Carro elétrico dobrável é exibido na Europa

 

Na última semana foi apresentado na European Comission de Bruxelas (Bélgica) um novo modelo de um automóvel elétrico e dobrável. Isso mesmo, um carro dobrável.

 

O automóvel foi desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em parceria com sete empresas sediadas no País Basco (região que fica ao norte da Espanha)

 

O veículo se chama Hiriko e promete revolucionar problemas como: poluição nas grandes metrópoles e a falta de espaço urbano. O nome pode até parecer japonês, mas significa “urbano” em basco.

 

Ele ocupa em média 1/3 do espaço que um automóvel tradicional ocuparia e diminui em 40% o seu tamanho quando está dobrado. Ele conta com quatro motores elétricos, um em cada roda, e não precisa de caixa de marcha. As rodas do veículo giram em até 360 graus o que facilita ainda mais as manobras para o estacionamento. Ele chega a percorrer 120 km com apenas uma carga na bateria de lítio e atinge 90 km/h de velocidade. O porta-malas conta com 300 litros dependendo da sua configuração.

 

 

O carro no modo normal

 

O carro já dobrado

 

 

Este projeto nasceu de um programa de incentivo econômico, financiado com fundos sociais europeus, para estimular a criação de emprego no País Basco.

 

Segundo o presidente da comissão Europeia: "Hiriko é um carro elétrico pequeno, dobrável e inteligente, mas é também muito mais do que isso. É a inovação social europeia no seu melhor".

 

O modelo será testado inicialmente na cidade de Malmo (Suíça), mas cidades como São Francisco (EUA), Berlim (Alemanha) e até Florianópolis já demonstram interesse em sediarem testes do veículo.

 

A sua comercialização deve acontecer em meados de 2014 e o preço ficará entre 12,5 mil euros, o que equivale a R$ 28,6 mil reais.

 

Nada mal não é?

 

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket