BLACK FRIDAY

Black Friday – como tudo começou

Por que não usar o dia que todo mundo ‘enforca’ para vender muito?

BLACK FRIDAY

Foi com esta pergunta que começou, nos EUA, a ‘Black Friday‘. Explico. É muito comum que os jovens daquele país saiam da casa dos pais para cursar universidade em outras cidades, ou até mesmo estados, o que termina por fazer com que muitas pessoas sigam carreiras longe de sua cidade de origem. E é o feriado móvel do Dia de Ação de Graças, que acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro, que muitos deles escolhem para visitar as famílias, e aproveitavam para ‘enforcar’ a sexta-feira.

É também nesta sexta-feira que várias cidades dos EUA fazem suas primeiras ‘paradas de Natal’, com carros alegóricos nas ruas, dando início ao período das compras de natal.

Existem várias origens para o termo ‘Black Friday’, mas o que me parece mais sensato é o que conta que a Polícia da Filadélfia chamava assim o dia, por conta do aumento brutal no tráfego de carros nas zonas comerciais, justamente com o pessoal que aproveitava o dia enforcado para fazer compras, que deixava o trânsito completamente travado.

Os comerciantes adoravam, claro, e não demorou muito tempo para eles começarem a potencializar sua capacidade de vendas no dia, com grandes promoções. Em meados da década de 1970, todos os EUA já utilizavam o termo ‘Black Friday’ para indicar a prática.

Com o passar dos anos, a ‘Black Friday’ tomou uma proporção tal, que no final dos anos 1990, os varejistas começaram a abrir as lojas à meia noite de sexta, com descontos espetaculares, e fila enormes em suas portas. A coisa tomou tal proporção, que no meio da década de 2000 surgiu a ‘Cyber Monday’, que acontece em varejistas online, na segunda-feira após a Black Friday, e visa atender clientes que não puderam ir às compras no feriado, e procuram por ofertas depois do final de semana, hoje, alguns varejistas já a transformaram em ‘Cyber Week’.

Não é à toa que estes eventos geram grande movimento, e bons negócios para os consumidores. Aqui mesmo, na iByte, estamos realizando neste mês de julho, uma grande promoção, a Liquibyte.

Visite o hotsite, ou venha nos fazer uma visita 😉

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket