Facebook Gaming: 6 Dicas para sua Transmissão

Facebook Gaming: 6 Dicas para sua Transmissão

No universo gamer, e até mesmo fora dele, é notável que as lives de jogos – e a própria profissão de gamer – vem ganhando cada vez mais força. Durante a pandemia, ocorreu um período crucial para o crescimento acelerado do cenário, onde milhares de pessoas se encontram conectadas simultaneamente.

A aproximação de pessoas e o compartilhamento de experiências online que a internet proporciona, tem reforçado cada vez mais que o streaming é o futuro dos audiovisuais. Se você deseja transformar o streaming em uma carreira, continue com a gente!

O que preciso para fazer live de jogos?

Para transmitir lives de jogos, além de saber montar um PC gamer, você vai precisar contar com uma internet banda larga potente, bons fones de ouvido, um bom microfone, e uma webcam de qualidade. Você até pode stremar somente com a sua tela, e sem mostrar o rosto. Mas para engajar seu conteúdo, o ideal é que além da sua tela, os telespectadores consigam acompanhar as suas reações na câmera!

O Facebook Gaming é um dos gigantes das streams, umas das opções de maior alcance dentre as disponíveis. A plataforma foi lançada no Brasil em 2018, conquistando profissionais e entusiastas do mundo inteiro. Nela as pessoas podem compartilhar transmissões de jogos e demonstrar suas habilidades nos games.

Acredite: é um verdadeiro sucesso mundo afora. Afinal, é um local em que os objetivos são parecidos, assim como o amor pelos jogos. Tendo isso em mente, para saber tudo que você precisa para começar a promover lives e se aprimorar como um streamer usando essa plataforma, continue a leitura e confira:

1. Crie uma página no Facebook

Antes de mais nada, caso não tenha uma, você precisa criar uma página no Facebook. E nesse ponto, uma questão importante até mesmo para quem já possui uma, é definir a categoria da sua página como “criador de vídeo de jogos”. Quanto mais atrativa ela for, mais fácil será converter as pessoas que vão assistir a sua live em seguidores do canal!

2. Conheça as ferramentas Facebook Gaming

Dentro do estúdio de criação da plataforma, você deve explorar as ferramentas e preencher todos os campos. Há muitas opções que podem trazer benefícios e acelerar o crescimento da sua página. Dentre elas há um espaço para criação de metas e objetivos, e a criação de enquetes para interagir com o público e gerar engajamento.

Nesse caso, você pode criar enquetes com perguntas, como: “com qual personagem vocês querem que eu jogue amanhã?”. Assim, seu público interage e tem uma prévia da próxima stream.

Mas como ter meu trabalho monetizado? A gente te explica no próximo tópico!

3. Entenda o Programa Level Up

Cada plataforma de streaming possui suas regras e seus meios específicos de proporcionar a monetização aos streamers. No caso do Facebook Gaming, ao entrar no estúdio de criação, logo no início você vai encontrar um texto falando sobre como se tornar um criador de conteúdo Level Up.

Ele é um programa de monetização para os streamers em que, após bater algumas metas estipuladas, existe a liberação para começar a monetizar as suas lives no Facebook. Isso ocorre através de estrelas, que são como a moeda virtual da plataforma, fornecimento de recursos, prévias de novos produtos entre outros.

4. Requisitos para participar do Programa Level Up

Para que você seja classificado como qualificado para o programa e possa participar, é necessário preencher alguns requisitos que estão disponíveis na própria página do Facebook. Entre as principais estão:

  • Abrir uma página de criador de conteúdo de jogos, ou editar a sua já existente nessa categoria;
  • Transmitir conteúdo de streaming de jogos por no mínimo 4 horas dentro de um período de 14 dias;
  • Contar com pelo menos 100 seguidores nas páginas.

Se atente a estes pontos. É muito importante verificar todas elas para não correr o risco de ter a sua live prejudicada ou encerrada por conta de algo que você não prestou atenção ao ler os requisitos!

5. Teste a sua transmissão

Dentro da plataforma existe um botão nomeado “configurar stream ao vivo” que permite fazer um teste antes da primeira live. Caso você conte com o auxílio de um studio online para transmissão, nesse momento você vai gerar a chave da sala – o link da live –, e acrescentar no campo do aplicativo que é designado para isso.

Mulher comemorando uma conquista em seu jogo online

6. Configurações de tela e últimos ajustes

Hora dos últimos ajustes: configuração das dimensões da tela, FPS e outros detalhes. O próprio Facebook tem uma página onde ele mostra as configurações da sua live.

Falando no FPS – Frames Por Segundo –, existem recomendações da plataforma que indicam a melhor alternativa conforme o tipo de jogo que será jogado. Como jogos com muito texto, de cartas, ou games de ação em primeira pessoa.

Com a página criada, personalizada e as configurações ajustadas, abra a aba do facebook gaming, e clique em “iniciar streaming”. E basicamente é isso que você precisa fazer para dar início a uma live!

Seguindo essas dicas e conferindo todas as informações que a própria plataforma do Facebook Gaming traz no estúdio de criação, você conseguirá criar a sua página em dificuldades, e dar início a sua jornada com o streaming de jogos! Confira a nossa lista com as melhores opções de plataformas para streaming de jogos, montada para te ajudar na sua carreira de streamer.

Curtiu o conteúdo? Para mais dicas e informações tech continue acompanhando as postagens do blog, e compartilhe esse guia com seus amigos que desejam começar a fazer lives no Facebook, mas não sabem por onde começar!

Setup gamer completo? Saiba o que é necessário e monte o seu

Setup gamer completo? Saiba o que é necessário e monte o seu

Setup gamer completo: monte sem complicação!

Nada mais empolgante do que sair do zero é iniciar algo que vai agregar no seu dia a dia, não é mesmo? Depois de deixar o seu PC gamer turbinado, chegou a hora de transformar um setup inteirinho, aquele quarto que vai fazer a diferença durante as jogatinas e melhorar o seu desempenho nas partidas.

Quer saber como montar um setup gamer completo e sem complicação? Então, acompanhe a leitura porque a Descomplick – blog da iByte – preparou um checklist com tudo que não pode faltar no seu quarto gamer. Acredite, os produtos adequados valem o investimento em suas horas de imersão no universo dos jogos. Confira!

Afinal, o que é preciso para montar um setup gamer?

Antes de mais nada, é preciso um planejamento financeiro para montar o seu setup, certo? Afinal, não é novidade para ninguém que os equipamentos do segmento costumam ter um valor mais alto em relação aos convencionais. Então, determine um orçamento contabilizando cadeira, mesa, PC, monitor, periféricos, entre outros.

Nesta etapa, a pesquisa de valor é fundamental, pois os preços podem variar bastante de loja para loja. Vale ressaltar que um setup gamer bem estruturado exige materiais de qualidade. Então, confira os principais itens que vale a pena investir para o seu cenário de jogos!

PC gamer: o equipamento principal para uma boa partida

Se você é uma daquelas pessoas que perdem a noção do tempo jogando, deve saber que um bom PC gamer é fundamental para rodar os jogos. As máquinas voltadas para jogos são diferentes das convencionais, justamente para atender as essas necessidades.

No mercado, existem diversas opções de máquinas gamers prontas, isso reduz o tempo de pesquisa e as chances de complicações, afinal, ele já estará prontinho para uso imediato. Por outro lado, você pode montar um PC gamer do zero comprando cada peça separadamente, mas, isso exige dedicação a longo prazo.

Computador Gamer de mesa com luzes coloridas ao fundo

Por mais que montar um PC gamer comprando as peças separadamente não é uma tarefa fácil, essa pode ser a opção mais barata. Para a montagem de um computador gamer, você precisa de cinco principais componentes, sendo:

  • Processador;
  • Placa mãe;
  • Memória RAM;
  • Placa de vídeo;
  • HD e SSD.

Se você acha que vale a pena montar um PC gamer e está afim de por a mão na massa – veja com a gente como montar um PC gamer do zero! – com dicas e informações que vão te ajudar a construir uma máquina de respeito.

Periféricos: os acessórios que promovem um bom desempenho

Os periféricos gamers, além de auxiliar no desempenho dos jogos, podem aprimorar suas técnicas, garantindo vantagem sobre seus adversários – um sonho que todo jogador quer atingir. Mas, não é só isso, viu?

Os periféricos são itens indispensáveis no setup gamer, ainda mais quando os modelos RGB entram na brincadeira para complementar o cenário.Então, vale a pena o investimento quando a ideia é montar um setup gamer!

Periféricos gamers sobre uma mesa: teclado, mouse, headset e controle

  • Teclado gamer

No mercado, existem diversas opções de teclado que contam com botões extras para auxiliar durante as partidas sem maiores esforços. Entre as dos tipos de teclado, o modelo membrana é o mais simples, indicado para gamers eventuais. O teclado gamer mecânico garante mais precisão e leitura dos comandos, ideal para quem fica longas horas na em frente à tela.

  • Mouse e mouse pad

O mouse não poderia ficar de fora dos principais itens de um setup gamer de qualidade. Leve e confortável, o mouse gamer vem com botões programáveis que simplificam o acesso de algumas funções dos jogos. Além disso, eles garantem ao jogador movimentos mais rápidos e precisos.

Já o mouse pad proporciona maior facilidade no deslize do mouse e controle dos movimentos, um periférico indispensável que influencia no desempenho dos jogadores. No mercado, existem modelos de pano e outros com material flexível que são mais rígidos, disponíveis em diferentes cores e estampas.

Mobília gamer: mergulhe em um ambiente de conforto e personalidade

Se você está disposto a montar um setup gamer, nada melhor do que investir em itens que vão fazer a diferença durante as jogatinas. Um setup completo, além do obrigatório PC gamer, você precisa compor no cômodo mobílias de qualidade. Confira abaixo as principais mobílias para você se divertir jogando!

  • Cadeira gamer

O ambiente gamer deve ser, acima de tudo, seguro e super confortável. Afinal de contas, passar longas horas na frente do computador requer uma local de apoio macio para o corpo. Sua coluna deve ser prioridade!

No mercado, existem diversos modelos de cadeira gamer com uma série de acessórios ergonômicos como: assento reclinável, braços e altura ajustáveis, encosto para cabeça e almofadas lombares, tudo planejado para proteger a sua coluna.

Outro ponto importantíssimo diz respeito ao design desses materiais, que precisam estar de acordo com a decoração e vibe do local. Existem cadeiras gamers customizadas, que são um pouquinho mais caras em comparação às opções convencionais, mas deixam o ambiente incrível!

  • Mesa gamer

A mesa também entra no cenário, afinal, ela será o altar do seu setup gamer! Ela precisa ser resistente para sustentar o peso de todos os equipamentos, certo? Existem mesas feitas especialmente para colocar o seu PC.

Uma dica é apostar no modelo de mesa estilos industriais, ela costuma ser fácil de combinar com os eletrônicos, principalmente as cores mais escuras. Porém, isso vai depender da sua preferência, claro!

  • Headset

Para aproveitar o melhor de tudo que o game proporciona, o headset vale o investimento! Além de garantir melhor percepção no jogo, ele facilita a experiência em equipe – in game. Conforto é a palavra de ordem de um setup gamer, então, aposte em um headset confortável e ergonômicos. Além disso, garanta um modelo com bom autofalante e microfone.

Iluminação Gamer: as luzes oferecem emoção às partidas

Se você quer trazer detalhes que fazem a diferença no seu setup gamer e ainda melhora a visibilidade da sua tela, invista na iluminação e deixe o ambiente no clima gamer. Aposte no conhecido modelo RGB, o clássico LED para proporcionar o toque final no seu setup.

Iluminação Gamer RGB com tonalidades roxas

E aí, preparado para montar o seu setup gamer? Você ainda pode complementar o seu setup com artigos de decoração com a temática e deixar o ambiente a sua cara. Inclusive, que tal deixar o quarto mais aconchegante e funcional adicionando almofadas? É um boa pedido para um quarto gamer.

Bom, esse foi o post de hoje e esperamos que você tenha gostado. Agora, é hora de investir em um set-up completíssimo e mergulhar no mundo dos jogos.

Até o próximo post!

O que é Twitch? Descubra essa plataforma de lives e fature!

O que é Twitch? Descubra essa plataforma de lives e fature!

Se você tem acesso a internet e gosta de jogar online, com certeza já ouviu falar da Twitch. Essa plataforma de streaming ao vivo cresce a cada dia e é terreno fértil para quem deseja ganhar dinheiro fazendo aquilo que realmente gosta. Se esse é o seu objetivo, continue lendo para saber como fazer!

Pensando em ajudar aqueles que nunca acessaram a plataforma, a iByte preparou um guia completo com tudo que você precisa saber a respeito da Twitch. Quem já está por dentro de como as coisas funcionam também podem aproveitar nossas dicas exclusivas para dar aquele up no canal.

Tudo pronto para desbravar essa área da internet que só tende a crescer? Então vamos lá!

Quem criou a Twitch?

A ideia da Twitch começou bem antes do que algumas pessoas imaginam. Tudo começou em 2005 com uma plataforma de conteúdo ao vivo chamada Justin.tv, que levava o nome de seu criador. Como a startup não foi pra frente, em 2011 Justin Kan criou a Twitch e focou mais na transmissão de jogos online.

A ideia anterior era criar um espaço para que as pessoas falassem de suas vidas e interagissem uns com outros. Mas Justin e alguns amigos viram no mercado de games a oportunidade que estavam procurando. A gigante Amazon percebeu esse crescimento em 2014 e não hesitou em comprar a plataforma que compete diretamente com o Youtube.

Pessoa segurando um celular com o aplicativo da Twitch aberto

Um ponto interessante da Twitch é que não são apenas aqueles que possuem um PC gamer bem montado que podem entrar na plataforma para transmitir suas jogatinas. Até mesmo pelo celular é possível realizar uma transmissão. A ascensão do mercado de games promete cada vez mais nos próximos anos e nós explicamos o motivo!

Como assistir ou fazer lives na Twitch?

Saiba que para assistir uma live na Twitch não tem burocracia nenhuma. Basta entrar no site para receber opções de conteúdos sem nem realizar um pré-cadastro. Quem deseja seguir um criador de conteúdo ou começar seu próprio canal deve seguir alguns procedimentos de cadastro, que também são bem simples e intuitivos.

O crescimento dessa plataforma acontece de forma interessante. As pessoas começam a jogar e buscam por conteúdo sobre o game para se desenvolverem ou mesmo se divertirem. Os criadores de conteúdo ganham mais visibilidade e fazem com que mais pessoas comecem a jogar. Esse ciclo também vale para outras áreas como música, informação e até mesmo produções de itens.

Mesmo com um foco no universo gamer, a Twitch atualmente oferece conteúdos para todas as idades e gostos. Veja um grande chef preparando receitas ao vivo e interaja com ele pelo chat da live ou descubra como os marceneiros transformam tábuas de madeiras em móveis. Maquiagem, fisiculturismo, notícias. Encontre tudo isso por lá!

Como ganhar dinheiro na Twitch?

Descobrir como ganhar dinheiro na Twitch é uma pergunta que muitas pessoas têm feito, e não é para menos. A plataforma já chegou a ter 2,9 milhões de espectadores simultâneos e mais de 2 bilhões de horas de conteúdo visto em um único mês. Por isso mesmo, as formas de lucrar com conteúdo online são realmente interessantes, veja quais são:

  • Doações de espectadores;
  • Anúncios da própria Twitch;
  • Ganho recorrente com subs (assinantes do seu canal);
  • Patrocínio de empresas.

Essa última é sem dúvida uma das formas mais sonhadas de ganhar dinheiro na Twitch, isso porque gigantes no universo gamer – como a Overwatch League – possuem contratos para eventos exclusivos na plataforma. O patrocínio para jogadores que se destacam em jogos para xbox, PlayStation e computador é mais do que certo!

Como ganhar seguidores na Twitch? Veja 3 dicas

As vantagens que a Twitch oferece – tais como público extenso e facilidade para produzir conteúdo ao vivo – trazem uma quantidade cada vez maior de novos criadores para o local. A pergunta que fica é: como se diferenciar nessa multidão e crescer dentro da plataforma? Veja as dicas que preparamos para te ajudar a sair do básico:

Saiba utilizar os recursos disponíveis

A própria Twitch faz questão de ajudar seus criadores de conteúdo a ganharem visibilidade, assim ela também aumenta seu contingente. Utilize o site Twitch Strike para visualizar desde os games que valem a pena jogar em suas lives quanto os que não são tão interessantes no momento. Essa ferramenta também diz qual o melhor horário para realizar suas transmissões.

Profissionais Gamers realizando transmissões na Twitch em uma sala colorida e multifuncional

Outra dica simples, mas que faz toda a diferença, é utilizar sua rede de amigos e colegas para gerar engajamento inicial. Essa é a fase mais difícil do processo e você deve contar com toda a ajuda possível para sair dela. Poste em suas redes sociais como Instagram e Twitter avisando sobre a live e também quando ela iniciar. Não esqueça os grupos no Discord, Hein!

Seja organizado

Pense em qual o melhor horário para transmitir seu conteúdo e também qual o foco dele. O público com idade menor que 18 é extremamente grande na plataforma e gera muito engajamento. Já o pessoal +18 possui uma independência financeira que sem dúvida é perfeita para quem deseja ver os subs crescendo rapidamente.

Defina também um horário para começar e encerrar suas lives. Dessa forma, sua base de espectadores já vai saber quando entrar no canal para assistir aos conteúdos. Lembrando que esse horário também deve ser bem divulgado nas redes.

Tenha um diferencial atraente

Viu que o conteúdo que você quer transmitir já tem muitos criadores explorando? Calma, não é preciso abandoná-lo para fazer algo que você não gosta só pelo público. Pense em um diferencial que vai te ajudar a ganhar visibilidade. Se for zerar um jogo inteiro de uma vez por exemplo, deixe isso bem claro e realmente cumpra suas promessas.

A Twitch é um terreno fértil para quem deseja ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta. Para isso, é preciso comprometimento e transparência com seu público. Existem pessoas que estão interessadas naquilo que você produz, basta apenas encontrá-las na plataforma.

Mesmo alguns jogos mais leves para computador podem ser a chance que você busca para produzir conteúdo em sua máquina que não é lá a mais rápida, mas também não te deixa na mão. Acesse o post que preparamos com opções de games leves e já comece sua jornada na Twitch.

Gostou do post? Pois saiba que no Descomplik – o blog da iByte – estamos sempre trazendo informações e dicas para os fãs do universo gamer. Continue nos acompanhando e eleve seu nível nas partidas.

Até a próxima e bom jogo!

Streaming de Jogos: qual a melhor plataforma para gamer?

Streaming de Jogos: qual a melhor plataforma para gamer?

O streaming é uma tecnologia que viabiliza a transmissão de áudio e vídeo por meios dos mais diferentes dispositivos, com a vantagem de não utilizar armazenamento das máquinas e dispensar downloads intermináveis. Além do mais, promovem o alcance rápido de conteúdos que podem ser consumidos na internet.

Com os jovens cada vez mais inseridos no universo das transmissões de games online, e engajados em compartilhar experiências online, podemos afirmar que o streaming é o futuro do consumo de audiovisuais.

Com o crescimento exponencial do cenário e o aumento da concorrência, a disputa para disponibilizar uma plataforma com os melhores benefícios e formas de monetização só aumenta. E nessa disputa, quem se beneficia é você. Ficou interessado? Continue a leitura e fique por dentro de todas as informações.

Melhores plataformas para streamar seu game

A pandemia ocasionou um período onde muitos telespectadores estavam conectados simultaneamente, e com isso, a profissão de streamer – que já estava ficando em evidência nos últimos anos – ganhou ainda mais destaque. Muito mais do que saber montar um PC gamer especial, é necessário entender as plataformas em que um profissional da área pode investir.

Pessoa segurando um celular na mão jogando

Existem muitos pontos para levar em consideração na hora de escolher a melhor plataforma de streaming. E pensando nisso, a ibyte selecionou e trouxe nesse post as melhores plataformas para streaming de jogos do momento para te ajudar nessa missão. Confira essa lista e os benefícios que cada uma das opções oferece:

1. Twitch

Quando falamos em streaming o primeiro nome que vem à cabeça é a Twitch. Uma plataforma de streaming da Amazon, que conquistou muita autoridade e hoje é a mais popular e bem consolidada dentre as opções, o que também é resultado de uma interface muito funcional e simples de ser usada.

Atualmente, seu público ultrapassa 15 milhões de usuários diários. A plataforma ganhou todo esse destaque graças aos streamings de jogos, que pode ser usada de forma gratuita. Sem contar na facilidade de poder ser acessada através dos mais variados dispositivos, sejam computadores, celulares, tablets, smart tv ou videogames.

Além disso, outro ponto positivo para quem trabalha com a Twitch é que a plataforma tem seu foco em métodos que permitem que os streamers ganhem uma renda extra através de assinaturas, patrocínios, anúncios ou doações dos telespectadores.

Se por um lado as vantagens de utilizar a Twitch estão em seu número de espectadores e maior visibilidade, consequentemente sua desvantagem recai sobre a concorrência, que também é maior.

2. Youtube Gaming

Outra grande alternativa nos quesitos de funcionalidade e reconhecimento, é o Youtube Gaming, um forte concorrente da Twitch. Sua interface segue os mesmos padrões do Youtube tradicional, facilitando o entendimento e o uso por parte do público e garantindo a qualidade de transmissão que o usuário já está familiarizado.

Nessa plataforma os vídeos são monetizados conforme os mesmos procedimentos de canais do youtube, onde os usuários podem se inscrever no canal, e os vídeos possuem anúncios pagos.

Sendo assim, suas maiores vantagens são: a usabilidade, o grande tráfego de usuários e a plataforma que já vem bem desenvolvida e amadurecida. E as desvantagens estão na falta de liberdade para customização – um ponto normalmente reforçado nas demais plataformas –, as regras de monetização, e certa insatisfação por parte dos telespectadores em função dos algoritmos do Youtube.

3. Facebook Gaming

Seguindo a linha de potências de renome que entraram para as plataformas de streaming, temos o Facebook Gaming. Uma plataforma com uma comunidade tão grande, fica fácil imaginar quais são as suas vantagens. Assim como no caso do Youtube, o Facebook sai na frente com a carta na manga que é já possuir esse ambiente online de muito reconhecimento.

Outro ponto de destaque é que isso não fez com que os desenvolvedores se acomodassem. A plataforma investe de forma massiva na qualidade do conteúdo de jogos e nas ferramentas de monetização. Uma atualização chamada Level Up fornece suporte personalizado aos membros e a possibilidade de transmissão de imagem em 1080p a 60FPS.

Com isso, as suas principais vantagens são: a qualidade elevada de streaming, as oportunidades de customização, e a comunidade de amigos a seu favor. Enquanto os contras se resumem na menor visibilidade por se tratar de uma plataforma em crescimento.

4. Mixer

Desenvolvida pela Microsoft, a plataforma Mixer também se posiciona entre as melhores opções para streaming de jogos. Ganhando destaque pelo seu índice de delay muito baixo.

Essa plataforma costuma disponibilizar jogos exclusivos que são desenvolvidos pela própria comunidade, e por isso não costumam ser encontrados nas outras plataformas.

Sua forma de monetização é diferenciada e inclui inscrições pagas, parceria com o mixer, customização de embers, e utilização delas e de sparks como moedas na plataforma. Assim, no que diz respeito aos seus prós temos: o delay baixo –menos 1s–, e a baixa concorrência.

Nos contras possuímos o número mais baixo de espectadores, e o fato de ser preciso realizar configurações extras para codificar o stream.

5. Afreeca TV

A Afreeca é uma plataforma de streaming coreana com funções de transmissão e visualização, bate papo online, listagem de canais, funções bem organizadas e de fácil localização. Seu maior atrativo são as filmagens e vídeos profissionais feitos que são disponibilizados em uma proposta parecida com a do Youtube.

Essa é uma alternativa popular entre streamers, que oferece resultados surpreendentes por meio dos conteúdos audiovisuais compartilhados. Nela você consegue localizar com facilidade as funções e ferramentas, marcar vídeos como favoritos, e encontrar streamers famosos.

Essa foi a nossa seleção com as plataformas mais vantajosas de streaming para jogos. Aproveite e confira nosso post sobre Como se Tornar um Gamer Profissional! Você vai adorar ficar por dentro deste assunto, ainda mais se a vontade é embarcar nessa profissão e mandar ver nos jogos.

Peças para Montar um PC Gamer: confira as 5 principais!

Peças para Montar um PC Gamer: confira as 5 principais!

Quem é fã de jogos eletrônicos, especialmente rodados em computadores, fica maravilhado com a potência de uma máquina gamer, não é mesmo? Afinal, o desejo de um bom jogador, é ter um PC potente para rodar os melhores jogos de maneira eficiente. Entretanto, o que muitos não sabem é por onde começar!

Se você quer aprender a montar um PC gamer de qualidade e economizar, aqui na Descomplik – o blog da Ibyte – vamos te ensinar sobre os principais componentes que você precisa para turbinar sua máquina sozinho. Quer saber quais são essas peças? Confira nosso conteúdo especial e transforme o PC de jogos no equipamento dos sonhos!

Principais peças para montar PC gamer: qual a importância de cada uma?

Atualmente, o desempenho do seu PC Gamer pode ser potencializado a partir de peças disponíveis. Na hora de escolher as peças, é preciso considerar quais são as principais e qual a importância de cada uma delas. Por outro lado, é fundamental ter um orçamento de acordo com as expectativas para não haver desapontamento do jogador.

Montar um PC gamer do zero não é uma tarefa fácil, é preciso ter entendimento sobre cada peça, inclusive, das atualizações do seu PC atual. Então, se você sente que esse assunto é importante para você, acompanhe nosso conteúdo e divirta-se com os melhores jogos em um PC eficiente. Aqui vamos falar de cada componente e o resultado que eles podem trazer para sua máquina. Confira!

1 – Processador

O processador de dados é o “cérebro” do equipamento, o responsável por interagir e fazer conexões com os programas instalados no seu computador. Mas afinal, qual o melhor modelo para o meu computador? Para garantir um bom desempenho do seu PC gamer, o processador da linha Intel Core i3 é um ótimo custo-benefício.

Processador de computador Core i7

Porém, apostar nos processadores Core i5, Core i7 ou Core i9 é sinônimo de alta performance. Esses são os mais indicados para um PC gamer, por outro lado, o preço é menos acessível comparado ao Core i3.

2 – Placa mãe

A placa mãe é um dos componentes principais dos computadores, é onde todas as outras peças são embutidas. Por isso, é muito importante verificar se o modelo que você escolheu para o seu PC possui compatibilidade com os outros componentes. Caso as peças não sejam compatíveis, seu computador não irá funcionar.

3 – Placa de vídeo

Uma placa de vídeo de qualidade, é essencial para seu PC rodar games, principalmente os mais atuais. Para melhorar o desempenho do seu computador, recomendamos a placa de vídeo dedicada – não é acoplada na placa mãe – os modelos das marcas GALAX e AFOX são os mais procurados e possuem ótimo custo-benefício.

De modo geral, a placa de vídeo vem para contribuir no funcionamento de games e softwares que demandam muito do microprocessador. Mas, se você quiser saber mais sobre o componente, na blog descomplik tem um artigo completo sobre as funções básicas da placa de vídeo, que tal conferir?

4 – Memória RAM

A memória RAM é um componente que trabalha em conjunto com o processador, responsável pelo transporte de dados e informações de programas instalados. Para um PC gamer ter mais agilidade e velocidade no funcionamento do sistema, recomendamos o mínimo de 8 GB de memória RAM. Mas, se você pretende rodar jogos mais modernos e se o seu orçamento permitir, o ideal é 16 GB de RAM, ou mais.

Memória RAM de computador

5 – Armazenamento

A maioria dos equipamentos contam com HD convencional, com pouca capacidade de armazenamento. Mas, para um PC gamer diferenciado no quesito performance, a memória SSD – disco sólido – é um investimento devido a alta capacidade de armazenamento. Hoje em dia, os SSDs acompanham 128 e 256 GB de armazenamento.

Montar PC gamer ou comprar pronto: qual a melhor opção?

Muitas pessoas preferem comprar um PC gamer pronto, já que montar um exige bastante pesquisa, além de conferir se de fato os componentes funcionam conforme o esperado. Escolher as peças entre a grande variedade de modelos disponíveis no mercado, não é uma tarefa muito fácil e exige tempo, principalmente para quem não tem muita experiência no assunto.

Então, se você tem disponibilidade de tempo, disposição e conhecimento no assunto, montar um PC gamer pode ser o mais indicado. Por outro lado, comprar um PC de jogos é mais prático, isto significa que você não precisa escolher cada uma das peças.

O orçamento é um fator que pode influenciar na decisão. Caso você tenha dinheiro para comprar um PC gamer pronto, você pode escolher a melhor opção para começar a jogar. Mas, se você tem um orçamento apertado, montar um PC do zero comprando componentes aos poucos, pode ser uma alternativa bastante atrativa. No entanto, aposte naquilo que é melhor para você!

Com essas dicas da Descomplik, você já pode começar planejar a montagem do seu PC gamer. Procure as melhores vantagens e adquira peças de qualidade com orçamento que cabe no seu bolso. Aproveite e compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais.

Nos vemos em breve!

Como montar um pc gamer? Confira com a Ibyte!

Como montar um pc gamer? Confira com a Ibyte!

Montar um PC gamer é sem dúvida o sonho de milhões – o jargão é mais verdadeiro do que parece! A cada dia que passa, o mercado de jogos para computador cresce e ganha novos adeptos. Desde o clássico Minecraft até o empolgante Call of Duty, todos querem saber como montar um PC eficiente para se divertir com esses jogos e até participar de competições online.

Se você é uma dessas pessoas, continue com a gente. Aqui no Descomplik – o blog da ibyte – vamos te explicar em detalhes todas as principais peças para montar um PC do zero e até artigos que podem vir a calhar. Continue a leitura e domine o assunto de uma vez por todas!

É muito difícil montar um PC gamer do zero?

Quem está pensando em montar um PC do zero precisa estar disposto a pesquisar arduamente e entender a importância de cada peça. Também é preciso ter um orçamento que esteja de acordo com as expectativas para não haver frustração. Atualmente já existem sites que facilitam nossa vida e realizam as pesquisas, mas de nada adianta se você não souber o que procurar.

Comprar um PC gamer completo também é uma opção. Assim você agiliza as coisas e tem mais tempo para aproveitar sua nova máquina. Mas saiba que montar o PC gamer do zero também possui vantagens muito interessantes que abordaremos a seguir.

PC gamer com cores diversas e fundo futurista

Vale a pena montar um PC gamer?

Uma grande parcela das pessoas que desejam se tornar gamers profissionais pensam em montar um PC. Isso porque o desktop possui grandes nomes de jogos que já são tendência no mundo todo – o que deixa os prêmios para seus torneios ainda mais interessantes.

League of Legends, Call of Duth e PUBG são apenas alguns exemplos de jogos que imperam nas máquinas. Você pode customizar seu próprio PC de acordo com aquilo que deseja jogar e garantir ainda mais eficiência nas competições. Além disso, também é possível começar o projeto com um orçamento menor e avançar.

Você não precisa, por exemplo, montar seu PC com a placa-mãe mais recente do mercado. Conforme vai trocando as outras peças do hardware, chegará o momento de também evoluir essa peça. Por isso, o conhecimento técnico pode fazer toda a diferença nesse momento. Garantimos que é mais fácil do que parece!

Qual o orçamento mínimo para montar um bom PC gamer?

É difícil bater o martelo nesse sentido. Os componentes gamers no Brasil seguem o dólar e podem variar bastante de acordo com o cenário. Mas, se você deseja montar um PC gamer que pelo menos rode os principais jogos do nicho, recomendamos uma média de R$3.500,00 para começar a brincadeira.

Só para você ter uma ideia, as placas de vídeo mais em conta para essa finalidade giram em torno de R$1.500,00. Essa é a peça mais cara do conjunto e já pega quase metade do orçamento. Pesquise preços e sempre desconfie de um negócio que seja “bom de mais para ser verdade”.

O que preciso para montar meu PC gamer do zero?

Agora chegou a hora de pôr a mão na massa e iniciar as buscas. Mas… o que buscar? Fique tranquilo que separamos os principais hardwares que não podem faltar na sua lista. Continue conosco e descubra também o valor médio dessas peças e como fazer a melhor escolha!

Homem em casa jogando com o seu PC gamer

Gabinete, monitor e periféricos

A escolha do gabinete certo é essencial para o seu projeto. Isso porque não adianta escolher qualquer outro componente interno se o mesmo não for compatível com esse hardware. Se você já tem um gabinete e deseja usá-lo, fique de olho para saber se as outras peças poderão ser acopladas nele. No caso de comprar um novo, as coisas já ficam mais fáceis.

Periféricos como mouse, teclado, mousepad e caixa de som também devem estar na sua lista. Eles impactam diretamente na jogabilidade e podem ser encontrados em kits bem acessíveis. O conjunto mouse e teclado gamer, por exemplo, podem ser encontrados entre R$250 e R$600 com facilidade. As opções mais avançadas passam facilmente dos R$1.000!

Não poderíamos deixar de citar a importância de um bom monitor para o público gamer. Tanto sua capacidade quanto seu tempo de resposta podem fazer a diferença na sua performance. Inclusive temos um post especialmente para tratar desse assunto aqui no blog, vale a pena conferir.

Placa-mãe

Assim como o gabinete, a placa-mãe é um daqueles componentes em que outras peças são instaladas. Ela é basicamente um hardware que liga os outros componentes, como processador, placa de vídeo, memória RAM, etc. Por isso sua escolha exige ainda mais cuidado e atenção. Verifique sempre a compatibilidade entre as peças e ela.

Pessoa em uma bancada mexendo em uma placa-mãe de computador

Placa de vídeo

Quem deseja obter os melhores gráficos durante a partida não pode economizar na hora de escolher uma placa de vídeo. Bons modelos – como a NVIDIA GTX 1050TI – podem ser encontrados a partir de R$1.600 e oferecem um bom desempenho para o usuário.

Processador

O processador é praticamente o centro nervoso da sua máquina. Ele realiza a instrução e encaminhamento de dados através da placa-mãe para que as coisas aconteçam na sua telinha. Seu formato é um chip bem pequeno, mas que pode fazer toda a diferença no desempenho final.

Recomendamos um processador da linha Core i3 para quem deseja uma boa relação custo-benefício. As opções começam a R$560 e podem facilmente chegar em R$860. Busque sempre em sites confiáveis e que ofereçam garantia de qualidade.

Memória RAM

A memória RAM também está no grupo daquelas que impactam na jogabilidade. Ela funciona como uma memória temporária que é utilizada para alterar e processar arquivos por um certo período de tempo. Se for comprar um módulo de 16GB, prefira utilizar dois de 8GB ou até mesmo quatro de 4GB.

Pessoa mexendo em uma memória RAM de computador gamer

Essa mudança fará com que sua máquina consiga operar em diferentes frentes, também conhecidas como formato dual-channel ou quad-channel respectivamente. Para escolher a memória RAM adequada é preciso ficar de olho na frequência, ela está diretamente ligada à compatibilidade da peça.

Armazenamento

A escolha para o armazenamento fixo fica entre o HD e o SSD. O primeiro é um clássico nos computadores e oferece preço acessível e armazenamento amplo de dados. Em contrapartida as opções de SSD possuem uma velocidade impactante e que é ideal para o PC gamer. A boa notícia é que você pode instalar os dois em seu computador conforme o modelo e orçamento disponível.

Tanto as opções de HDs quanto de SSDs começam em $200. Dependendo do modelo de placa-mãe escolhido, é possível instalar um HD para já começar a utilizar a máquina e na sequência o SSD para um melhor desempenho!

Alimentação

A fonte de alimentação normalmente é uma peça esquecida por quem deseja montar o PC do zero. Saiba que escolher um modelo inadequado pode fazer com que falte energia ou aja uma sobrecarga no sistema, o que comprometeria as outras peças. Evite tudo isso escolhendo uma fonte de qualidade, que começa na faixa de R$350.

A escolha de cada peça e acessório deve ser feita com atenção e bastante pesquisa. Afinal, elas irão fazer a diferença na sua experiência com aquele novo jogo que é o hype do momento. Para garantir o conforto durante a partida também é preciso ficar de olho em itens como o já citado mousepad e móveis como mesas e cadeiras gamers.

Essa última é tão eficiente em sua funcionalidade que está sendo adotada até mesmo por quem não é do nicho gamer. Achou interessante?Então acesse nosso post com 4 vantagens da cadeira gamer e entenda porque elas são indicadas até mesmo para quem trabalha em home office.

Gostou do post? Aqui no Descomplik estamos sempre trazendo dicas e informações que vão te ajudar a aproveitar o melhor da tecnologia. Continue acompanhando o blog e fique por dentro de todos os próximos conteúdos.

Obrigado por chegar aqui e até a próxima!

Shopping Basket