Kit Energia Solar: conheça os melhores produtos para o seu projeto

Mudar o sistema de produção de energia de uma casa pode ser uma ótima alternativa para economizar energia e, consequentemente, diminuir custos. Por isso, o kit de energia solar é essencial para gerar, de maneira adequada, energia de qualidade.

Além de ser um sistema de energia limpa, que diminui muito o gasto com energia elétrica e facilita valorização do imóvel, é muito indicado para quem pensa no futuro, uma vez que pode durar 25 anos, sendo reembolsado em até 7 anos.

Por isso, todo instalador de painel fotovoltaico precisa saber que para montar um kit é importante entender quais são os principais itens que o compõem. Sendo assim, nós da Ibyte nos preocupamos em elaborar um conteúdo que consiga solucionar todas as suas dúvidas a respeito de quais produtos comprar para montar o kit ideal.

O que é um Kit de Energia Solar?

O kit de energia solar, ou como também pode ser conhecido, kit solar ou kit fotovoltaico, é um sistema de energia estruturado por meio de painéis solares e demais equipamentos que, combinados, resultam em um sistema de energia capaz de alimentar uma residência ou empresa.

Existem diversos tipos de kits de energia solar, e eles são usados para situações em específico, justamente para atender as necessidades do sistema fotovoltaico. Confira a seguir os tipos de kit de energia solar mais procurados:

  • kit fotovoltaico on-grid: é um sistema de energia que se conecta à rede pública, e proporciona geração de créditos de energia, uma vez que, quando consumimos menos do que a unidade produz, essa energia é encaminhada para a rede pública e permanece armazenada. Nesse sistema há necessidade de pagamento da conta de luz;
  • kit solar off-grid: diferente do sistema on-grid, o off-grid não possui conexão com a rede pública e, assim, não há necessidade de pagamento da conta de luz. Assim, é necessário a adoção de um banco de baterias estacionárias, responsáveis pelo armazenamento e geração de energia para todo o espaço.

Agora que já compreendeu os mais usados tipos de energia solar, é importante entender e saber selecionar quais os produtos mais indicados para o seu projeto. Acompanhe no próximo tópico os melhores produtos para compor o seu kit.

Conhecendo os melhores produtos para seu Kit de Energia Solar

Antes de falar sobre quais os produtos mais indicados, é preciso separar, de acordo com os tipos de kits e suas respectivas funcionalidades, quais produtos integrarão cada um. Por isso, vamos entender primeiro o que precisa integrar o kit fotovoltaico on-grid e o kit solar off-grid.

Kit fotovoltaico on-grid e Kit solar off-grid

Um kit on-grid é aquele, como já mencionamos, capaz de armazenar a energia que não é gasta por meio de uma série de equipamentos. Além disso, ele é conectado à rede elétrica. Ele também converte a luz solar em células fotovoltaicas, o que faz com que sua residência ou empresa possuam energia.

O kit off-grid é aquele que não se conecta à rede elétrica, e proporciona a geração de energia solar, bem como seu armazenamento, por meio de baterias solares. É um sistema bastante usado em lugares ainda sem acesso à rede pública. Confira quais os itens necessários:

  • Painéis fotovoltaicos: são placas solares fotovoltaicas compostas por um material rico em silício que, ao receber a luz solar, gera uma transferência de elétrons que resulta em uma geração de corrente contínua (usado nos dois casos);
  • Inversor solar: considerando que a geração de corrente é contínua, é preciso usar um inversor para transformar essa corrente em alternada. Além disso, ele é o grande responsável por ligar ao sistema à rede pública – no caso do on-grid – ou por direcionar para o banco de baterias – no off-grid – (usado nos dois casos);
  • Cabeamento: é todo o conjunto de cabos que são responsáveis pela conexão entre os equipamentos para geração de energia solar (usado nos dois casos);
  • Controlador de carga: é responsável por evitar o desperdício de energia e sobrecargas, uma vez que é ele que coordena o carregamento das baterias (usado nos dois casos);
  • Estruturas de suporte e ancoragem: nada mais é do que os trilhos e demais peças que fixam os painéis no telhado ou, caso a estrutura seja montada no chão, são os suportes responsáveis por alocar os painéis na altura apropriada (usada nos dois casos).
  • Caixa de Junção: é responsável pela proteção dos módulos contra qualquer tipo de danos elétricos. Além disso, também é encarregado de proteger o acesso para possíveis desligamentos do sistema, uma vez que seja necessário algum conserto (usado nos dois casos);
  • Banco de baterias para armazenamento: é uma exclusividade do sistema off-grid. É responsável pelo armazenamento da energia coletada durante o dia, para ser usada no período noturno. Existem diversos tipos (usados somente no off-grid).

As vantagens em aderir a um sistema de produção de energia solar são inúmeras. Dentre elas, podemos destacar o fator renovável, uma vez que precisa somente do sol. É uma fonte gratuita de energia, mesmo tendo que investir em equipamento e instalação, o sol é disponível para todos. Finalmente, reduz o custo da conta de luz em 90%.

Porém, antes de propor aderir ao sistema de energia solar, é preciso uma auditoria para verificar quanto será o investimento, considerando que o tamanho da propriedade é um fator determinante ao se tratar de um projeto como esse.

Outra questão que requer atenção é procurar comprar equipamentos com uma empresa séria e responsável, já que esse tipo de produto envolve uma relação com a parte elétrica de uma casa ou empresa, por isso é importante pensar na qualidade e eficiência dos componentes.

Agora que você já entendeu tudo sobre os tipos de kit de energia solar e para que eles servem, sabendo inclusive que existe mais de um tipo de kit, já pode começar a pensar em estruturar o projeto, não é mesmo?

Achou interessante? Que tal continuar acompanhando nossos conteúdos e entender como a energia solar é uma opção economicamente viável. Continua com a gente!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket