homem de óculos colando post-it em parede de vidro

Produtividade: realize a gestão do tempo no seu negócio!

Correria, prazos, trabalho e rotina. Como é possível realizar mais coisas ou aproveitar melhor o tempo que temos? Essas perguntas são tão comuns, mas muitas vezes achamos que não são solucionáveis. Felizmente, é possível aumentar a produtividade com algumas dicas e mudanças simples de atitude. No post de hoje explicamos melhor sobre esse assunto. Vem com a gente!

Produtividade. O que é?

A produtividade nada mais é que a relação entre o que se é produzido pelo tempo demandado. Mas como a nossa vida e o dia a dia está cada vez mais conturbado por distrações, pode ser difícil para muitas pessoas manter o foco e entregar suas atividades de forma satisfatória.

Quem nunca parou para checar o celular durante o expediente ou um trabalho? Essas pequenas pausas, não intencionais, podem acabar diminuindo consideravelmente as entregas, atrasando cronogramas e prazos previamente acordados.

Com nossa sociedade e maneira de viver é mais ágil e multitarefa, é extremamente comum que as pessoas se sintam mais desgastadas, causando uma dificuldade na administração efetiva do tempo.

Quando empresas e indivíduos incorporam um nível elevado de produtividade, há muito mais ganhos e até mesmo redução dos custos na operação. É por essa razão que a definição de produtividade está ligada à rentabilidade de qualquer negócio.

Agora que você já entendeu um pouco do conceito de produtividade, a gente vai explicar melhores sobre o a relação entre gestão do tempo e desempenho, na sequência, apresentamos algumas dicas concretas para você seguir. Vamos lá?

Relação entre gestão de tempo e desempenho

Para entender melhor, não estamos querendo dizer que as pessoas devem trabalhar desenfreadamente, mas sim que possam avaliar o tempo que possuem e como fazer seu trabalho da melhor maneira possível, evitando as distrações e otimizando ao máximo a concentração.

Nosso dia tem 24h, então, é preciso saber gerenciar sabiamente como aproveitar cada momento da nossa rotina para maximizar o desempenho das nossas tarefas e compromissos.

Se você está em casa, mas já está pensando nas coisas do trabalho, ou na faculdade pensando nas coisas de casa, é sinal que seu tempo não é bem aproveitado, muito menos eficiente.

Sempre fica aquela sensação de se querer fazer muito sem chegar aos resultados imaginados. Então, quando passamos a olhar a nossa volta nos damos conta que há pessoas que sabem aproveitar bem o tempo e outras não, afinal, o dia se passa igualmente para todos, não é verdade?

A diferença principal entre essas pessoas é justamente o controle eficaz do tempo. Controlar o tempo impacta na produtividade, portanto, quem se planeja consegue executar suas ações da melhor maneira possível. Incluir uma boa gestão de tempo não quer dizer que você irá espremer seu dia e fazer tudo de forma desenfreada, mas sim que vai parar um momento para planejar e depois executar.

É bem verdade que achamos que planejar é perder tempo e que na verdade devemos ir direto para a execução, mas aí, no decorrer das coisas, vão surgindo mais e mais atividades e em determinado ponto não se sabe como começou aquilo nem como irá parar.

Como um técnico ou lojista pode fazer essa gestão?

Imagine como deve ser complicado para quem é um pequeno empreendedor ou autônomo gerenciar todas as coisas É preciso pensar em atender os clientes, executar as demandas, controlar o orçamento, captar novos clientes e por aí vai.

Mas longe de ser algo impossível, é mais simples do que se pensa. Quando há uma distribuição eficiente das tarefas e do tempo, a produtividade é muito maior. Além disso, existem várias ferramentas e táticas para conseguir otimizar a rotina sem tornar sua vida um verdadeiro caos.

Em resumo, a gestão de tempo permite um aumento da produtividade dentro do trabalho, de forma melhor e em menos tempo. Uma maravilha, né? A partir desse pensamento, é necessário mudar alguns hábitos e atitudes que irão impactar positivamente na sua vida.

De acordo com um estudo publicado pelo Sebrae, em 2013, 24% das empresas fecham as portas com menos de dois anos, e o índice pode chegar até 50% em empresas com menos de 4 anos.

Um dos principais fatores para o encerramento dessas empresas estava na falta de um plano de negócios, não planejamento da empresa e principalmente, comportamento de gestão empresarial.

Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com produtividade e gestão do tempo? O gerenciamento do tempo faz parte do processo do comportamento empreendedor, especialmente para autônomos, lojistas e técnicos de informática.

Quem trabalha por conta própria deve manter uma perspectiva racional com foco em resultados. Não fique pensando “sou só um autônomo ou gerente, não preciso ter a mesma atitude de uma empresa grande”.

São bons hábitos que tornam pessoas comuns em importantes gestores ou profissionais renomados, portanto, é por isso que essa mentalidade também está associada na produtividade e na gestão eficiente do tempo.

Passo a passo para ser mais produtivo

Reunimos algumas técnicas e dicas para te ajudar a ser mais produtivo durante o dia a dia, especialmente no trabalho. Com essas informações vai ser muito mais fácil organizar a rotina e certamente elevar bastante o desempenho durante o trabalho.

Comece o dia se planejando

Logo pela manhã, que tal separar meia hora para organizar e planejar o dia? A dica é fazer isso logo após o café da manhã. Faça uma lista simples das principais tarefas e depois defina o que é prioritário.

Aprenda a dizer não

Não tem como abraçar o mundo com as pernas, não é verdade? Em determinados momentos não será possível checar o celular ou atender uma ligação. E tudo bem. Nem sempre precisamos reagir imediatamente a tudo que nos é posto. Além disso, se você percebe que não vai conseguir entregar ou realizar determinada coisa o melhor a se fazer é dizer “não”. Nada pior que prometer um prazo e depois atrasar tudo.

Adote plantas

Segundo a Universidade de Queensland, uma pesquisa, mostrou que ter plantas no ambiente do trabalho pode aumentar a produtividade em até 15%. A cor verde traz benefícios psicológicos e melhora consideravelmente a satisfação durante o expediente. Por essa você não esperava, né?

Use música para se concentrar

Ouvir música, especialmente as mais calmas, ajuda o cérebro a se concentrar. Isso ocorre devido à liberação de dopamina, que traz relaxamento. Mas lembre-se: evite músicas cantadas, já que elas podem te distrair.

Use as redes sociais sabiamente

Não dá pra ser produtivo se você está o tempo todo nas mídias sociais. Claro que não é pra parar totalmente de checar seu feed, mas aprenda a usar em horários oportunos, como durante o horário do almoço ou na pausa. Assim, sua mente vai dar uma refrescada.

Cuide de você

Uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e exercícios físicos ajudam bastante o corpo a ficar em sintonia com a mente. Há mais energia e vontade para realizar as demandas.

Realize uma coisa de cada vez

Talvez essa seja a principal das dicas: focar em uma única atividade, por vez, é essencial para entregar a demanda com qualidade, dentro do prazo. Nossa cabeça não consegue se concentrar em duas atividades cognitivas por vez. E quem disse isso foi a pesquisa do Boreau Nacional de Pesquisas Econômicas dos Estados Unidos.

Tecnologia como aliada

Agora que você já conhece os principais hábitos para ser produtivo, também pode utilizar a tecnologia ao seu favor. Existem inúmeros apps, planilhas, sites e ferramentas para auxiliar nesse processo. Olha só essa lista de apps e sites:

  • TodoIst: ferramenta prática e intuitiva para organizar ideias, estabelecer metas e planos;
  • Evernote: um famoso app que reúne anotações, imagens e vídeos, permitindo organizar documentos e tarefas de forma fácil;
  • Trello: também bastante conhecido, traz como metodologia o Kanban, uma técnica japonesa que permite organizar as tarefas em quadros e em listas.

Conclusão

Agora que já explicamos a importância da organização, certamente você conseguiu entender que é possível ser mais produtivo em um menor tempo. Com algumas mudanças simples nos hábitos podemos desbloquear nosso “modo performance” e atingir muito mais desempenho no dia a dia. Gostou do artigo? Comente!