smiley

Novidades em redes sociais

Alguns meses atrás saiu notícia de que o Facebook estaria em vias de lançar o botão de reação ‘não curti’ (dislike) para fazer par com o já tradicional botão de ‘curtir’ (like). Quando se modifica algo em um site que tem 1,6 bilhão de usuários, é óbvio que a coisa não é tão simples e a chiadeira foi grande, principalmente por parte de anunciantes, que detestariam ver seus conteúdos com muitos ‘não curti’ (dislikes), fazendo com que a rede se pronunciasse dizendo algo como ‘não é exatamente isto que vai acontecer’, e o assunto esfriou.

Nas últimas semanas foi revelado, entretanto, que a rede está de fato testando novas reações, alguns usuários de países como Chile, Filipinas, Portugal, Irlanda, Espanha, Japão e Colômbia estão podendo utilizar várias outras reações, que pelo que pude ver, parece ser uma forma simplificada das opções de sentimento que se pode utilizar ao fazer uma postagem.

Entre as novas reações: ‘amor’, ‘haha’, ‘yay’ (muio feliz), ‘wow’, ‘tristeza’ e ‘raiva’. (imagem: Facebook)

Enquanto o Facebook segue firme e forte, ele teve um aumento de faturamento superior a 50% no último trimestre, o Twitter vem navegando em mares turbulentos desde meados do ano passado, com troca de CEO, corte de pessoal, e tentativa de emplacas novos produtos dentro da rede, como o “Moments” que foi liberado mundialmente.

Decisões controversas, mal recebidas pelos usuários, como a adoção de um algoritmo de seleção de conteúdo para capa, nos moldes do Facebook, vem rondando com insistência a rede, mas sem ainda terem sido implantadas. Novidade boa mesmo só para os usuários VIPs, que agora não verão mais anúncios no timeline.

Como ser VIP? Não é algo muito claro. Até onde pude apurar, o Twitter roda análise do tempo que usuários ficam na plataforma, volume de postagens, e nível de engajamento. Mas quem sabe isto não seja um laboratório para um sistema de assinatura por micro-pagamentos?

apppeachg

Mas a novidade mais recente, foi a Peach, uma rede social pertencente ao Vine, que inicialmente só estava disponível em apps para iOS e em breve poderá ser utilizada via navegador. Mas se você for entrar por lá, atente-se ao fato de que ela está cheia de ‘fakes’ de celebridades 🙁

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket