Mozilla e Telefônica irão lançar concorrente para Android

 

As gigantes Mozilla Fundation e Telefônica Digital em parceria com a fabricante de chips

  Qualcomm irão lançar na Mobile World Congress (Barcelona) uma nova plataforma para tablets e smartphones para concorrer com o Android e iOS.


A novidade utilizará a tecnologia HTML5 (uma evolução da clássica linguagem HTML) e será desenvolvida inteiramente em Linux. As empresas irão desenvolver também celulares e aplicativos para este projeto.


O sistema será bem mais leve e poderá ser rodado em aparelhos mais baratos que contam com uma configuração mais simples. O intuito do lançamento é popularizar o uso de smartphones entre as classes mais baixas, focando o mercado de países emergentes.


"Com este novo lançamento vamos ter um modo de levar os smartphones para as massas dos mercados emergentes". Disse Carlos Domingo (diretor de desenvolvimento de produtos e inovação da Telefônica).


O desafio da nova empreitada parece ser grande para a Mozilla, pois como se sabe hoje em dia o mercado de sistemas operacionais móveis é totalmente dominado por apenas duas multinacionais, Google e Apple. Outras empresas de grande renome também tentaram fazer sucesso no segmento, mas estão se mostrando quase irrelevantes para o mercado.


"Ainda há dúvidas sobre o apoio da indústria em geral à nova plataforma aberta, mas a Telefônica identificou com sensatez um aliado experiente em HTML5, como é a Mozilla", avalia Geoff Blaber, da consultoria CCS Insigt.


Só o tempo dirá se este projeto terá ou não o sucesso esperado, mas só a notícia do lançamento já gerou uma grande expectativa entre os amantes do mundo tecnológico.

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket