windows-10-upgrade-2

O que você precisa, ou quer, saber sobre o upgrade para Windows 10

windows-10-upgrade-1

É verdade que o Windows 10 é upgrade gratuito, até para quem tem Windows pirata?

Sim, e não. Se você tem um sistema rodando Windows 7 ou Windows 8, que esteja devidamente licenciado, você tem sim, direito ao upgrade gratuito para o Windows 10. Este upgrade deve ser feito em um período de até 18 meses a contar da data de lançamento que é 29/07/2015, entretanto, depois de feito o upgrade, você poderá utilizá-lo, e tê-lo atualizado pelo tempo que quiser. Não há data de expiração.

Quando aos piratas, bem… dizem que é possível fazer o upgrade, já vi gente ‘reclamando’ que não, mas o sistema será barrado no Windows Update, e como os ciclos de atualização do sistema devem ser mais curtos agora, fica a sugestão: compre um licença!

 

Como saber se meu computador suporta o Windows 10?

Esta é bem fácil, se você está rodando Windows 7 SP1 ou 8.1 (S14), procure o ícone do “Get Windows 10” app na bandeja do sistema, ele aparece como um pequeno símbolo de janela, adotado pelo Windows 8. Clique nele e reserve sua cópia do Windows 10, e ele fará a verificação para descobrir se seu computador é compatível.

De forma simplificada, você precisa 1Gb de RAM para a versão 32 bits (o ideal são 2Gb), e 2Gb de RAM para a versão 64 bits (o ideal são 4Gb).

“Ahhhh, mas não está aparecendo o ícone para mim”, neste caso, você precisa atualizar seu Windows. Abra o Windows Update, e marque TODAS as atualizações disponíveis com duas exceções: (1) não marque as atualizações de idioma; (2) caso você use antivírus, não marque o Windows Defender. Depois que todas as atualizações tiverem sido feitas, você verá o ícone.

 

Ok, deu certo, mas ele quer que eu espere, tem como eu instalar logo?

Sim, tem. Vá até esta página, no site da Microsoft e baixe o instalador correspondente ao seu sistema. Se você não sabe qual é, vá até o Painel de Controle do seu Windows atual, escolha sistema e procure por qualquer indicação de ’32-bit’ ou ’64-bit’, se seu computador for mais antigo, é provável que ainda seja 32 bits, se for mais novo, 64 bits. Daí é só baixar a versão correspondente, executar e escolher a opção “Atualize este computador agora”.

O aplicativo baixará cerca de 3Gb do site da Microsoft e fará a atualização.

Aproveitando, se você tiver mais de um PC em casa, este mesmo aplicativo, permite que você crie um pen-drive ou DVD de instalação, o que evitará o múltiplos downloads.

 

Porque a atualização é gratuita? Qual a pegadinha?

Não há pegadinha, a Microsoft quer combater a fragmentação. Hoje, os 1,6 bilhões de usuários de Windows estão divididos entre Windows XP, Vista, Windows 7, Windows 8, 8.1 e Windows Phone. Quanto mais usuários migrarem para o novo sistema, maior será o mercado para a compra de aplicativos na loja interna do Windows. Além disso, a empresa está unificando todo seu ecossistema, e aplicativos desenvolvidos para desktops Windows 10, também funcionarão em smartphones e tablets que rodem o sistema operacional.

windows-10-upgrade-2

Minha conexão é lenta, baixar 3Gb demora muito tempo!

Bem, neste caso, você precisará aguardar um pouco, até que a Microsoft comece a vender mídias físicas nas lojas.

 

Eu tinha um Vista, e comprei o upgrade para Windows 8, posso fazer o upgrade gratuito para o 10?

Não importa como você chegou ao Windows 7 SP1, ou ao Windows 8.1, se você está usando um destes sistemas operacionais sem ter recorrido à pirataria, você tem direito ao upgrade gratuito (exceção feita a quem usa versões RTM, ou seja, grandes empresas).

 

Se o Windows anterior era 8, porque este agora é 10?

Não existe explicação oficial, mas a teoria mais aceita é a de que programadores mais descuidados diferenciavam a versão do Windows, para verificar a compatibilidade, no começo dos anos 2000 usando “Win 9” para identificar Windows 95, 98 e 98ME. Se alguém tentasse instalar um aplicativo caduco, fazendo a verificação para “Win 9”, em um Windows 9, receberia um falso positivo, e poderia causar um estrago no sistema. Por isso foi do 8 para o 10…

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket