blog sobre a importância de mix de produtos para provedores de internet

A importância do mix de produtos para provedores de internet

Atender aos mais diversos clientes e ter um bom lucro é o desejo de muitos empresários ao iniciar um negócio. Contudo, quem ingressa nesse ramo sabe que é um caminho difícil e que requer muito estudo e entendimento sobre o que as pessoas estão buscando.

O mix de produtos é um conceito bastante conhecido no mundo dos negócios — justamente por ter papel fundamental para o sucesso de vendas — e caracteriza-se por oferecer várias opções de produtos para os seus clientes.

Para ficar mais claro, vamos imaginar que você está procurando por um presente para uma pessoa que ama e então encontra uma loja que vende apenas balas de goma, mas a pessoa em questão não gosta desse tipo de doce, você entrará na loja mesmo assim? Não faz o menor sentido, não é mesmo?

Com o provedor de internet funciona da mesma maneira, se as pessoas sabem que você oferta apenas um tipo de serviço, as chances de atrair clientes diminuem significativamente. No decorrer do nosso conteúdo vamos explicar detalhadamente a importância do mix de produtos nesse processo e porque você precisa na sua empresa.

Por que o mix de produtos é importante?

A internet tornou-se essencial para nós, e hoje em dia precisamos dela para praticamente tudo: trabalho, estudo, etc. Investir nesse ramo tem sido uma grande oportunidade de negócio graças a seu retorno tão positivo, entretanto, um dos grandes fatores de sucesso neste nicho é o mix de produtos.

Aqui no nosso blog já falamos sobre o sucesso do cliente e te ensinamos como deixá-los satisfeitos, e o mix de produtos segue a mesma linha de objetivo. É de extrema importância para seu lucro, o cliente procurar seus serviços e ter as melhores experiências, por isso oferecer variedade é tão fundamental.

Expansão no mercado: tenha novos segmentos!

A criação de novos segmentos é de longe a melhor opção para um empreendedor que deseja crescer no mercado. Quando você oferece novos serviços além do seu principal — nesse caso, provedor de internet — está possibilitando atingir diferentes tipos de pessoas. Vamos exemplificar:

Supondo que um possível cliente esteja a procura de um provedor de tv a cabo, e agora sua empresa passou a oferecer esse serviço, além da internet. Dessa maneira, você provavelmente será considerado uma melhor opção de escolha.

Vantagens sobre seus concorrentes

Estabelecer vantagens sobre seus concorrentes é imprescindível pro sucesso da sua empresa. O primeiro passo para um negócio bem sucedido é saber o que a sua concorrência está fazendo/oferecendo.

Uma vez identificados, é hora de trabalhar mecanismos para que sua empresa os superem, é nesse momento que o mix de produtos entra em ação.

Agilidade na prestação de serviço

Como foi dito anteriormente, falamos em um post anterior sobre o customer success, e explicamos que esse termo significa proporcionar ao cliente a melhor experiencia possivel.

No ramo de serviços de internet, os usuários buscam por um pacote completo. Nesse “pacote” está incluída uma internet de qualidade, com uma equipe que esteja sempre disponível, e nesse caso entender o que cada cliente quer/precisa é fundamental para a prestação de serviço.

Ter sempre produtos de qualidade

Produtos de qualidade é fundamental, principalmente para os provedores de internet, porque esse é um segmento onde há muitas reclamações. Se você oferece um serviço de qualidade, já está saindo na frente da concorrência.

É essencial que todos os produtos do seu mix sejam de qualidade, porque se você ofertar uma excelente internet, mas algum equipamento tiver problemas recorrentes, pode ocasionar perdas da mesma maneira.

Garantir constância na excelência do serviço de internet

Investir em provedor de internet nos tempos atuais tem seus prós e contras. As vantagens é que praticamente todo mundo precisa e busca internet boa e de qualidade. Entretanto, as desvantagens é que se houver algum problema com seu serviço, irá manchar sua imagem para outros possíveis clientes.

É por esse motivo que manter uma constante e um serviço excepcional é tão importante para sua empresa. Problemas de conexão ocorrem por inúmeras razões, mas garantir que sua empresa apenas ofereça a solução vai te deixar a frente de seus concorrentes.

Ter clientes fiéis a marca

A fidelização de um cliente também precisa estar na lista de prioridades na hora de gerenciar sua empresa. O mix de produtos irá te ajudar da seguinte maneira:

Seu cliente está com você desde o início e está muito satisfeito com o serviço que ele adquiriu, porém, sua concorrência oferece a ele um pacote de internet + tv a cabo + telefone ilimitado pelo mesmo preço da sua internet.

Por mais satisfeito que o cliente esteja, ele quer valorizar seu dinheiro e sua concorrência oferece mais serviços que você, então consequemente ele irá trocá-lo.

Agora, se você consegue proporcionar tantas vantagens para seu cliente, ele não apenas irá continuar na sua empresa, como também pode ser um indicador para outras pessoas da eficácia dos pacotes que há no seu negócio.

O que o provedor de internet pode perder se não tiver um mix de produtos?

Falamos muito sobre a importância do mix de produtos em sua empresa, e ainda existe muitos pontos a serem destacados, como por exemplo, o que você pode perder caso não invista nessa estratégia.

Entenda todas as desvantagens:

Não conseguir resolver os problemas técnicos de forma rápida

Um provedor de internet tem como produto principal oferecer, é claro, internet. Uma vez que adiciona outros serviços, todos precisam manter o mesmo patamar de qualidade e o suporte a eles devem ser tão bons quanto da sua internet, ou seja, prestar atendimento ágil.

Não poder oferecer outros serviços

Esse é um ponto muito negativo, e que na hora de potencializar seus lucros, irá te prejudicar bastante, porque os usuários estão sempre em busca de novas experiências.

Lucratividade

Todo investimento pede um bom retorno, certo? Quando buscamos essa alternativa, é pensando nos benefícios que ela pode trazer no futuro. Se fizer uma pesquisa aprofundada, logo entenderá a importância do mix de produtos nesse lucro.

Uma empresa que oferece apenas um serviço — principalmente no campo da internet que é tão concorrido — estará fadada a manter uma porção de clientes muito limitada, e até mesmo, ter prejuízos.

Oportunidade de vendas perdidas

Para entender o quanto você pode perder oportunidades de vendas, vamos ao exemplo da bala de goma falada mais acima. É por esse caminho que você irá seguir, se privando em vender apenas o serviço de internet.

Estagnação da empresa

Agora chegamos em um dos pontos mais importantes e que precisa ser evitado: a estagnação da sua empresa. Hoje em dia, as pessoas estão mudando o tempo todo, seja em gostos ou necessidades, com tantas novidades e possibilidades que existem em vários setores, ninguém está sempre no mesmo lugar.

Como empresário(a)s precisamos adaptar a essas mudanças, se não vamos cair na estagnação, e depois dela, provavelmente virá uma queda contínua.

Como definir o mix de produtos?

Agora que ficou evidente a importância do mix de produtos, vamos ensinar um passo a passo para você adicionar essa estratégia na sua empresa.

Identifique o público

Para não errar na hora de planejar seu mix de produtos, primeiro identifique o público-alvo que quer atingir.

As pessoas têm objetivos diferentes quando vão contratar um serviço de internet, conheça os principais da sua região, e invista em uma variedade de produtos que será útil ao seu cliente em potencial.

Se sua região tem muita procura de internet para lojas e empresas, que tal adicionar em seu catálogo de produtos telefonia ilimitada voltada para o comercial.

Esteja sempre antenado com as novidades

Seu mix de produtos precisa estar sempre antenado nas novidades, para não ser ultrapassado pela concorrência. Estabeleça metas e organize um planejamento focado em conhecer as novidades que surgem no decorrer dos anos.

Uma dica interessante é programar períodos durante um ano, para que essa pesquisa seja feita, exemplo, em cada novo trimestre buscar no mercado o que as pessoas estão procurando em serviços de internet e relacionados.

Avalie frequentemente a relevância de cada produto

Adicionar um produto sem relevância é extremamente desnecessário, te trará gastos e vai gerar pouco ou nenhum lucro. Caso tenha adicionado um produto que traga mais problemas do que qualquer outra coisa, retire-o do seu mix. A variedade precisa ser boa, caso contrário é perda para o seu bolso.

E, para evitar essas dores de cabeça. o fornecedor deve ser bem escolhido, vamos falar sobre eles logo abaixo.

Como escolher um bom fornecedor para o seu mix de produtos?

Neste tópico vamos te ajudar a entender a importância do bom fornecedor para o seu mix de produtos.

Falamos anteriormente que não basta fornecer uma variedade de produtos, se eles não forem bons. O provedor de internet por sí já é um ramo que enfrenta muitas dificuldades inevitáveis, como uma chuva forte que prejudica o sinal, ou alguma interferência inevitável.

Dessa maneira, encontrar bons fornecedores é fundamental, para evitar os problemas que podem ser suprimidos.

Avalie se o fornecedor tem uma grande variedade de produtos e marcas

Fornecer uma grande variedade de produtos é o ponto chave para escolher, assim você consegue montar um pacote com o mesmo fornecedor, ainda, tem muito mais chances de conseguir descontos, o que nos leva para o próximo passo.

Verifique se o fornecedor escolhido possibilita descontos para grandes quantidades de produtos e ainda como funciona os pagamentos. É importante que tenham maneiras facilitadas e condições exclusivas para lojistas e empresas.

Saiba se o fornecedor tem um bom atendimento

Assim como na sua empresa o atendimento é essencial, para escolher o fornecedor também é necessário, afinal, você será o cliente deles.

Ter garantia de que terá sempre alguém a disposição para resolver possíveis problemas, é um dos requisitos, e ainda opte pelo atendimento personalizado e evite transtornos ao tentar uma comunicação com a empresa.

Verifique as condições de frete

Tanto para você provedor, quanto para o cliente, as condições de frete precisam ser as melhores.

Valores baixos e certificação de que os produtos chegarão em condições excelentes é importantíssimo. Um bom fornecedor irá adaptar as condições de frete da melhor maneira possível.

Agora ficou bem claro a importância do mix de produtos para o fornecedor de internet, não é mesmo? Se você está buscando expandir seu negócio e ter ótimos lucros, essa estratégia precisa ser implementada na sua empresa. Continue acompanhando o Descomplik para mais dicas para você e seu negócio!

Até o próximo post!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *