PC Gamer ou Notebook Gamer, qual a melhor opção?

Então você finalmente resolveu montar sua estação gamer e optou pela plataforma mais versátil, prática, acessível e customizável? Acertou em cheio! Os PCs e notebooks gamer são a escolha mais funcional para o dia a dia, pois, além de serem capazes de rodar jogos de diversas gerações, é muito mais fácil escolher seus games, fazer upgrades e reparos.

Entretanto, nesse momento, outra dúvida costuma surgir: Pc gamer ou notebook gamer? Essa questão envolve muitos pontos para se pensar antes de finalmente decidir uma máquina.

Que tal conversarmos sobre o assunto?

PC Gamer & Notebook Gamer, principais características

Um pc gamer e um notebook gamer com as mesmas configurações de hardware, podem se manifestar de formas diferentes durante a performance, porque a estrutura joga uma regra importante no desempenho de cada um.

Entenda:

O que define um PC gamer em relação aos PCs comuns?

Certamente são seus componentes, que são escolhidos para aumentar a potência gráfica, por exemplo, usando placas de vídeo especializadas para jogos, fontes especiais para pc gamer, com selo 80 Plus, periféricos com alta sensibilidade, anatômicos e com atalhos extras, HDs que priorizam o acesso mais rápido de informações para diminuir os carregamentos, como os novos SSDs para computador, sistemas de refrigeração especiais e uma estética mais arrojada dos equipamentos.

Já o notebook gamer tem capacidades muito particulares em relação a qualquer outro notebook: seu corpo costuma ser mais espaçoso, privilegiando a “respiração” dos componentes, ao invés de seguir a lógica de se tornar cada vez mais “slim” que os demais aparelhos.

Suas teclas e o touchpad são reforçados, iluminados e mais firmes. Recebem mais ventoinhas e, claro, configurações muito superiores de processamento e placas de vídeo potentes, adaptadas para sua estrutura.

O grande trunfo do computador como plataforma de game é a chance de poder usá-los em qualquer outra situação, diferente dos demais consoles que, apesar de já equipados com apps diversos e uma loja online, não privilegiam a navegação online, o uso de redes, softwares de edição, entre outros.

A customização e facilidade de upgrades também é clara, até nos notebooks, que possuem algumas limitações, como sua estrutura. No caso dos notebooks gamer, há uma preocupação em torná-los mais versáteis para atualizações.

Os prós e contras de cada um e como melhorar sua performance

Os principais prós e contras de cada plataforma não costumam ser difíceis de imaginar:

Os notebooks gamer geralmente apresentam um preço até 60% maior, com as mesmas configurações compradas em um PC. Acontece que, no caso do notebook, é difícil adquirir cada componente separado.

Outro problema é o calor, os notebooks aquecem até 40% a mais que os PCs e, dentro de algumas horas, podem ter uma queda de rendimento.

Desligado da tomada, ele funcionará no modo de racionamento de bateria, limitando a capacidade plena dos componentes, então é importante sempre ligá-lo a tomada para ter o melhor desempenho.

A respeito dos principais problemas do notebook, devemos lembrar que:

  • O notebook tem um preço elevado por ter uma estrutura móvel, o que é extremamente cômodo para muitos usuários que precisam de portabilidade. Além disso, o aparelho normalmente recebe uma garantia longa sobre todos os componentes.
  • A respeito do aquecimento, um computador com uma fonte ruim pode ter problemas muito parecidos. Felizmente, você pode adquirir uma base de resfriamento. Há versões potentes que realmente são de grande ajuda.
  •  O modelo de racionamento de energia, assim como o sistema de defesa dos componentes contra superaquecimento contribuem para manter a integridade do seu aparelho. Você pode redefinir as configurações e encontrar um meio termo.

Os PCs Gamer sofrem o clássico problema de serem estáticos. É difícil carregar um gabinete para a casa de um amigo ou em viagens, você precisará do monitor, mouse e teclado. Se você já tem um aparelho móvel, como notebook ou tablet, talvez seja uma boa investir em seu pc.

Usando fontes genéricas, você corre riscos de danificar os componentes, pois muito da energia dispersada se torna calor e talvez seja mais difícil notar as variações exatas de temperatura. Opte sempre por fontes de pc gamer com o selo 80 Plus!

A performance de cada um

Em relação a performance, ambos podem entregar as capacidades nominais de suas configurações igualmente, mas não com o mesmo consumo: com certeza os notebooks terão um consumo bastante superior. Mas, como citado anteriormente, é possível driblar alguns desses problemas usando bases refrigeradas. Basta ligar o note em um monitor e usar periféricos, isso facilita muito o manejo nos games e diminui o calor exercido sobre sua superfície.

As duas opções são funcionais e jamais ficarão obsoletas, contanto que você vá fazendo upgrades na medida em que for preciso. O que definirá de vez qual escolher está relacionado às suas necessidades para além da jogatina, que pode envolver trabalho, universidade, viagens ou ter um aparelho multifuncional no quarto ou na sala.Considerando isso, você provavelmente terá mais facilidade ao escolher!

Tanto os componentes ou PCs Gamer prontos, como notebooks gamer, te esperam na iByte com as melhores condições! Navegue por nosso portal e se surpreenda com a variedade!

E se você curte temas relacionados ao mundo dos eletrônicos e quer receber mais artigos sobre reviews, novidades e tutoriais, assine nossa newsletter para ter tudo em primeira mão assim que for publicado!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *