O que é TV 4K? Saiba tudo sobre esta tecnologia!

A TV 4K é uma tecnologia emergente que possui uma resolução de 3.840 x 2.160 pixels, resultando em 8 milhões de pixels no total, sendo quatro vezes o número da Full HD (1920×1080), portanto, trata-se da tecnologia que tende a dominar o mercado nos próximos anos. Se você chegar bem próximo à tela, você consegue apreciar a nitidez da TV 4K, a qualidade é, sem dúvidas, surpreendente. E você, se interessou para saber mais sobre esta tecnologia? Acompanhe o nosso post e descubra agora!

Qual é a diferença entre 4K e Ultra HD?

Para o consumidor médio que está em busca de uma nova TV, esses termos significam a mesma coisa. O 4K é o termo mais usado, mas você também encontrará pessoas chamando-o de Ultra HD ou UHD. Entretanto, há uma pequena diferença que você precisa saber.

O 4K verdadeiro possui uma resolução de 4096×2160, que foi introduzida pela primeira vez, exclusivamente, nos cinemas digitais. Já o Ultra HD ou UHD detém uma resolução de 3840×2160, que é a resolução presente nas TVs que estavam sendo vendidas nas lojas até então.

Portanto, tecnicamente, 4K é o termo errado para telas e conteúdo de 3840×2160, mas é dito com tanta frequência que dois termos são inseparáveis.

O que a TV 4K oferece?

Simplesmente, a resolução da TV 4K adiciona a melhor definição e clareza. O resultado são imagens tão reais, que mais parece que você está olhando através de uma janela, do que de assistindo TV.

A TV 4K é especialmente eficaz em telas muito grandes, então, o ideal é você optar por um aparelho de 55 polegadas ou maior. Assim, você irá aproveitar toda a qualidade da sua TV nova. O efeito é mais perceptível quando você compara a TV 4K com outra TV do mesmo tamanho.

Por exemplo, se você tem uma TV HD de 50 polegadas e faz um upgrade para uma 4K do mesmo tamanho: você coloca quatro vezes o número de pixels na mesma quantidade de espaço e isso cria uma imagem visivelmente mais densa com detalhes mais refinados.

Preciso sentar mais perto da TV 4K? Mito ou verdade?

Para tirar o melhor proveito do 4K, é recomendado que você se sente mais perto da tela do que faria com o HD. A resolução extra e a densidade de pixels aumentada são ainda mais palpáveis, quando você se senta mais à frente para aproveitar ao máximo sua TV. Afinal, preencher mais do seu campo de visão contribui para uma experiência mais imersiva.

Mas, é quero que isso não quer dizer que não há benefícios se você quiser assistir mais distante da TV. Fazendo isso, você conseguirá perceber mais profundidade na resolução da imagem, com cores mais nítidas e os objetos na imagem ainda irão parecer sólidos e tridimensionais.

O que eu preciso para tirar o máximo de proveito da minha TV 4K?

Embora a TV 4K aumente o tamanho das imagens HD e tenha a alta definição padrão para 4K, você consegue tirar ainda mais proveito da sua imagem quando utiliza uma fonte 4K nativa. Isto é, alguns serviços de streaming utilizam tecnologia 4K para transmitir seus conteúdos, como Netflix e Amazon, Apple TV e players de Blu-ray Ultra HD.

Todas as TVs 4K suportam streaming 4K?

Atualmente, é possível dizer que sim. As primeiras TVs 4K lançadas em 2013 não conseguiam transmitir os streamings de 4k, como o próprio Netflix. Contudo, hoje, toda TV 4K que você encontra no mercado é capaz de transmitir os conteúdos dos serviços de streaming em 4K.

Qual velocidade de internet você precisa para usar a TV 4K?

Geralmente, os serviços de streaming, como a Netflix e a Amazon Prime, já funcionam bem com uma velocidade de 15 Mbps para transmitir conteúdo em 4K.

Contudo, a conexão de internet precisa ser estável, pois se você tiver uma conexão que oscila, o 4K voltará a ser HD e logo voltará a ser 4K novamente. Isso pode resultar em uma imagem “embaçada”.

Talvez você já tenha percebido isso quando os serviços de streaming iniciam um programa em baixa resolução e de repente aumentam a qualidade para HD e UHD após o buffer inicial.

É claro que você quanto mais pessoas estiverem usando a rede Wi-Fi quando você estiver assistindo na sua TV 4K, maiores as chances da qualidade de imagem ficar oscilando. Nesse caso, quanto maior a sua banda, melhor!

O que é Blu-ray UHD?

Em resumo, os discos Blu-ray Ultra HD têm uma capacidade muito maior do que os discos Blu-ray padrão e podem transportar as informações necessárias para armazenar vídeo 4K sem a compactação de sites de streaming. Basicamente, é a melhor forma de 4K que você pode assistir em casa.

Atualmente, existem muitos players de Blu-ray UHD. A Microsoft, por exemplo, oferece uma alternativa acessível no Xbox One, que reproduz Blu-rays 4K juntamente com os jogos.

E quais as conexões eu preciso para assistir 4K?

Gostaríamos de dizer que um cabo HDMI já basta e deixar por isso mesmo, mas infelizmente não é assim tão simples.

O problema aqui é que nem todos os cabos HDMI são iguais. Existem várias versões/padrões de HDMI desde que a conexão digital apareceu pela primeira vez. Inclusive, a última especificação v2.0 HDMI foi definida especificamente com os feeds 4K em mente.

A vantagem mais significativa do HDMI 2.0 é que eles suportam maior largura de banda de dados e, portanto, permitem a reprodução de feeds 4K com amostragem de cores completa (chamada 4: 4: 4) a taxas de quadros de até 60 FPS. A maioria das principais marcas de TV 4K, agora, possuem compatibilidade com o HDMI 2.0 em suas TVs atuais – Philips, LG, Sony, Panasonic e Samsung estão todas devidamente atualizadas com o HDMI 2.0.

Como posso criar meu próprio conteúdo em 4K?

Sim, isso é possível. Existem câmeras domésticas capazes de produzir uma qualidade 4K surpreendentemente boa. Dois dos melhores exemplos são a câmera de vídeo Sony FDR-AX700 e a câmera Sony A6400.

Muitos smartphones modernos também são capazes de capturar vídeo em 4K, incluindo o iPhone 8 e o iPhone X, da Apple. É claro que a gravação em 4K é suportada há muito tempo na parte superior do mercado Android, e a captura de vídeo em 4K está presente em Flagships atuais, como o Samsung Galaxy S10 e o LG G6.

E aí, conseguiu entender mais a fundo sobre a tecnologia 4K? Aposto que você está tentado a ter uma TV 4K para assistir seus programas, séries e filmes favoritos, não é mesmo? Confira as opções de TV 4K disponíveis disponíveis na loja online da ibyte. Com certeza, a sua TV está te esperando aqui!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *