Estado americano utiliza iPad para auxiliar nas eleições em Oregon

 

 

Alguns moradores do Estado norte-americano do Oregon tiveram a oportunidade de utilizar a tecnologia para votar em suas eleições que aconteceram ontem, dia 8 de novembro de 2011. 

 

Cinco condados do Estado usaram o tablet da Apple para votar, segundo informações da Associated Press.

 

Os moradores do Estado realizaram eleições para escolher o substituto de David Wu, deputado federal pelo Estado do Oregon deposto após se envolver em escândalos.

 

Para atender eleitores com deficiência em locais de votação, uma equipe estava disponível para levar o iPad para asilos e centros comunitários, permitindo, assim que aquelas pessoas que não pudessem comparecer ao local da eleição, também tivessem a oportunidade de votar. 

 

A portabilidade do aparelho e sua a facilidade de uso promove uma ampliação da democracia, permitindo, assim, que mais pessoas participem do processo de eleição.

 

A Apple doou cinco iPads para os testes e o Estado do Oregon gastou US$ 75 mil para desenvolver o programa. 

 

Como funciona:

 

Com o aparelho, o eleitor precisa apenas tocar na tela para escolher o candidato desejado. Após o voto, a confirmação é impressa por uma impressora conectada ao tablet ou pode ser enviada pelo correio. 

 

Para os eleitores com problemas de visão, era possível aumentar as letras e mudar as cores da tela do iPad.

 

O maior motivo pela decisão de usar iPads foi a necessidade pela substituição  de aparelhos mais antigos, antes utilizados para este fim. Eram usados dois velhos notebooks, mas o processo de configurá-los para eleição era complicado.

 

Descomplick!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket