Já não é mais nenhum mistério que a tecnologia faz – cada vez mais – parte de nossas vidas, seja nas áreas sociais, de lazer, trabalho e até da educação. É inclusive, mais comum do que pensamos encontrar mercados digitais, como lojas físicas fazendo uso de diversos tipos de negócios digitais no cardápio, nos pedidos e até mesmo nas entregas.
Você sabe, realmente, o que realmente é mercado digital? Quais são as características que se enquadram como tal e por que investir nele? Se o seu interesse é saber mais sobre esse universo, hoje é seu dia de sorte. Pois, elaboramos um conteúdo completo sobre o assunto. Confira!
Afinal, o que é o mercado digital?
Para entender o que é mercado digital, vamos primeiro definir o que é mercado. É considerado como mercado todo o lugar em que usuários e clientes podem comprar, vender ou trocar itens. Dessa forma, o mercado digital é um processo online de compra e venda. Ou seja, tudo o que é comprado, vendido ou trocado na internet.
Por que investir no mercado digital?
Muito além do que apenas entender o que é mercado digital, é importante entender como ser um empreendedor na atualidade. A maioria dos clientes já não buscam diretamente em lojas físicas, eles costumam primeiro estudar as opções online, podendo comprar sem sair de casa.
Sendo assim, expandir o seu mercado para o digital é uma ótima forma de buscar novas oportunidades de venda e auxiliar em seu crescimento. Lembre-se: tanto o presente quanto o futuro estão cada vez mais tecnológicos, e ninguém quer ser largado para trás, não é mesmo?
Como trabalhar no mercado digital?
Ao compreender melhor sobre o que é e porque investir, chegou a hora de conhecer as formas de se trabalhar com o mercado digital. Para isso, trouxemos abaixo os tópicos mais importantes para serem observados, estudados e colocados em prática se o desejado é ter um negócio de sucesso.
Ficou curioso? Então, embarque conosco neste conteúdo e veja quais são os passos importantes que devem ser seguidos na hora de alavancar o seu negócio no online:
Faça um planejamento
Antes de qualquer ação, é crucial fazer uma pesquisa e planejamento. Entender onde o seu cliente está, como ele se comporta na internet e o que ele quer ser oferecido é o primeiro passo.
Defina um público-alvo específico e estude para encontrar seus rastros de comportamento online: eles são do tipo que pesquisam antes de comprar ou são daqueles que compram o primeiro que produto que vêm? Eles são mais interativos ou mais na deles? Entender como o seu cliente se comporta é a chave para conseguir oferecer um mercado voltado à ele e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Entenda os três principais pilares: o que, como e onde vender. Afinal, ter uma estratégia digital é essencial para conseguir acertar em cheio o seu cliente em foco.
Escolha uma plataforma
Depois que o estudo foi feito, é hora escolher um local online para colocar a sua empresa. Entretanto, antes de fechar com uma determinada plataforma, lembre-se de considerar a sua persona. É a partir dela que o lucro virá, portanto deve estar de acordo com as expectativas dos clientes.
Por exemplo, pessoas um pouco mais velhas – 40 a 60 anos – são mais acostumadas com marketplaces. Os que estão na média dos 30 anos costumam confiar em sites específicos de lojas. Enquanto isso, os mais novos são muito mais adeptos ao fácil, rápido e barato.
É importante estudar as políticas de cada site ou plataforma que você for escolher para trabalhar. É necessário analisar qual das especificações e auxílios são mais compatíveis ao seu momento atual. Compare duas, três ou quatro possibilidades e veja qual é a melhor para o seu segmento.
Divulgue sua loja virtual
Agora, não basta estar na internet se os seus clientes em potencial não sabem disso. Desse modo, a divulgação é essencial! A melhor forma para fazer isso acontecer é por meio de uma rede social, especialmente quando usada para anúncios pagos. Afinal – a curto prazo –, é uma maneira sólida de captar a atenção de possíveis consumidores.
Entender qual a importância das redes sociais para o seu negócio é a chave para conseguir traçar uma estratégia, pensar em publicações e muito mais.
Qual a melhor rede social para o seu negócio?
Quando falamos de prestação de serviços de empresas para empresas, por exemplo, o ideal é direcionar a sua estratégia para o Linkedin. Caso você trabalhe com produtos de beleza e lazer, especialmente para pessoas entre 18 a 25 anos, o Instagram é o ambiente mais indicado. Por isso, estude os concorrentes que estão tendo bons resultados e tente entender a rotina dos compradores.
Ofereça um bom atendimento
Mesmo sendo uma loja virtual, é preciso estar sempre atento em como deixar o cliente satisfeito. Porque, muitas vezes, eles vão querer entrar em contato contigo, tirar dúvidas e até mesmo fazer certas reclamações. É aí, que há a necessidade de possuir um canal de atendimento claro e objetivo para cativar o seu usuário.
Além disso, pense na navegabilidade de sua loja virtual, tente se colocar no lugar do consumidor. Assim, analise se o site está com uma boa navegação e acessibilidade. Existem casos em que a página não finaliza o carrinho de compras, o que é sinônimo de perda.
O que mais se vende no mercado digital?
Caso você esteja pensando em criar um negócio dentro do mercado digital e ainda não decidiu em que área focar, trouxemos aqui os 5 produtos que mais estão vendendo online na atualidade:
- Alimentação;
- Mudança de estilo de vida;
- Pets;
- Negócios;
- Carreira.
No ramo alimentício, o que mais vem rendendo não é a comida em si, mas sim maneiras e produtos para prepará-la, já que as pessoas estão pesquisando na internet receitas e formas de cozinhar. Além disso, estamos em um momento de estilo de vida, ou seja, temos uma alta procura sobre formas de ter uma vida mais saudável.
O ramo de bichinhos de estimação também é muito rentável, porque todos querem cuidar bem de seus pets. Por fim, os cursos e produtos focados em negócios e direcionamento de carreira são um sucesso devido às pessoas que procuram melhorar e aprimorar seu negócio ou portfólio.
É claro que, se o seu ramo de desejo não está na lista, isso não é motivo para desistir! Quando feito uma boa estratégia, todo mercado pode vender bem!
E então, deu para entender o que é mercado digital? Esperamos ter ajudado você com esse momento de mudanças digital. Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos empreendedores, ou então confira como se preparar para datas sazonais! Até a próxima!
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