Infraestrutura de TI: readapte seu trabalho sem perder a produtividade

O tema do post de hoje está relacionado com uma dificuldade que vários profissionais de TI precisaram encarar desde o mês de março de 2020: a readequação do ambiente de trabalho. Esse desafio fez com que muitos empreendedores repensassem a sua forma de trabalho e sua infraestrutura de TI, que teve que ser adaptada para o home office.

Com o objetivo de te auxiliar a lidar com a atual realidade, nós da ibyte desenvolvemos um conteúdo completo com tudo o que você precisa para continuar a realização das suas tarefas em casa sem perder a prioridade. Mas, antes disso, confira brevemente como é uma infraestrutura de TI.

Como é feita uma infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI de uma empresa precisa de 5 equipamentos essenciais para a realização das suas demandas, como os computadores ou notebooks, hardware, roteadores e repetidores de sinal e impressoras. Combinando-os com o software, todos os colaboradores são capazes de ter todo o aparato necessário para sua produtividade.

Se você está no processo de montar a sua infraestrutura e ainda não sabe por onde começar, leia os próximos tópicos e confira uma lista com 5 equipamentos essenciais para a sua empresa se desenvolver plenamente.

1 – Computadores

Em uma empresa de TI, vários dados e informações são executados todos os dias, por isso, é essencial contar com equipamentos capazes de armazenar e distribuir tudo isso de forma otimizada. Porém, antes de adquirir um computador para realizar essas tarefas no seu negócio, é necessário levar um aspecto em consideração para não ter prejuízos.

Esse ponto refere-se ao processador do PC, pois se a sua empresa geralmente trabalha com arquivos leves, como produções textuais e planilhas, vale a pena contar com computadores Intel 3 (i3), mas se no seu escopo de trabalho existe o manuseio de programas pesados, é mais indicado o Intel 5 ou 7 (i5 ou i7).

2 – Notebooks

O trabalho remoto, ou seja, aquele que não necessita de um espaço fixo para a realização das tarefas, é cada vez mais comum hoje em dia, principalmente no cenário atual da sociedade. Por isso, muitos empresários começaram a trocar os computadores pesados pelos notebooks leves e compactos.

Hoje em dia é possível encontrar esses aparelhos com a mesma qualidade e velocidade de um PC, que oferecem tudo o que o indivíduo precisa para realizar suas demandas. Seja para trabalhar durante longas horas ou para aprimorar seus conhecimentos, esse produto é uma excelente opção.

3 – Hardware: placa de vídeo, memória, entre outros

Se você trabalha em casa com o seu computador ou notebook e sente necessidade de um equipamento novo para realizar tarefas que geralmente demoram muito tempo, saiba que existe uma solução prática para otimizar o seu aparelho sem realizar grandes investimentos: trocar o hardware.

O hardware consiste em toda parte física de um equipamento, ou seja, as placas de vídeo, memória, gabinete, entre muitos outros. Com a grande variedade de itens no mercado, você tem mais oportunidades de identificar as melhores opções para o seu negócio e assim melhorar sua produtividade.

4 – Wi-Fi e roteador

Atualmente ter um bom sinal de Wi-Fi em casa se tornou uma necessidade básica, afinal, é por meio dele que os profissionais de TI conseguem realizar a maioria do seu trabalho. No entanto, tão importante quanto ter uma boa operadora de internet, ter um roteador de qualidade é primordial para espalhar o sinal em toda a residência.

Com um roteador funcional você ainda consegue alcançar até 2 vezes mais a capacidade de atravessar a parede do que os itens comuns, oferecendo um melhor desempenho para todas as pessoas do ambiente. Caso o seu espaço seja muito grande, vale contar com um repetidor de sinal para implantá-lo no cômodo que o sinal chega com mais dificuldade.

5 – Impressora

Dependendo do nicho do seu negócio, a impressora é um equipamento que auxilia em vários processos, como por exemplo no ramo do marketing, no qual o gestor precisa organizar tanto os planejamentos de produção quanto os relatórios de forma prática para que o cliente entenda perfeitamente o seu andamento.

Porém, para isso é primordial contar com um aparelho moderno e veloz, que além de realizar impressões com imagens de qualidade, ainda otimize o tempo da equipe. Hoje em dia é possível encontrar impressoras em design prático e compacto, oferecendo muito mais facilidade no manuseio.

Como adaptar a empresa de TI no home office?

O cenário atual pegou muitas empresas de surpresa. Isso porque aquelas que ainda não conheciam o trabalho híbrido, tiveram que se adaptar, já outras que não têm essa possibilidade como opção, precisaram fechar as portas. Por isso, precisam redefinir o seu método de trabalho e até mesmo decisões mais difíceis como trocar de ramo de negócio.

Se você está passando por esse momento e tem dificuldades de adaptar o seu negócio no home office, fique tranquilo, pois neste tópico trouxemos algumas dicas que poderão te ajudar a enfrentar o desafio! Veja os próximos tópicos e confira o que muitos profissionais de TI já fizeram e que deu certo:

1 – Alinhamento com a equipe de TI

A adequação com o home office é um processo essencial para as empresas sobreviverem, no entanto, isso deve ser feito de forma alinhada com a sua equipe para garantir que todos os colaboradores tenham o aparato necessário para trabalhar. Uma dica para evitar a compra de aparelhos novos é aproveitar a solução de alugar equipamentos.

2 – Padronização de ferramentas

A padronização nunca se tornou tão necessária hoje em dia. Isso porque com cada colaborador trabalhando em um espaço diferente, centralizar todo o fluxo em uma única ou mais ferramentas é essencial para o gestor acompanhar o andamento dos projetos. Por isso, defina aquelas que mais se adequam com a sua necessidade e mãos à obra.

3 – Criação de novos planos

O primeiro passo já foi dado: todos os funcionários se realocaram e agora todos têm ferramentas em comum para trabalhar. Agora é a hora de criar novos planos para a equipe continuar realizando suas demandas sem perder a produtividade. No entanto, não acelere, saiba que o momento não é parar, e sim diminuir a frequência.

Profissional de TI: conte com a ibyte

A ibyte Empresas é um dos canais da ibyte que preza pelo aparato do pequeno, médio e grande empreendedor. Independentemente do seu segmento de atuação, nós temos uma equipe especializada para te auxiliar com os melhores produtos e demais soluções para você crescer cada vez mais.

Se você precisa de ajuda e ainda não sabe por onde começar, entre em contato conosco pelos nossos principais canais de comunicação e tire todas as suas dúvidas, desde como funciona o nosso trabalho até orçamentos e facilidades que o seu negócio poderá aproveitar!

Agora, queremos te convidar a continuar nos acompanhando aqui no blog Descomplik e conferir toda semana um conteúdo novo relacionado a otimização de empresas e dicas de como melhorar o seu trabalho e de seus colaboradores. Até o próximo post!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket