Cuidados com o notebook: descubra algumas dicas de preservação!

Os notebooks se tornaram uma ferramenta muito importante em nossas vidas, principalmente para pessoas que precisam de acesso a programas de computador e internet de forma mais ágil. O sistema de armazenamento de energia chama a atenção dos usuários, entretanto, você precisa ficar atento aos cuidados que o produto exige.

Cuidar bem do seu notebook precisa ser uma prioridade, afinal, uma vez que seu aparelho perde a praticidade de ser utilizado em qualquer lugar, perde-se também o sentido. Alguns pequenos hábitos adotados no dia a dia fazem total diferença para a vida útil do seu notebook.

Continue acompanhando nosso conteúdo e aprenda algumas dicas que devem ser colocadas em prática durante sua rotina. Vamos lá?

Como cuidar da bateria do notebook para prolongar a vida útil

Computadores, de modo geral, costumam ter uma vida útil relativamente maior em comparação a outros equipamentos tecnológicos, entretanto, alguns cuidados podem prolongar ainda mais a durabilidade deles.

Os notebooks surgiram por volta de 1981, desenvolvidos por Adam Osborne e tinham a aparência um pouco diferente do que conhecemos hoje. Com o passar dos anos, várias marcas começaram a lançar seus modelos e daí em diante seus adeptos foram crescendo significativamente.

Com a rotina agitada do dia a dia, muitas pessoas optam pelo computador portátil, justamente pela praticidade que ele oferece. Acessar a programas, dados e arquivos de qualquer lugar são alguns dos motivos que levam os notebooks ao topo das vendas.

Porém, é comum nos depararmos com usuários que passam por problemas com o notebook, e na maioria das vezes é a bateria que apresenta erros. Eventualmente, acontece dos aparelhos não se manterem ligados por muito tempo quando não estão conectados a tomada, e se isso ocorrer, o computador acaba perdendo toda sua funcionalidade.

Para evitar que isso aconteça e o notebook dure mais, listamos os cuidados mais essenciais para você:

Mantenha seu note sempre limpo!

A limpeza do notebook é essencial para manter seu bom funcionamento, como se trata de um computador portátil, geralmente o carregamos para vários lugares. Dessa maneira, alguns resíduos acabam invadindo a bateria ou engrenagens.

Se o seu notebook possui uma bateria removível é interessante tirá-la de vez em quando, com o devido cuidado, para que possa limpá-la por completo. Para fazer uma limpeza adequada, utilize uma flanela umedecida com álcool, e passe-a delicadamente na bateria.

Alguns modelos mais atuais contam com a bateria embutida ao notebook, e nesse caso ela já está protegida, então não precisa se preocupar.

Fique atento a carga da bateria

Um erro comum, mas frequente, é deixar a bateria do notebook descarregar completamente para então carregar. Esse erro é compreensível, já que existe uma ideia de que se ligarmos o notebook na tomada quando ainda há alguma carga, ele poderá “viciar”.

Entretanto, todas as vezes em que um notebook descarrega completamente, ele perde um pouco da sua vida útil. Por isso, procure colocá-lo para carregar assim que atingir por volta de 30%.

Outra dica válida, é evitar guardar seu notebook com a bateria totalmente descarregada, principalmente se pretende passar um tempo sem utilizar. Mesmo desligado, seu computador precisa de energia e ficar muito tempo descarregado pode prejudicar o funcionamento da bateria.

Configure seu notebook de maneira adequada

Configurar seu notebook também é importante para a vida útil, visto que existem alguns mecanismos para prolongar o uso da energia. Você pode optar pelo modo econômico, manter a tela ligada por pouco tempo quando não estiver usando, entre outras formas para reduzir o gasto da bateria.

Quanto menos de energia sua bateria usar, mais tempo ela vai durar, além de que manter o computador configurado de maneira correta evita um funcionamento lento.

Cuidado com carregadores piratas

Acontece frequentemente de pessoas precisarem de um novo carregador e optarem pelos piratas. No entanto, isso pode custar um novo notebook, já que os carregadores piratas prejudicam muito o funcionamento do computador.

Quando precisar de um carregador novo, busque por empresas que vendem acessórios originais e certifique-se da autenticidade dos produtos. Outro requisito importante é a voltagem do aparelho, ela precisa ser igual ou o mais próximo possível do carregador próprio do notebook.

Cuidado com a temperatura

A temperatura do seu aparelho também precisa de atenção redobrada, evite que ele fique muito aquecido, faça isso com algumas pequenas mudanças de hábitos diários.

Utilizar o notebook no colo, almofadas ou em outros lugares que impeçam a ventilação da base, pode aquecer demais e prejudicar o funcionamento. Se você utiliza o computador com muita frequência, invista em uma base refrigerada ou suporte para notebooks, assim mantém o cooler sempre na temperatura ideal.

Além da bateria, veja outras formas de proteger seu notebook

Agora que você já conhece os principais cuidados com a bateria do notebook, que tal aprender algumas outras dicas para aplicar no uso do seu computador? Olha só:

Não consuma alimentos perto do computador

Para quem passa muito tempo utilizando o notebook, é normal criar o hábito de comer ou beber perto dele, mas isso pode ser problemático. Além de sempre cair migalhas no teclado, que muitas vezes não saem mais, você ainda corre o risco de derrubar líquido e ter muito prejuízos.

Atenção na hora de transportá-lo

Tenha sempre uma mochila adequada para transportar seu notebook com segurança. Evite carregar na mão. Não se esqueça de que na parte interna deles há vários componentes que podem ser prejudicados dependendo da maneira como o carregamos.

Não deixe as atualizações para depois

Mantenha seu computador sempre atualizado, isso pode lhe tirar alguns minutos, mas atualizações são feitas com o objetivo de melhorar o funcionamento do aparelho. Com ele em dia, você otimiza as funções e ainda fica por dentro de novidades que podem te ajudar.

Gostou das nossas dicas? Agora ficou um pouco mais fácil cuidar do seu notebook direitinho, não é mesmo? Se você gostou desse conteúdo, que tal navegar um pouco mais no nosso blog? Aqui você encontra vários assuntos sobre o mundo da tecnologia. Confira!

Até o próximo post, Descomplikados!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *