mecha-megabot

CES 2016: o melhor da melhor feira de eletrônicos do mundo

Entre os dias 6 e 9 de janeiro, aconteceu em Las Vegas a Consumer Eletronics Show (CES) 2016, é uma feita de eletrônicos e tecnologia que aconteceu pela primeira vez em 1967, e foram em edições passadas do evento que produtos como videocassete (1970), CD Player (1981), Xbox (2001), TV de Plasma (2001), TV 3D (2009), e inúmeros outros eletrônicos que hoje são, ou até já deixaram se ser, como no caso do videocassete, foram apresentados pela primeira vez ao público.

Nesta postagem, vamos lhes apresentar algumas das tecnologias mais interessantes e inusitadas.

Megabot – o Robô Combatente

Para quê Ultimate Fighting, se poderemos ver uma luta de robôs gigantes! Sério! Tudo começou quando ano passado a norte americana Megabot desafiou o robô Hakara, da fabricante japonesa Suidobashi Heavy Industries para um duelo agora no meio do ano.

A Megabot lançou uma campanha no Kickstarter e conseguiu US$554 mil para fazer alguns upgrades em seu robô MK-II, e ele esteve presente à CES.

Capacete inteligente da BMW

Apenas inventar uma tecnologia, não é suficiente. Ser capaz de fazê-la realmente útil sim. Podemos dizer que o Google Glass é um gadget destes, tanto é que ele voltou para a mesa de projeto. Mas quando a BMW pega esta tecnologia e o aplica a um capacete de motos, a percepção de utilidade muda completamente. Ok, ainda é um protótipo, e certamente será bem caro – como todo novo gadget geralmente é –, veja a demonstração no vídeo abaixo.

Câmera Nikon KeyMission 360

Hoje o mercado de câmera de ação (action cameras), tem um grande nome, e este é GoPro, mas certamente devermos ouvir muito a respeito da Nikon KeyMission 360, porque além de ser uma câmera de ação, que grava em 4k, ela grava em 360 graus! Sério.

https://www.youtube.com/watch?v=coUYGhIz8Z8

Aliás, ela casa duas tecnologias, porque os vídeos imersivos, filmados em 360 graus, são excelentes para uso com óculos de realidade virtual.

Ela deverá chegar ao mercado até o final do ano, não há preço anunciado ainda. Assista ao vídeo abaixo no Google Chrome, e você será capaz de controlar o que olha!

Ultrassom tátil!

A Harman é uma tradicional fabricante de aparelhos sonoros, e na CES ela mostrou como pode-se dar sensação de toque com o uso de ultrassom. Utilizando um sensor Motion Leap, que é capaz de ‘ler’ movimentos das mãos e traduzi-los para o computador (a grosso modo, parecido com o Kinetic) a empresa era capaz de direcionar ondas de ultrassom para as mãos do indivíduo, causando nele a sensação de estar sentindo vendo nas mãos.

Este tipo de tecnologia, chamada de resposta háptica, tem aplicação principalmente em jogos, mas quem sabe em algum momento no futuro, não sejamos capazes de apertar mãos, ou abraçar alguém distante… não custa nada sonhar.

Ehang 184 – Drone para Passageiros

Ou seria um ‘dronecóptero’?

https://www.youtube.com/watch?v=bs4nDFgVx2o

Imagina um drone, daqueles que tem vários motores horizontais, agora imagine que ele é gigante e capaz de transportar pessoas, você deve estar imaginando o aparelho da empresa chinesa Ehang. O modelo é um protótipo funcional, e ainda precisará ser licenciado nos mais diversos países, veja o vídeo!

Oldie and Goldie – a volta do melhor toca-discos

Eles estão de volta! Os audiófilos que conheço costumam a dizer que o som de CDs não se equipara ao de LPs, segundo eles – confesso não ter o ouvido tão apurado –, o som vindo de um LP é tem mais profundidade. De fato faz sentido, LPs capturam a própria onda sonora em seus sulcos, enquanto CDs transformam a onda sonora em dados, perdendo algumas nuances.

Bem, o fato é que o mercado observa este tipo de nicho, e a Technics trouxe de volta o seu modelo 1200, um clássico entre os toca-discos. A empresa, que é do mesmo grupo que é dono da Panasonic, voltará ao mercado em meados deste ano, em edição limitada que custará US$4.000, posteriormente uma versão de linha chegará, certamente com um preço menos assustador.

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket