Diferentes funcionalidades de um pen drive

Diferentes funcionalidades de um Pen Drive! Saiba como usar a seu favor!

Os pen drives, famosas unidades de armazenamento flash portáteis, já são velhos conhecidos. É raro quem não carregue um na bolsa ou na mochila com arquivos importantes. Mas, as diferentes funcionalidades de um pen drive vão muito além de somente armazenar a lista de músicas para ouvir no carro, portfólios digitais, arquivos para impressão e backups de fotos, vídeos e documentos.

É possível usufruir ainda mais a funcionalidade dessa tecnologia, uma vez que ela funciona, efetivamente, como um mini HD externo que, embora tenha um espaço mais restrito, pode fazer muito do que um HD faz e até mais, graças à taxa de transmissão de dados superior e portabilidade.

Confira agora algumas das diferentes funcionalidades de um Pen Drive!

1. Pen Drive para formatar seu PC

Ocasionalmente nossos sistemas operacionais se tornam lentos, sobrecarregados e inviáveis na medida em que muitas entradas inscritas nos registros não foram apagadas de forma correta, ou mesmo em casos emergenciais, como infecções por vírus que comprometam sua segurança e privacidade, erros críticos do sistema ou a necessidade de fazer alguma grande mudança no hardware.

Apesar dos sistemas operacionais atuais serem baixáveis pela internet, há situações excepcionais em que a única forma é forçar a inicialização e, convenhamos, a grande maioria dos computadores, especialmente notebooks, já não possuem mais drives de CD. Retirá-los traz uma melhora no desempenho e design dos notebooks, além dos pen drives terem várias vezes o tamanho de um disco e serem regraváveis.

Para formatar seu PC através do Pen Drive basta instalar um aplicativo que inscreva os arquivos dos sistemas operacionais de forma a serem lidos pelo aparelho e inicializar seu computador por meio do boot primário no pen drive.

Ou seja, mudar as configurações de BIOS de seu aparelho para que, ao invés de iniciar o sistema operacional gravado em seu HD, acessar os arquivos do pen drive ao ser ligado, assim o arquivo contendo o novo sistema operacional será inicializado e aí é só seguir os procedimentos para ter seu sistema renovado.

2. Pen Drive como memória RAM: aumente a velocidade de seu PC!

Alguns PCs podem acabar tendo problemas de armazenamento de memória RAM, responsável por deixar pré-selecionados os arquivos que mantém os programas abertos atualmente em seu sistema.

Ao conectar o Pen Drive, você pode baixar algum aplicativo de boost de RAM ou simplesmente aceitar a recomendação do sistema, caso use Windows 10, e aproveitar o espaço ocioso de seu pen drive para armazenamento temporário de arquivos. Uma ótima opção para momentos de fluxo de arquivos ou games muito pesados. A wikihow explica com detalhes como realizar esse procedimento!

3. Pen Drive como cartão de memória de celular: aumente o espaço do seu Smartphone!

A versatilidade da tecnologia de armazenamento em flash é realmente incrível. Essa modalidade já é muito popular por ser usada em celular do tipo Android e em câmeras em geral. Nos formatos de microcards, que podem ser adaptados ao computador – os famosos cartões SD – a tecnologia é basicamente a mesma, o que muda são as taxas de transferência, tamanho e versatilidade.

pendrive para android

A questão é que os cartões micro inseridos no celular, ainda que cada vez mais generosos no espaço, acabam não sendo suficientes. Uma variedade de novos pen drives são fabricados portando, além da saída USB clássica, uma saída universal do cabo para celulares android, tornando possível mover e armazenar dados no pen drive, liberando espaço de seu celular sem precisar fazer todo o procedimento de encontrar um pc, conectar o celular, fazer a autenticação, baixar um aplicativo oficial da empresa que produziu o celular para gerenciar os dados.

4. Módulo de Segurança

Muitas vezes, PCs que ficam disponíveis ao público ou compartilhados por usuários no trabalho, por exemplo, se tornam alvos fáceis de usuários mal intencionados, vírus ou roubos de dados. Ainda que se use senha no perfil de usuário, há chances de burlarem ou até capturarem sua senha através de programas maliciosos.

Defender um perfil de uso de maneira efetiva requer um módulo extra de proteção, uma forma de autenticação possível apenas ao proprietário daquele perfil.

Com alguns aplicativos para computador, você poderá criptografar uma chave de acesso em seu pen drive e travar total ou parcialmente um aparelho de modo que ele irá funcionar apenas quando você conectar a chave física de acesso inscrita em seu pen drive.

o removê-lo do USB, novamente o computador perde a autenticação e é bloqueado. Ideal para diversas situações! Também é possível usá-lo apenas como módulo para bloquear alguns arquivos específicos.

 

A tecnologia de armazenamento Flash é bastante sofisticada, rápida e versátil. Algumas de suas finalidades está ganhando popularidade somente agora. Para nossa sorte, o advento do pen drive é uma dessas tecnologias que rapidamente foi assimilada em todos os meios e incentivou variadas mudanças no design e na forma como interagimos com a transferência e armazenamento de dados.

Ter um pen drive hoje é um artigo de primeira necessidade, para guardarmos nossos arquivos de backup, documentos para impressão, entre outros. É como se misturasse portfólio com álbum de memórias, iPod e agenda.

Sabendo dessas funções extras e muito práticas, certamente você percebeu a funcionalidade de ter um pen drive ou de atualizar aquele que você carrega e já está ficando obsoleto.

Na ibyte você encontra uma série de pen drives de diversas marcas, tamanhos de armazenamento, designs e finalidades, acesse agora e escolha o seu!

Para curtir mais postagens sobre computação, games, dicas e novidades, acompanhe nosso blog!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket