steam-logo

Conheça a Steam, a maior plataforma de jogos do mundo

Quando a Valve lançou o Half Life, que em 1999 foi revolucionário por usar inimigos dotados de inteligência artificial, o mercado de jogos para computadores não era muito diferente dos mercados editorais ou fonográficos, em que entre o autor e o cliente existia o editor, e que este editor ficava com uma parte considerável dos lucros. O pior é que não havia o que fazer, naqueles tempos em que a ‘banda larga’ girava em torno de 64kbps, bens digitais precisavam de meios físicos, geralmente CDs ou DVDs, para transitar.

Foi quando ela, Valve, decidiu que não se submeteria mais aquilo, e começou a desenhar a Steam, aquela que seria a primeira plataforma de distribuição em larga escala de bens digitais, no caso, jogos para PC, lançada oficialmente em setembro de 2003.

loja-steam

Hoje a Steam tem 150 milhões de usuários cadastrados, e 10 milhões de usuários ativos por mês. Mas ela não é apenas a maior, é também a melhor plataforma de jogos que existe, além de disponibilizar TODOS lançamentos de forma mundial e simultânea, ela também promove várias promoções anuais, com descontos incríveis, puxa, certa vez comprei, para dar de presente a amigos, várias cópias do Half Life original ao custo de US$0,99 a unidade!!

promocao-steam

O funcionamento é MUITO simples. Você baixa o aplicativo do site, e o instala. Daí cria uma conta e pronto, neste momento você já estará habilitado para comprar jogos. E meus amigos, são mais de SEIS MIL E QUATROCENTOS jogos para escolher, de quase todo os grandes desenvolvedores.

Os pagamento podem ser feitos em cartão ou através de boleto bancário (utilizando o serviço Boa Compra, do UOL), além disso, você pode pagar a medida que for comprando, ou pode deixar um crédito na conta para ser utilizado ao longo do tempo, que termina sendo interessante, principalmente para quem optar pagar por boleto bancário (o pagamento por boleto leva dois ou três dias úteis para ser liberado na conta).

Depois de comprado dos jogos ficam organizados em sua biblioteca, e você pode criar ‘tags’ para seus jogos, a fim de encontra-los de forma mais fácil. Aí vem uma das maiores praticidades que eu vejo no Steam, se eu enjoar do jogo ou não tiver espaço suficiente em disco, eu posso simplesmente deletá-lo do meu PC, e não preciso me preocupar com a reinstalação, se daqui a seis meses ou seis anos, eu quiser jogá-lo novamente, é só mandar a plataforma fazer a instalação, e ela se encarregará de baixar a última versão e instalá-lo.

steam_big_picture_02_091112

Nos últimos anos, a Valve tem trabalhado para colocar a Steam na sala de casa, agora o sistema conta com uma versão chamada ‘Big Picture’(imagem acima), para funcionar em telas de grandes de TV, e além disso, a Valve licenciou as chamadas ‘Steam Box’, um versão do sistema que roda em uma máquina dedicada, e lançou uma linha de ‘Steam Controllers’(imagem abaixo), joysticks para quem quiser levar o jogo do PC para a tela grande.

steam-controller

E o que mais você precisa para jogar tranquilo? Além do óbvio, que seria um bom monitor e disco veloz (de preferência aos discos de 7200 RPMS), uma placa de vídeo é essencial para que o game rode ‘macio’ e com uma boa resolução, além disso, um bom fone de ouvidos, e um mouse de boa resolução, essencial principalmente em jogos de tiros!

placa-video

Sim, é muita coisa, mas a melhor parte de jogos em PC, é que você pode ir aprimorando sua máquina aos poucos 😉

Então fica a dica, a Steam é uma mão na roda para quem gosta de games!

PS: para quem conhece o site Humble Bundle*, que faz megapromoções de games, onde o cliente paga LITERALMENTE o quanto quiser, vale a dica de que, os jogos em promoção que existem na plataforma Steam, podem ser resgatados DENTRO da Steam, e adicionados à biblioteca.
*Infelizmente no Humble Bundle, você precisa de um cartão de crédito internacional para efetuar a compra.


Por Gilberto Soares Filho,
consultor de TI, programador,
e usuário da Steam desde 2003.

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket