Qual é o melhor processador para PC gamer: AMD ou Intel?

Quando o assunto é processador, os gamers levam a escolha a sério. Isso, porque, esses equipamentos são considerados o coração dos PCs e dos notebooks

Quando o processador não é bom, está ultrapassado ou não tem os recursos suficientes para rodar os games, jogar acaba sendo o maior estresse, ao invés de ser prazeroso – como é de se esperar quando pegamos para jogar aquele game novo, para fazer um frag night em uma sexta-feira.

Muitos viciados em jogos ainda se perguntam, antes de turbinar o seu computador: AMD ou Intel? Qual é o melhor? Se você ficou curioso pela resposta, acompanhe o nosso post!

Afinal, qual vence a batalha na hora de turbinar o PC: AMD ou Intel?

Será que, realmente, existe um vencedor nesta batalha? Tanto a Intel Corporation, quanto a Advanced Micro Devices, Inc. são empresas especializadas em processadores e estão há anos dominando o mercado.

A Intel, que tem sede em Santa Clara, Califórnia – mais especificamente no Vale do Silício – esteve em primeiro lugar por vários anos seguidos, sendo superada pela poderosa Samsung há pouco tempo, mas podendo retomar o seu posto a qualquer momento.

Já a também californiana AMD sempre esteve competindo com a Intel no mercado de semicondutores e, desde os anos 90, tem fortíssima influência no setor. O seu primeiro processador que ganhou fama foi o Athlon, que esteve presente em milhares de computadores na época.

A escolha do processador na hora de montar um PC de alta performance para games atuais é fundamental para você ter uma experiência satisfatória. Você já sabe que ambas as empresas são especialistas no ramo e entendem do assunto, mas a família de processadores dessas marcas tem algumas características diferentes. Você já tem a sua favorita? Se ainda não, venha com a gente!

Análise dos Processadores

Dentre os processadores mais básicos da AMD e Intel de 4 núcleos (os mais básicos para games), ambas as marcas se equivalem bastante. A coisa muda quando as linhas começam a evoluir. Veja algumas comparações:

Processadores intermediários

Para opções mais intermediárias, os processadores da Intel recomendados são o Core i5-9400F e o Core i7-9700K, excelentes equipamentos.

Para fazer frente à essas opções, a AMD apresenta o 3700X, uma opção fantástica, com 8 núcleos, 16 threads e um grande impulso às instruções por relógio do seu antecessor 2700X.

O 3700x é um processador matador que deixa os da Intel para trás, já que domina as cargas de trabalho multithread.

Processadores Top de linha

Para a linha mais top, o Ryzen 3900X da AMD é o primeiro citado aqui. Com 12 núcleos e 24 threads, é um processador incrível para rodar até os games mais pesados.

Para competir com este processador, a Intel apresenta o Core i9 9900K,que vem com 8 núcleos e 16 threads. Mas, apesar de ter menos núcleos que o 3900X, é possível considerar a escolha do Core i9, já que cada núcleo deste processador tem uma potência de 5 GHz, contra 4,6 GHz de cada núcleo da 3900X.

Apesar do Ryzen ainda ser um pouco mais potente, existem especialistas que dizem que o processador da Intel vence, pois apresenta uma potência incrível para rodar os jogos. Os preços desses processadores quase se equivalem; escolha por outros critérios, caso esteja em dúvida entre eles.

Agora, se você quiser subir ainda mais de nível e não mede esforços (e gastos), os processadores Intel Core i9 LGA 2066 e AMD Ryzen Threadripper 2990WX são voltados para verdadeiros fãs, pois oferecem ainda mais desempenho multithread e continuam a expandir a contagem de núcleos e threads.

Os processadores i9 LGA 2066 de sétima e nona geração da Intel oferecem entre 10 e 18 núcleos e, graças ao hyperthreading, até 36 threads. Enquanto isso, o 2990WX possui 32 núcleos e 64 threads, ou seja, estamos falando de processadores de potências inimagináveis. Ao escolher qualquer um dos citados, você terá a experiência máxima ao jogar.

Conclusão

A verdade é que esses processadores são tão bons que deixam qualquer um em dúvida, já que são muitas características a serem avaliadas. Contudo, é preciso entender que tudo depende de quanto você pode e está disposto a investir.

Recomendamos que você avalie todas essas questões na hora de escolher, pois, depois de adquirir um processador deste porte, vai demorar para que uma troca aconteça. O fato é que se tratam de dispositivos de ponta para uma configuração excelente em um PC gamer.

Jogar é coisa séria e, disso, essas duas empresas especialistas em processadores entendem. A competitividade entre as duas é grande e ambas apresentam processadores incríveis com excelente desempenho.

Os chips Intel tendem a oferecer melhor desempenho por núcleo, mas a AMD está compensando com mais núcleos a um determinado preço e melhores gráficos integrados. Portanto, batemos o martelo: até o momento, ninguém vence essa batalha!

Fica a seu critério escolher aquele processador que se encaixará perfeitamente no seu orçamento e te proporcionará uma experiência satisfatória ao jogar os seus games favoritos.

Gostou desta breve análise da ibyte? Para trocar o seu equipamento ou montar o seu PC gamer do zero, você encontra diversos processadores em nossa loja, assim como todos as outras peças para montar um excelente PC ou notebook gamer. Acesse e confira!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket