DI-210112-ENERGIA-SOLAR-INBOUND-atrair-clientes-BLOG

Como uma empresa de energia solar pode atrair mais clientes?

Quando pensamos em prospectar novos clientes para empresas de energia solar imaginamos reuniões e apresentação de orçamento – o que realmente está certo e precisa ser feito com qualidade. Contudo, o que fazer para que o cliente chegue até nós?

Esse é um grande desafio para empresas desse ramo. No entanto, assim como qualquer outro serviço ou produto, energia solar também precisa de um trabalho de marketing profundo e pesado, aliado a uma intensa e forte gestão comercial, justamente para conseguir levar a sua marca até as buscas do cliente!

Mas como fazer isso? Essa é a pergunta que não quer calar, não é mesmo? Foi por isso que nós, da Ibyte, preocupados em fornecer meios para nossos leitores, preparamos um conteúdo super instrutivo que vai te ajudar a pensar em um plano de marketing e gestão para prospecção de novos clientes!

Assim, nós reunimos dicas infalíveis que todas as grandes empresas em energia solar estão adotando para impulsionar vendas, atraindo novos clientes e tornando-se empresas referência no ramo! Não quer ficar para trás? Vem com a gente! Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O que as grandes empresas de energia solar estão fazendo?

Percebendo a necessidade de manter um nome forte no mercado e ser vista como referência em energia solar, as empresas têm procurado cada vez mais alternativas de marketing e gestão comercial.

Diante disso, algumas ações têm se tornado essenciais para definir um bom planejamento em prospecção de clientes. Assim, nós elegemos as ações mais relevantes para que você consiga alavancar o seu negócio e atrair mais clientes interessados no produto energia solar.

Inbound e Outbound

Trata-se de duas maneiras, pautadas no marketing, de atrair clientes. O Inbound reúne estratégias por meio do site, contemplando conteúdos fortes em estratégias SEO (blog, conteúdo de categorias, FAQ, dentre outros), um branding bem pensado (conceitos estéticos e verbais que definem a identidade visual de uma marca) e investimento em redes sociais.

Já o Outbound são estratégias fora do site. Trata-se de toda e qualquer estratégia que é feita fora da sua página na internet. Envolve ligações, mensagens de whatsapp ou qualquer meio de promoção direta com o cliente.

Fluxo de cadência

É um plano sistematizado que contempla estratégias de contato e interação com clientes, buscando concluir o fechamento de uma venda. Possui um ritmo pré-definido de acordo com a característica de cada consumidor.

Indicações

Essa é a maneira mais clássica de atrair novos clientes. As indicações são ótimas e contemplam 50% de uma venda fechada. Isso acontece pois há uma tendência de novos clientes confiarem mais em um serviço quando ele é indicado por uma pessoa conhecida. Invista em um bom atendimento e execução impecável do serviço, assim você terá sempre uma ótima reputação!

SPIN Selling

É um método que é baseado em quatro pilares (situação, problema, implicação e necessidade). A situação trata-se de questionar em que “pé” está a situação da empresa. Já o problema consiste em identificar quais situações estão impedindo o crescimento de uma empresa, por exemplo.

Implicação parte do princípio de levar gestores a refletirem sobre a necessidade de mudança e busca de alternativas que resolvam o problema. Finalmente, a necessidade é o momento em que são definidos aspectos a serem adotados para resolução do problema.

Interessante, não é mesmo? Esses foram apenas quatro passos adotados pelas grandes empresas de energia solar. Contudo, existem inúmeros outros que valem a pena serem pesquisados e, talvez, aplicados em seu negócio.

Agora, acompanhe na sequência, 5 dicas de marketing super importantes que todas as mais evidentes empresas em energia solar estão adotando. Vem com a Ibyte!

Saiba mais: Gostando do nosso conteúdo? Aproveite e leia nosso texto sobre kit energia solar: conheça os melhores produtos para o seu projeto.

5 dicas importantes de marketing para empresas de energia solar

É sabido que, atualmente, ter um negócio de sucesso sem estratégias de marketing é praticamente impossível. Por isso, muitas empresas têm investido pesado em estratégias de marketing eficientes que as deixam em evidência no mercado.

Para compreender o que é essencial no marketing da sua empresa, nós preparamos uma lista com 5 dicas fundamentais para que você adote em seu negócio e veja um crescimento real e sólido. Acompanhe na sequência.

  1. Otimize seu site e invista em conteúdos relevantes

    Obviamente, ter um site é um passo muito importante para estar disponível aos clientes. Contudo, de nada adianta investir em um layout arrojado e moderno se o seu cliente não te encontrar nos mecanismos de busca.

    É nesse momento que vale a pena investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para alavancar o seu negócio. O SEO se encarrega de uma série de estratégias especializadas e baseadas nos aspectos de ranqueamento do Google para otimização de sites, blogs e páginas na internet.

    Essas estratégias, quando executadas por especialistas em SEO, levam a um ranqueamento entre os primeiros resultados de busca no Google, o que é importante, tendo em vista que grande parte dos usuários na internet tende a confiar mais em resultados orgânicos – aqueles que não são pagos, sabe? Eles aparecem logo após os anúncios.

  2. Faça uso de materiais promocionais

    Materiais promocionais não são somente brindes como copos e canetas. Trata-se de materiais realmente instrutivos e valiosos para o seu cliente. Por isso, investir em produção de e-books, infográficos e vídeos é muito importante no momento de conquistar seu futuro consumidor.

    Além disso, ao hospedar esses conteúdos em seu blog, você provavelmente irá aumentar a incidência de acessos, o que por ventura levará a um maior fluxo de procura, e futuras conversões em vendas.

  3. Invista em anúncios pagos

    Anúncios pagos são – inegavelmente – uma forma de te colocar em evidência nos resultados de buscas dos clientes, uma vez que, ao digitar o nome da sua empresa ou o serviço prestado, o usuário o encontrará imediatamente entre os primeiros resultados.

    Lembre-se: é importante unir esforços de tráfego pago e tráfego orgânico! Ao procurar pelo serviço que você oferece, se sua empresa tiver um investimento real em SEO, o cliente irá ver o montante de conteúdos sobre o assunto que ele deseja, oportunizados pelo seu blog e site, e se sentirá muito mais confiante em efetivar a contratação.

  4. Divulgue seu produto em feiras e eventos

    “Quem não é visto não é lembrado”, já ouviu esse ditado popular normalmente dito por pessoas mais experientes? Pois é, e elas têm razão! Assim, frequentar espaços como feiras e exposições para fazer divulgação do seu serviço.

    Além disso, esse é um ótimo momento para prospecção de novos clientes. Muitas empresas oferecem brindes e outros materiais, e em troca pedem para que pessoas interessadas no serviço respondam a questionários e coloquem email e número do telefone.

    Assim, você terá uma carteira de prováveis interessados, o que possibilitará entrar em contato com eles e oferecer seu serviço!

  5. Faça uso de e-mail marketing

    Email marketing é uma ótima estratégia de contato com possíveis clientes. Investir em um contato direto com o cliente é importante, tendo em vista que você ainda não o conhece. Você pode, nesse caso, optar por email marketing ou cold emails.

    Os e-mails de e-mail marketing são elaborados com um tom de mais urgência e sensacionalismo, usados para causar impacto. Já o cold e-mail possui uma linguagem mais amena e sensível. Para isso, use a “dor” – ou necessidade – do seu cliente para estabelecer um contato mais humano.

5 dicas de gestão comercial para empresas de energia solar

Tendo definido que os aspectos que julgamos mais relevantes para um bom planejamento de marketing – uma vez que não é possível ser uma empresa de destaque sem aderir a projetos de divulgação – nós reunimos 5 dicas de gestão comercial indispensáveis, que funcionam mais como estratégias, para você alcançar o público que deseja. Confira na sequência:

  1. Esteja disponível e encontrável

    Quando nós discutimos as estratégias de marketing, falamos também da importância de investir em meios de deixar a sua empresa evidente. Contudo, para além do marketing propriamente dito, é preciso estar disponível e encontrável da maneira mais fácil possível.

    Por isso, invista em estar presente em redes sociais, possuir um cadastro de endereço no Google e deixar nas redes contatos para clientes que estiverem interessados em saber mais sobre o seu produto.

  2. Faça pesquisas de mercado

    Antes de estabelecer as ações que você deverá tomar em sua empresa de energia solar, é necessário configurar um bom plano de gestão. Contudo, não há como estruturar esse plano sem fazer pesquisas de mercado.

    As pesquisas ajudam a definir quais atitudes o gestor deverá tomar, tendo por base as tendências que os usuários possuem, ao definir quais questões o plano de ação deverá contemplar.

  3. Invista em treinamentos para o setor comercial

    Um funcionário que atua na parte comercial precisa estar em constante atualização, uma vez que deve conhecer tudo sobre o produto que está vendendo, bem como aliar a venda, ações que o fazem ser vendido mais facilmente.

    Por isso, é importante investir em atualizações dos funcionários! Proporcione momentos reais e instrutivos para que ele se aprofunde cada vez mais, e com isso esteja igualmente mais preparado.

  4. Formule scripts de venda

    Uma ótima alternativa de estratégia é estabelecer roteiros para venda. Obviamente não estamos falando daqueles jargões como “você já conhece nossos serviços de energia solar?”. Contudo, estruturar aquilo que não pode faltar na pauta de venda ajuda o funcionário a não se perder, bem como demonstra organização na transação.

  5. Estabeleça metas

    Estabelecer metas é essencial para um bom andamento de uma transação em energia solar. Esse parâmetro é muito usado em diversos âmbitos, mas quando se trata de vender algo, as metas podem instigar o funcionário a vender sempre mais.

    Uma ótima ideia é dar premiações ou bonificações para aqueles que conseguirem atingir os objetivos estabelecidos. Há empresas que também estabelecem metas para o setor, isso ajuda a melhorar, inclusive, o clima organizacional da instituição.

Agora que você já compreendeu os aspectos essenciais que colocarão a sua empresa de energia solar em evidência como uma das referências na área, vale a pena compreender um pouco mais sobre o diferencial competitivo que sua organização pode ter em estabelecer um bom posicionamento da marca. Quer entender mais? Continue a leitura na sequência.

Posicionamento de marca e diferencial competitivo

Você já ouviu falar em branding? Pois é, esse termo próprio do universo marqueteiro contempla conceitos muito importantes para possuir um diferencial competitivo em uma marca.

Para uma melhor compreensão, a palavra branding trata de uma ferramenta usada para gerar aspectos e conceitos positivos sobre uma marca. Envolve uma série de elementos mais estruturais, como padrão de cores, linguagem em concordância com as características da empresa, ou seja, uma identidade visual completa.

No entanto, as empresas de energia solar têm definido, para além de aspectos estéticos, parâmetros culturais que integram a organização. Assim, o DNA – características que constituem algo ou alguém – precisa estar estampado no branding da empresa, que por sua vez irá passar mais claramente os valores e a essência da instituição.

Isso ajuda a definir a posição da marca no mercado, bem como estabelece um diferencial competitivo entre o que a sua empresa tem para oferecer e as concorrentes não. Vale a pena, nesse caso, investir em uma boa agência de marketing que consiga transparecer os valores da sua marca estampada por meio de um branding de qualidade!

Conseguiu compreender a importância de ter como aliado a sua marca boas ações em marketing digital e de conteúdo? Assim, fica mais fácil de conseguir que sua empresa de energia solar atraia mais clientes!

Gostou do nosso conteúdo? A Ibyte sempre se preocupa em trazer posts relevantes e de qualidade para nossos leitores. Vale a pena ler também nosso texto sobre: equipamentos de energia solar: como saber se são de qualidade?

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket