Adobe Systems

Já ouviu falar? Photoshop do #Audio simula e transforma qualquer voz!

A Adobe fez um evento na quarta-feira (2) para apresentar as novidades para a Creative Cloud, mas o que mais chamou a atenção não foi nenhum recurso novo do Photoshop. Uma das demonstrações da empresa foi o Project VoCo, uma ferramenta que permite editar a fala de qualquer pessoa, trocando palavras ou até mesmo acrescentando algo que nunca foi dito.

black-mirror-ash

O Project VoCo foi demonstrado pelo desenvolvedor Zeyu Jin, da Adobe. Segundo o Creative Bloq, para simular a fala de uma pessoa, a ferramenta precisa de cerca de 20 minutos de áudio já gravado para funcionar bem. Com essa amostra, o Project VoCo faz uma “representação notavelmente precisa da voz gravada do locutor”, nas palavras da publicação.

E o processo de editar uma fala é tão simples quanto abrir uma caixa de texto, apagar o que foi pronunciado e digitar o que você quer que a voz da pessoa diga, imitando o timbre e o sotaque dela. O algoritmo reconhece as nuances da fala da pessoa e faz a mágica:

adobe-project-voco

A Adobe confirmou a existência do Project VoCo ao The Verge, mas não informou quando pretende lançá-lo comercialmente. “Ao gravar vozes, diálogos e narrações, as pessoas muitas vezes gostariam de mudar ou inserir uma palavra ou algumas palavras devido a um erro cometido ou simplesmente porque elas gostariam de mudar parte da narrativa”, diz a empresa.

Essa “edição da realidade” nos leva a algumas implicações éticas e deve causar muita discussão quando o Project VoCo for liberado ao público. Especialmente porque, como a gente sabe, a raça humana sempre encontra um jeito de utilizar uma ferramenta para fins a que ela não foi designada — às vezes não muito nobres. Ao mesmo tempo, essa tecnologia pode mudar a forma como o mundo trabalha com áudio e fala.

Gostou? Essa noticia veio do TecnoBlog

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket