Pc Gamer x Notebook Gamer: qual a melhor opção?

Então você finalmente resolveu montar sua estação gamer e optou pela plataforma mais versátil, prática, acessível e customizável? Acertou em cheio! Os PCs e notebooks gamer são a escolha mais funcional para o dia a dia, pois, além de serem capazes de rodar jogos de diversas gerações, é muito mais fácil escolher seus games, fazer upgrades e reparos.

Entretanto, nesse momento, outra dúvida costuma surgir: pc gamer ou notebook gamer? Essa questão envolve muitos pontos para se pensar antes de finalmente escolher uma máquina, justamente por cada um estar relacionado a um perfil diferente de jogador.

Assim, antes de decidir qual o melhor equipamento para sua jogabilidade, que tal você conferir nosso conteúdo especial sobre as vantagens de optar por um pc gamer ou notebook gamer? Vem com a ibyte e entenda tudo o que é necessário para montar uma estação de jogos que realmente tenha a sua cara!

Aprenda também a escolher seu headset gamer com as melhores dicas!

PC gamer e Notebook gamer: principais características!

O dilema de todo jogador que deseja uma boa jogabilidade e comporte jogos relativamente pesados é escolher qual modelo se adequa mais às necessidades que ele possui naquele momento.

Assim, um pc gamer e um notebook gamer com as mesmas configurações de hardware, podem se manifestar de formas diferentes durante a performance, afinal, a estrutura de jogabilidade exige um desempenho diferente em cada um.

Para te ajudar, nós vamos te explicar como cada um funciona e o que você precisa considerar quando for escolher o seu:

O que define um pc gamer em relação aos pcs comuns?

Quem deseja comprar um pc gamer coloca a performance como prioridade, uma vez que os componentes são muito mais importantes para um resultado final que seja realmente satisfatório!

É preciso considerar então todas as especificações que esses aparelhos possuem, justamente para que possam aumentar a potência responsiva. Um bom exemplo disso é a combinação de placas de vídeo e fontes especiais para jogos, com selo 80 Plus, e periféricos com alta sensibilidade, anatômicos e com atalhos extras.

Além disso, outro fator bastante relevante é o HD. Escolha aqueles que priorizam o acesso mais rápido de informações, para diminuir os carregamentos, como os novos SSDs para computador, bem como sistemas de refrigeração especiais.

Após priorizar os aspectos descritos, agora você pode investir no design do seu aparelho. Os fabricantes de computadores gamers têm destinado esforços para combinar uma estética marcante a uma capacidade tecnológica sempre avançada.

Você sabe qual a melhor placa de vídeo para o PC gamer? Conheça aqui!

O que define um notebook gamer em relação aos notebooks comuns?

Já o notebook gamer tem capacidades muito particulares em relação a qualquer outro notebook! Seu corpo costuma ser mais espaçoso, privilegiando a “respiração” dos componentes, ao invés de seguir a lógica de se tornar cada vez mais “slim” que os demais aparelhos.

Suas teclas e o touchpad são reforçados, iluminados e mais firmes. Recebem mais ventoinhas e, claro, configurações superiores de processamento e placas de vídeo potentes, adaptadas para sua estrutura.

O grande trunfo do notebook como plataforma de game é a chance de poder usá-los em qualquer outra situação. Diferente dos demais consoles que, apesar de já equipados com apps diversos e uma loja online, aparelhos “limitados” não privilegiam a navegação online, o uso de redes, softwares de edição, a versatilidade de atualizações, entre outros.

Agora que você já compreendeu o que diferencia os aparelhos gamers dos computadores e notebooks mais comuns, que tal ficar por dentro dos prós e contras de cada uma deles? Vem na sequência e acompanhe essas informações em primeira mão!

Os prós e contras de cada um e como melhorar sua performance

Os principais prós e contras de cada plataforma não costumam ser difíceis de imaginar. Os notebooks gamer geralmente apresentam um preço até 60% maior, com as mesmas configurações compradas em um PC. Acontece que, no caso do notebook, é difícil adquirir cada componente separado.

Outro problema é o calor, os notebooks aquecem até 40% a mais que os PCs e, dentro de algumas horas, podem ter uma queda de rendimento. Desligado da tomada, ele funcionará no modo de racionamento de bateria, limitando a capacidade plena dos componentes, então é importante sempre ligá-lo à tomada para ter o melhor desempenho.

A respeito dos principais problemas do notebook, devemos lembrar que:

  • O notebook tem um preço elevado por ter uma estrutura móvel, o que é extremamente cômodo para muitos usuários que precisam de portabilidade. Além disso, o aparelho normalmente recebe uma garantia longa sobre todos os componentes.
  • A respeito do aquecimento, um computador com uma fonte ruim pode ter problemas muito parecidos. Felizmente, você pode adquirir uma base de resfriamento. Há versões potentes que realmente são de grande ajuda.
  •  O modelo de racionamento de energia, assim como o sistema de defesa dos componentes contra superaquecimento contribuem para manter a integridade do seu aparelho. Você pode redefinir as configurações e encontrar um meio termo.

Os PCs Gamer sofrem o clássico problema de serem estáticos, afinal, é difícil carregar um gabinete para a casa de um amigo ou de viagem. Se você já tem um aparelho móvel, como notebook ou tablet, talvez seja uma boa investir em seu PC.

Usando fontes genéricas, você corre riscos de danificar os componentes, pois muito da energia dispersada se torna calor e talvez seja mais difícil notar as variações exatas de temperatura. Opte sempre por fontes de pc gamer com o selo 80 Plus!

Pc gamer x Notebook gamer: performance!

Em relação a performance, ambos podem entregar as capacidades nominais de suas configurações igualmente, mas não com o mesmo consumo: com certeza os notebooks terão um consumo bastante superior.

Mas, como citado anteriormente, é possível driblar alguns desses problemas usando bases refrigeradas. Basta ligar o note em um monitor e usar periféricos, isso facilita muito o manejo nos games e diminui o calor exercido sobre sua superfície.

As duas opções são funcionais e jamais ficarão obsoletas, contanto que você vá fazendo upgrades na medida em que for preciso. O que definirá qual escolher está relacionado às suas necessidades para além dos jogos, que pode envolver trabalho, estudos, viagens ou ter um aparelho multifuncional no quarto ou na sala.Considerando isso, você provavelmente terá mais facilidade ao escolher!

Se você curte temas relacionados ao mundo dos eletrônicos continue conosco! Por aqui nós sempre procuramos trazer os melhores conteúdos! Aproveite e venha ler nosso texto sobre como escolher um monitor gamer e se aprofunde ainda mais no assunto!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket