Os supercomputadores mais poderosos do mundo

 

Imagine os computadores com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Agora tente adivinhar onde eles estão, quais empresas os detêm, entre outras informações. Pois foi justamente as respostas para essas questões que a Internacional Supercomputing Conference, que aconteceu este ano em Hamburgo, na Alemanha, respondeu em uma lista de Top 500 dos supercomputadores do mundo.

 

A lista não inclui computadores de governos, considerando apenas de empresas privadas. Para ver os infográficos dos supercomputadores e as classificações por país, empresa, processador, sistema operacional, velocidade ou utilização é só acessar o site da BBC.

 

Uma informação importante para os leigos da supertecnologia: o computador mais rápido do mundo é o Cray’s Jaguar, que pertence à Leadership Computing Facility. Ele tem capacidade de processamento de 1.75 petaflop/s executanto o benchmark de Linpack. Complicou? Essa é uma unidade de medida para computadores muito, muito velozes. Se quiser entender melhor essa unidade de medida, a Wikipédia dá uma forcinha.

 

Entre os países não foi uma grande surpresa: os Estados Unidos têm os supercomputadores mais poderosos do mundo.

 

A IBM já está providenciando o computador mais veloz do mundo. Ele se chama Sequoia e terá capacidade de processamento de 20 petaflop/s. Confira no vídeo!

 

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket