telegram

O que fazer da próxima vez que o WhatsApp sair do ar…

E de repente, um juiz de São Bernardo do Campo, emite uma ordem judicial suspendendo o uso do WhatsApp por 48 horas. Ok, houve uma reversão, e no final o aplicativo ficou fora cerca de 12 horas. Este seria um guia para poder comunicar-se com seus amigos, durante o evento citado no início, mas fica o registro, para que você já esteja preparado, para o caso de algo do tipo voltar a acontecer.

Tem como utilizar o WhatsApp quando acontece este tipo de bloqueio?

Sim, através de VPNs, TunnelBear (Android e iOS) e Betternet Unlimited VPN (Android e iOS) são duas opções. Usando termos simples, a VPN (rede virtual particular), cria um ‘túnel’ entre seu aparelho e um servidor externo, que pode estar em qualquer lugar do mundo, e tudo que trafega neste túnel é protegido com criptografia, de forma que seu provedor não consegue identificar a natureza dos dados que você está usando, e o site que você acessa identificará sua origem como sendo do país em que o servidor externo está.

A conta gratuita do TunnelBear é limitada a 500mb/mês, será suficiente para usar o WhatsApp por dois dias, com folga, só não baixe muita mídia. O Betternet se vende como ilimitado, mesmo em sua versão gratuita, mas cá entre nós, eu eu prefiro o TunnelBear.

tunnel-bear

Claro, nem todo mundo quer utilizar uma VPN, pode-se então partir para utilização de outros aplicativos, como o Telegram ou o Signal.

Telegram

Telegram e Whats App compartilham uma história em comum. Se o Whats App foi comprado pelo Facebook, o Telegram foi criado por Pavel Durov, um dos donos da VK, a principal rede social russa, e é apelidado de “Mark Zuckerberg Russo”.

Com foco em segurança, o Telegram é bem simples de utilizar, na realidade parece muito com o Whats App, tanto na instalação quanto na utilização, e já está no mercado há pelo menos dois anos. Alguns dos grupos de que participo, migraram para lá assim que saiu a notícia ontem.

telegram

Em tese o Telegram seria também mais seguro que o Whats App, por manter tudo criptografado, mas há alguma controvérsia pelo fato de eles utilizarem um software de criptografia proprietário, o que torna mais difícil a validação da segurança.

O principal atrativo do Telegram é a possibilidade de criar mensagens autodestrutivas, que não são arquivadas nos servidores deles, apenas nos telefones, claro, isso não vai lhe proteger de quem faz ‘print’ da tela, mas se houver confiança entre as partes, é uma boa função.

O Telegram está disponível para iOS, Android e WindowsPhone, tem ainda versão Web e aplicativos nativos para Windows, Mac e Linux. O Olhar Digital publicou um guia de instalação.

Signal

signal

Se você preza MUITO por segurança, uma opção é o Signal, um app mais novo, que faz criptografia ponto a ponto (entre um usuário e outro), e que recebeu o aval de Edward Snowden – aquele que que denunciou o NSA (recomendo o documentário Citizen Four, que conta a história completa).

O Signal é completamente feito em cima de tecnologias de código livre, e é endossado inclusive pela Eletronic Frontier Foundation, uma das principais entidades de ativismo pela privacidade em meios eletrônicos, que fez, inclusive, um excelente guia de como instalar, e configurar e utilizar o app. Está disponível para iOS, Android e desktop (beta).

Bom proveito!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket