zenbo

Zenbo, o robô ‘mordomo’ da Asus

Não sei se você assistiu aos Jetsons, um desenho animado da Hanna Barbera, que mostrava um futuro em que veículos voadores transformavam-se em valises, todos se moviam por esteiras, e tudo em casa era gerenciado por Rose, uma funcionária cibernética, que tomava conta de tudo.

Casa automatizadas já são uma realidade já há algum tempo, para poucos por conta do preço, é verdade, mas empresas especializadas são capazes de automatizar, ou centralizar o controle de várias funcionalidades em um tablet, como a ativação de condicionadores de ar, controle de janelas, cortinas e iluminação, e até mesmo som ambiente integrado a uma central de mídia.

No exterior A Amazon oferece o Echo, e o Google oferece o Home, gadgets para uso residencial que são capazes de entender ordens faladas, dar respostas, e controlar equipamentos automatizados, e no caso do Echo, fazer compras na loja online, mas a Asus foi um passo adiante (em direção à Rose).

O Zenbo é basicamente um robô mordomo, dotado de inteligência artificial (rústica, mas ainda assim inteligente). Para começar o pequeno robô pode mover-se dentro de casa, o que é por si uma vantagem, já que ele pode ir até você receber uma ordem, e o mais importante, quando você estiver fora de casa, ele pode ser controlado remotamente, o que lhe permite ver o que está havendo em casa.

Outras vantagens do pequeno robô é que ele pode até mesmo entreter crianças, cantando, dançando, contando histórias e até mesmo jogando com elas, e ainda funciona como um assistente pessoal, para que os mais esquecidos se lembrem de seus compromissos, ou até mesmo de tomar remédio.

O preço que está sendo praticado pela Asus no exterior é de US$599 ainda não há previsão da chegada do gadget ao Brasil.

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket