Dica: Como reduzir a fadiga visual após usar o computador

 

 

 

Olhos vermelhos após uma longa sessão de jogos, sensação de que eles estão “secos”, coceira, irritação e sensibilidade mais elevada à luz, caracterizam a “Síndrome da Visão de Computador” (CVS – Computer Vision Sindrome).

 

Quem passa horas em frente ao PC jogando ou navegando na Internet sabe muito bem o que significa esse incomodo. Para evitar esse desconforto e manter o bem-estar dos seus olhos, pequenas dicas podem resolver esses problemas.

 

É importante escolher com cuidado o local onde vai ficar seu PC. Não pode ser uma sala muito escura que force sua visão e nem uma muito clara, que force seus olhos a ajustarem o foco com mais freqüência.

 

Durante o dia: Coloque a tela de seu computador perpendicular a uma janela para aproveitar a luz natural, posicionado-a para evitar reflexos. Cortinas e persianas também podem ajudar a controlar o nível de luz durante certas horas do dia.

 

Durante a noite: Não use lâmpadas de teto, o ideal é usar algo que ilumine a mesa e o monitor de forma indireta, evitando grandes diferenças de contraste. Uma pequena luminária de mesa entre a parede e o monitor, gerando uma iluminação difusa, é uma ótima opção. Na hora de escolher a lâmpada, prefira modelos identificados como “luz natural” e de baixa potência.

 

Aplicativos: Usuários do Chrome podem usar a extensão “Gimme a Break!”, para lembrá-lo de fazer uma pausa para “descansar os olhos”. E os do Firefox têm como opção a Auto Timer que a cada 20 minutos que você passa olhando para a tela, bastam 20 segundos olhando para algum outro lugar para “descansar” os olhos. 

 

Sites: Reduza o brilho da sua tela e depois use o guia de calibração do site Lagom.nl para calibrar corretamente seu monitor.

 

Óculos: Por fim, há óculos especiais para uso em frente ao computador, como os modelos produzidos pela Gunnar Optiks. A empresa afirma que seus óculos reduzem reflexos e ajudam a manter os olhos lubrificados. Normalmente fazemos isso piscando, mas estudos mostram que temos tendência a piscar muito menos enquanto olhamos para uma tela.

 

Com essas dicas você pode evitar enxaquecas e desconforto nos olhos, cuidando do bem-estar da sua visão. Fica a dica 🙂

 

Fonte: idgnow

Leave a Comment