4G chega às cidades da Copa das Confederações

A nova tecnologia 4G, que permite velocidade de acesso à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já está funcionando desde o último dia 30 de abril, em todas as seis cidades sedes da Copa das Confederações: Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.  

 

As operadas Oi, Claro, TIM e Vivo instalaram cerca de 3,5 mil antenas e a prestação dos serviços, tem cumprindo o cronograma estabelecido pelo edital da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

 

Outras cidades, como Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, também começaram a ter o 4G. Até o final deste ano, de acordo com o edital, os serviços deverão chegar a todas as sedes da Copa do Mundo, o que incluirá Cuiabá, Manaus e Natal.

 

A cobertura inicial, exigida pela Anatel, é de 50% de área urbana da cidade-sede. A prioridade será para os corredores de circulação dos turistas e moradores, redondezas dos estádios, pontos turísticos e de grande concentração de pessoas. 

 

O cronograma da Agência Reguladora prevê a expansão do serviço para todas as cidades com mais de 500 mil habitantes, até maio de 2014. Em 2015 os municípios com mais de 200 mil, enquanto as cidades com 100 mil, em 2016. A tecnologia deverá chegar aos municípios entre 30 e 100 mil habitantes só no final do ano de 2017.

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket