uma busca rápida do Google, ajuda MUITO.

 

    1. Se algo parece bom demais para ser verdade, é porque deve ser mentira.

 

  1. NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, clique em links que peçam que você informe sua senha atual. Se você ficar na dúvida, contate a instituição, e certifique-se da autenticidade do pedido (não é uma boa prática de segurança eletrônica, pedir senhas a usuários).

 

Enfim, tudo se resume a duas coisas: um bom conjunto antivírus/firewall e MUITO bom senso!

Tags: Sem tags

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket