O headset gamer certo para você: como escolher seu fone para games

A escolha dosperiféricospode transformar por completo a sua experiência nos jogos, e o acessório com papel mais relevante na imersão é o headset. Através dele, o jogador se comunica com os demais integrantes e se isola do mundo exterior, ficando livre para explorar o universo do game.

E aqui está o problema: o headset é justamente um dos periféricos mais difíceis de escolher. Isso acontece, pois, quando se trata de acessórios para áudio, as especificações do fabricante dificilmente oferecem informação suficiente para saber se o produto vai se adaptar bem ao seu equipamento e aos seus tipos de uso. 

Mesmo assim, com um pouquinho de pesquisa e conhecimento, dá pra escolher com segurança para não decepcionar com o desempenho. Vem com a gente que, no post de hoje, vamos discutir todos os critérios que você deverá observar na hora de escolher um headset com bom custo-benefício

1. Saiba quanto quer pagar

Antes de sair por aí vendo todas as reviews da web, defina muito bem quanto pode investir em seu headset. Assim, você vai comparar produtos dentro de um recorte reduzido, o que te trará muito mais clareza na hora da decisão. Hoje, o mercado oferece fones bem diferentes em todas as faixas de preço, e com certeza existe um que é perfeito para o seu budget e as suas expectativas.  

2. Saiba qual uso quer fazer

Nesse processo, pense sobre os tipos de uso que você espera realizar. Vai usar seu headset apenas em casa, para jogar, ou também quer aproveitar o equipamento na rua, para ouvir música no celular? Na hora de jogar, vai usar PC ou console? Esses elementos vão influenciar, principalmente, aspectos como tamanho e design. Afinal, não rola andar por aí com aquele fone over ear gigante que é super confortável para ficar em casa, mas pode ser um pouco exagerado na rua.

Outro elemento muito importante em relação ao tipo de uso é o conector do seu fone. Existem headsets com uma única saída P2, com duas saídas P2 (uma para o áudio e outra para o microfone) e com uma saída P3 (um único conector para o áudio e para o microfone). Fones com este tipo de conector são os mais adequados para quem também quer utilizar o equipamento no celular, pois a entrada é adaptada. Se esse é seu caso, observe bem esse aspecto!

Se vai usar seu fone apenas no PC, prefira aqueles com conector USB. Este formato é bem mais completo, sendo possível ativar setups específicos pelo software de gerenciamento, além de configurar 7.1 surround.

 4. Foque na qualidade de áudio

E aqui chegamos no ponto mais complicado da nossa jornada – isso por que envolverá especificações de fabricante bem confusas, que nem sempre comunicam exatamente aquilo que queremos saber. Para começar a discussão, vamos entender o que é um fone 2.0 e que diferença faz o famoso som 7.1.

O fones com áudio 2.0 contam com dois alto falantes, um de cada lado do fone. Essa é a configuração adotada pela grande maioria dos equipamentos de áudio para games. O que acontece é que esses equipamentos podem simular o som 7.1 através de um software. O som 7.1 é aquele em que o usuário pode sentir variações sutis na direção de onde vem o áudio, como se estivesse cercado por 7 saídas de som diferentes. Esse efeito é profundamente imersivo e muito procurado na hora de jogar.  

No mercado também existem headsets com 7.1 real, que de fato contam 7 saídas de som diferentes, mais subs. Essas versões são bem mais caras e traduzem graves com mais exatidão.

Como nem tudo são flores, as opiniões sobre a superioridade desses modelos são bastante divididas, e muita gente acredita que o 7.1 simulado dá conta do recado. Se você busca por um bom custo-benefício, vale a pena ficar de olho nisso.

5. Tenha cuidado com o microfone

O microfone costuma ser uma funcionalidade secundária na maioria dos headsets, portanto os modelos com os melhores microfones, infelizmente, costumam ser os mais caros. Mesmo assim, é possível encontrar versões bem satisfatórias nas faixas de preço mais confortáveis. Para acertar, é só ficar de olho em alguns elementos: 

Se vai optar por saídas P2 ou P3, saiba que as versões com gold plate (banhadas à ouro) são mais confiáveis. Elas possuem proteção bem eficiente contra oxidação, o que pode evitar chiados e ruídos. Por outro lado, se mantiver seu P2 tradicional sempre em boas condições, você não encontrará esse problema. 

Há ainda os modelos que cancelam ruídos exteriores na transmissão do áudio, o que pode ser interessante se você preza pela qualidade na comunicação. Para se certificar dessa característica, vale a pena assistir alguns reviews bem detalhados sobre o modelo em questão.  

6. Coloque o conforto na jogada

Se está procurando por headset gamer, provavelmente pretende usar seu equipamento por horas a fio. Isso quer dizer que qualquer incômodo será percebido e pode se tornar uma distração bem importante. Para que isso não aconteça, dê atenção especial ao conforto do seu fone.

Aqui, o elemento principal são as ear pads, aquelas espuminhas responsáveis por acolchoar o alto falante e segurá-lo bem à cabeça. Existem dois materiais mais usados: a microfibra e o couro sintético, também chamado de courino. Cabe a você escolher a opção que mais agrada ao toque e à estética. Lembre-se, porém, que o couro fake isola o áudio externo com muito mais eficiência, enquanto as versões em microfibra são bem mais frescas e confortáveis.

O arco sobre a cabeça também é uma parte bem importante: observe as possibilidades de ajuste que o modelo oferece, além da resistência do plástico ou metal utilizados. Se você usa óculos, por exemplo, pode ser que um headset muito apertado incomode sobre as hastes. Prefira os mais soltinhos e ajustáveis.   

E você, qual critério acha mais relevante? O que você mais procura em um headset para games? Conte pra gente nos comentários, adoramos conversar com quem ama tecnologia! 

Para interagir ainda mais com a equipe Ibyte, nos siga no Instagram. Por lá a gente posta todas as novidades da loja, depoimentos de clientes e detalhes sobre produtos. Chega mais!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket