Como Escolher uma Boa Placa de Vídeo para seu PC

A escolha da placa de vídeo é sempre um assunto sério para aqueles que buscam ter a melhor performance nos games ou para trabalhar com editores de vídeo e projetos gráficos. Afinal, é insuportável precisar esperar a renderização de um projeto ou ficar sofrendo lags no meio de uma partida.

O que considerar ao escolher minha placa de vídeo?

As placas de vídeo possuem alguns parâmetros que devem ser levados a sério, é claro que os números que mais saltam aos olhos certamente são os melhores, mas isso também influencia diretamente no preço. As placas mais atuais são também as mais robustas, porém, isso não significa que usar uma linha mais antiga será desastroso.

Devemos ir por partes e levar em conta as especificações principais. A unidade de processamento gráfico (GPU) costuma ser o primeiro item. O clock da GPU é medido em MegaHertz (MHz), que indica a velocidade de comunicação da placa.

Outro item que tem muito peso para o consumidor é a quantidade de memória. Ela funciona da mesma forma que a RAM, é uma memória de armazenamento temporário que guarda todas as informações gráficas para aumentar sua performance.

Muitas memórias de placas de vídeo operam com GDDR ao invés de DDR, e isso faz bastante diferença. É como as SATAs e SSDs no caso dos HDs, ainda que um seja menos robusto em números, seu hardware é mais atual e rápido. Não se esqueça disso se ficar assustado ao perceber que uma placa atual com tanto processamento de GPU pode ter poucos GBs de processamento RAM.

Saber interpretar os dados é capaz de te salvar um bom dinheiro e satisfazer suas necessidades, não fique desanimado se não puder comprar o último lançamento, com um design robusto. As principais marcas do mercado estão atentas para todos os públicos consumidores.

Dê atenção a capacidade de processamento, memória, overclocking e, acima de tudo tenha consciência de que mais fatores são importantes para a qualidade total de sua máquina: a quantidade de RAM e o processador. Além disso, certifique-se de que sua placa mãe é compatível para evitar dores de cabeça e reembolsos. Na PC Specs você pode verificar todos os dados relevantes para sua pesquisa.

Algumas placas de vídeo para pc que merecem sua atenção

GeForce GTX 1060

As séries da GeForce dispensam apresentação. Essa aqui, por exemplo, possui 192 bits de banda, 3 GBs de memória gráfica, 1554 MHz de GPU e capacidade de expansão para até 4 monitores. Capaz de rodar todos os games de oitava geração, preparada para os de nona e VR. É uma placa para gamers dedicados, com um sistema nativo de ventoinhas.

GeForce Galax GT 1030

Versão sólida e igualmente de grande qualidade, com 64 bits de banda gráfica, 2 GBs de memória e 1151 MHz, é ideal para dar um boost em qualquer PC e prepará-lo para a nova geração com qualidade tradicional GeForce.

GeForce GT 710

Outra linha sólida e acessível, que se adequa tanto à oitava geração, como para trabalhar com a melhor qualidade possível. Suas características são muito parecidas com os títulos mais antigos da linha 1030.

E as placas de vídeo para notebook?

Esse é um assunto que gera muitas buscas. É preciso, então, levar alguns fatores em conta: os notebooks são aparelhos extremamente compactos, uma placa de vídeo simples para PC já é mais espessa que um notebook moderno. Sua estrutura é produzida pensando na mobilidade, isso não muda a capacidade que esses aparelhos têm em relação à games, mas fica tudo mais delicado nesse ponto. As placas de vídeo são nativas por motivos de compatibilidade e estrutura.

Você pode ter um ótimo desempenho jogando e trabalhando com seu notebook, a nossa série de Notebooks gamer não deixa dúvidas sobre essa constatação, porém, produzir placas individuais para substituição em notebooks, seria um trabalho com custos operacionais desinteressantes para as empresas. É melhor escolher um bom notebook gamer do que comprar peças usadas e correr riscos de compatibilidade e danos ao aparelho.

Cada dia mais o mercado de placas de vídeo fica acessível, os games estão se desenvolvendo em um ritmo entusiasmante para o mercado, que quer atingir todos os perfis de consumidores.

A iByte tem um carinho especial pela comunidade gamer e, por isso, possui uma série de placas de vídeo variadas para todos os gostos, demandas e perfis. Confira nossas categorias e, para continuar lendo artigos relacionados, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket