Uma pergunta que muitos gestores costumam fazer é: como melhorar o desempenho de vendas?
A resposta para essa pergunta geralmente é buscada em cursos, contratação de novas pessoas e construção de metas. Porém, muitas vezes a análise dos equipamentos usados pelo comercial em suas tarefas diárias acaba sendo esquecida.
Siga lendo para saber mais sobre o papel da tecnologia no aumento das suas vendas e descobrir como implantar na sua empresa de forma eficaz.
O impacto da tecnologia no desempenho do time de vendas
É importante ter em mente que já usamos o computador ou telefone na maioria das ações de venda, como entrar em contato com clientes em potencial, organizar dados, documentar processos e interagir com as pessoas.
No entanto, com a contínua evolução das tecnologias que temos disponíveis hoje, o papel da tecnologia no processo de vendas também acaba mudando e se atualizando constantemente.
Hoje já é possível usar a tecnologia para automatizar os processos comerciais, coletar mais dados e usá-los para tomar decisões mais assertivas, além de aproximar ainda mais os vendedores e consumidores.
Como utilizar a tecnologia para melhorar o desempenho da sua equipe de vendas
O primeiro passo para implantar novas tecnologias para melhorar o desempenho do seu time de vendas é na verdade estudar bem o seu negócio, os seus processos de vendas e o mercado que o seu negócio está inserido.
Além disso, é essencial analisar detalhadamente o comportamento dos consumidores do seu negócio e entender quais são os melhores canais de vendas para serem utilizados.
Desta forma, vamos agora examinar de perto as ferramentas que podem melhorar o desempenho da sua equipe de vendas.
4 ferramentas que vão melhorar o desempenho da sua equipe de vendas
1. Customer Relationship Management (CRM)
O CRM, traduzido literalmente como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta que permite que o time de vendas acompanhe todo o processo de vendas, desde o primeiro contato até as vendas.
Hoje, a maioria das grandes organizações já usa algum tipo de sistema de CRM para monitorar as oportunidades de negócios que aparecem, e então analisar o fluxo de atendimento, a probabilidade de fechamento e a velocidade do atendimento para melhorar a previsão das vendas.
2. Chatbots
Os chats de atendimento automatizado têm sido amplamente utilizados por empresas para otimizar a comunicação com os clientes.
Atualmente, vemos a expansão do mercado global de chatbots, que segundo a consultoria MarketsandMarkets, tem crescimento projetado de cerca de 30% em 2024, resultando num investimento total de US $9,4 bilhões.
No entanto, com os avanços tecnológicos, hoje já possuímos chatbots com inteligência artificial que oferecem suporte aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles permitem responder a perguntas básicas ou resolver problemas, reduzindo a necessidade de interações de atendimento ao cliente.
3. Automação de Vendas
Uma ferramenta de automação de vendas pode se mostrar muito útil para as empresas que possuem processos de venda para além da comunicação direta.
Isso acontece porque com uma boa automação, aquelas tarefas demoradas e manuais se tornam mais simples e ágeis, acelerando o fluxo de vendas e permitindo que o time de vendas se dedique a atividades mais importantes.
Confira algumas das principais funções de vendas onde a automação pode ser implementada para melhorar a eficiência e eficácia e aprimorar o desempenho de vendas:
- Prospecção: a execução de pesquisas em empresas ou pessoas em setores pode consumir muito tempo. Uma automação de prospecção pode captar informações de seu CRM ou de ferramentas e sites externos e enviá-las para a equipe comercial de maneira fácil de assimilar.
- Envio de propostas: com a integração entre o seu CRM e uma automação de propostas é possível extrair informações e preencher campos para tornar a elaboração de propostas mais fácil e rápida.
- Calendário Automático: uma automação de calendário pode agendar e atualizar a agenda de um representante comercial com reuniões com clientes, as tarefas do dia e os contatos que devem ser feitos.
4. Redes Sociais
As Redes Sociais estão recebendo cada vez mais atenção quando falamos de vendas, especialmente à medida que cada vez mais pessoas passam a comprar através da Internet.
Contudo, é muito comum que a maioria das empresas deixem as redes sociais voltadas apenas para o setor de Marketing, e o ideal é que exista um trabalho colaborativo entre os dois setores.
Uma boa dica para começar é concentrar os esforços do time de vendas em cultivar uma presença de alta qualidade nas principais redes sociais que seus possíveis clientes estão usando.
Por exemplo, para vendas B2B o LinkedIn é a plataforma ideal. Se o seu público-alvo for pessoas mais jovens, procure utilizar bem o TikTok e o Twitter.
Existem diversas formas de melhorar o desempenho da sua equipe de vendas, mas antes de buscar métodos mais complexos e demorados, tente entender como a tecnologia pode fazer esse trabalho para você.
Para conhecer outras tendências da tecnologia para empresas, baixe o nosso e-book gratuito e descubra como modernizar a sua empresa e se diferenciar dos concorrentes.