O mercado de bares e restaurantes é bastante competitivo: existem inúmeros estabelecimentos desse tipo que disputam pela preferência dos clientes. Por esse motivo, pode parecer difícil criar inovações em um mercado que supostamente já criou tudo o que poderia ser criado. No entanto, a inovação pode sim ser implantada nos estabelecimentos desse meio para atrair mais clientes.
Por isso, separamos nesse post ideias para restaurantes e bares de inovações que podem ser implementadas para a atração, retenção e fidelização de clientes.
A palavra “inovação” é muitas vezes confundida com “tecnologia”. E realmente, tecnologia e inovação andam juntas – a implementação de aparelhos eletrônicos pode impactar positivamente na experiência dos clientes com sua empresa – mas também é possível inovar com práticas simples, mas que fazem toda a diferença.
A importância da inovação para bares e restaurantes
O setor alimentício está sempre em expansão: são inúmeros os bares, os restaurantes e as marcas que competem diariamente pela atenção do consumidor. Não bastasse a alta competitividade, vez ou outra novos restaurantes surgem para entrar nessa disputa.
Por esse motivo, a inovação em food services é indispensável: para se destacar, um bar ou restaurante precisa constantemente avaliar sua forma de trabalho e buscar se reinventar para encantar e manter seus clientes.
E num segmento tão veloz e volátil, como o setor de gastronomia, em que tecnologias, tendências e comportamento dos clientes mudam em um piscar de olhos, a inovação pode te preparar para o próximo passo.
Inovar é sinônimo de manter seu negócio atualizado e competitivo, apto para satisfazer os clientes e as necessidades do mercado. Para tanto, é preciso ter o hábito de analisar a forma com que seu restaurante trabalha e procurar ideias de como ele pode ser otimizado.
No food service, o trabalho com cortesias, brindes, kits promocionais e promoções imperdíveis de inauguração são uma boa forma de atrair novos clientes e encantá-los com sua marca. Uma inovação que vem acontecendo no setor é, também, o uso de embalagens mais elaboradas e que surpreendem os clientes.
Os efeitos da pandemia nos bares e restaurantes
A pandemia do coronavírus pegou muita gente despreparada e seus efeitos foram sentidos em todos os setores. Com a necessidade do isolamento social, as empresas se viram obrigadas a mudar o seu modelo de trabalho.
Esse estado epidemiológico trouxe grande incerteza e fez com que milhares de estabelecimentos fechassem suas portas em março, sem ideia de quanto tempo a pandemia duraria.
Mas, diante de tantas dúvidas e nesse cenário incerto, os serviços de alimentação, felizmente, foram um dos que tiveram respostas mais rápidas: fecharam as portas e passaram a atender no delivery.
Junto do delivery, os atendimentos “para viagem” como o drive thru também ofereceram uma forma de se reerguer e não parar os atendimentos no setor alimentício.
Por esses motivos, podemos ver claramente como a pandemia do coronavírus causou uma aceleração em negócios da gastronomia, como bares e restaurantes, que se viram obrigados a trabalhar de formas que antes nunca trabalharam e se adaptar para continuar vendendo em um cenário incerto.
Ainda que a resposta do setor tenha sido rápida e assertiva, por outro lado é possível observar que meses depois do início desse cenário de pandemia, os empresários do meio sentem dificuldades para inovar na incerteza e manter o seu food service funcionando, principalmente sem o contato presencial com o cliente.
A experiência do cliente: presencial x online
Além de apenas comidas, os bares e restaurantes vendem toda uma experiência: sair para comer fora significa investir em comidas que normalmente não temos em casa, em utilizar um espaço agradável e ter um momento prazeroso, de descontração e conversa com nossos amigos.
Com o isolamento social e o fechamento dos bares para atendimento presencial, grande parte dessa experiência se perdeu e o relacionamento entre os estabelecimentos e os clientes voltou a ser pautado, principalmente, na comida.
Mas nem por isso a experiência do cliente precisa sair do foco dos restaurantes que agora atendem majoritariamente no delivery. Entrega rápida, atendimento humanizado e boa comida são essenciais para proporcionar uma experiência positiva aos consumidores do delivery.
Para além disso, o investimento em embalagens ou kits e brindes que acompanham o pedido também são ótimas maneiras de recriar a experiência que o cliente teria presencialmente em seu restaurante, quando receber a comida na sua casa.
Um bom exemplo são os restaurantes mais requintados, que para não comprometer a qualidade dos seus pratos no delivery, viu uma outra opção de atender os clientes nesse cenário: a entrega, por delivery, das receitas dos seus pratos junto dos ingredientes separados na medida exata para o preparo dos alimentos.
Assim, a pessoa tem a experiência de comer a comida fresca e de qualidade, sem sofrer com a perda de calor ou da textura dos alimentos no transporte. E ainda tem a experiência de cozinhar para si mesmo os pratos de um restaurante. A ideia pode parecer incomum, mas vem conquistando o seu espaço e o gosto dos clientes.
Confira nossas dicas: 8 ideias para inspirar bares e restaurantes
Agora que já entendemos a necessidade de inovar nesses negócios, vamos para as dicas que podem te inspirar a realizar a mudança em seu negócio. E é preciso deixar muito claro: inovação não significa necessariamente fazer algo que ninguém fez antes! É possível inovar a partir da observação de boas ideias e adaptá-las para sua realidade, saindo a frente dos seus concorrentes.
Abaixo você confere as 8 dicas que a ibyte separou para inspirar você, empreendedor de food services, se inspirar e impulsionar a inovação e competitividade do seu negócio. Confira:
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Comece a inovação pelo cardápio
Com tanta tecnologia, cardápios simples de papel estão perdendo o seu lugar e abrindo espaço para opções modernas, responsivas e personalizáveis. As pessoas adoram a tecnologia e novidades: incrementar seu bar ou restaurante com aparelhos que facilitam o processo de escolha de um pedido vai torná-lo ainda mais convidativo para os amantes da tecnologia.
A inovação com os cardápios pode vir na forma de tabletes e totens de autoatendimento. Assim, você dá ao cliente maior controle no processo de escolha do seu pedido e dá autonomia para ele, deixando-o muito mais a vontade.
E com as mudanças causadas pela pandemia, mesmo com o retorno dos atendimentos presenciais em bares e restaurantes, os totens de autoatendimento podem se tornar uma tendência. Isso porque eles dispensam a necessidade de interação com um garçom para realizar o pedido, diminuindo também as chances de contaminação.
Para isso, é preciso ter cuidado com a limpeza desses equipamentos e mostrar para os seus clientes todos os cuidados que são tomados por seu restaurante para trazer maior segurança em tempos de pandemia.
Restaurantes fast food, como o McDonald’s, já oferecem há algum tempo – antes mesmo da pandemia – os totens de autoatendimento, em que o cliente escolhe sua comida, realiza o pagamento e retira sua senha de forma totalmente autônoma.
Ainda relacionado ao cardápio, você pode torná-lo disponível ao cliente em suas redes sociais, blog ou site, para facilitar o acesso do seu cliente e para que ele saiba, antes mesmo de chegar no seu restaurante, quais opções terá a sua disposição.
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Tenha um ambiente convidativo
A inovação começa também pelo espaço que você oferece ao seu cliente. Lembra do que falamos acima? Comer fora é uma experiência. Por isso, você precisa se preocupar em ter um ambiente que é agradável e atrativo para as pessoas.
Uma boa dica que parece simples, mas que muitos não prestam atenção, é ter um cuidado especial com as janelas do seu restaurante. Isso porque, se a visão das janelas causar causar curiosidade em que passa na rua, maiores as chances de você atrair novos clientes.
Pensa com a gente: você já passou em frente de um lugar que não conhecia, e se sentiu impelido a entrar para conhecer somente pela visão que você teve da calçada, da fachada ou da vitrine desse estabelecimento? A mesma coisa pode acontecer com seu negócio!
Então, gaste um tempo planejando a ajeitando a visão que as pessoas que passam na rua têm da sua janela ou vitrine: seja um ambiente que parece muito aconchegante, uma cozinha dinâmica e muito movimentada, um lugar descontraído, bem decorado e colorido ou o que fizer sentido para a sua marca!
Além das vitrines, cuidar da calçada é um ponto importantíssimo também. Mantenha esses espaços limpos e igualmente convidativos. Faça da calçada espaços alternativos para que seus clientes possam escolher onde sentar: seja na sombra, no sol, ou no espaço interno do bar ou restaurante.
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Já pensou em ter um espaço temático?
Um grande diferencial que você pode ter dos seus concorrentes é tornar o seu bar ou restaurante um espaço temático. Assim, o seu negócio ganha o potencial de se tornar por si só uma atração turística da cidade.
Navegando pela internet e procurando por bares temáticos, é possível encontrar diversas inspirações como:
- Restaurante com o visual de anos 60;
- Bares com temática de espaço sideral;
- Temática safari;
- E inspirados em filmes e séries como Star Wars, Harry Potter, Alice no País das Maravilhas ou Friends.
Encontre uma temática que se encaixa com o seu negócio e transforme a experiência que seus clientes têm. Com isso, você pode criar novos pratos, bebidas e eventos igualmente temáticos para atrair sempre novos clientes.
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Noites temáticas também são uma opção!
O seu bar ou restaurante pode se beneficiar de eventos temáticos sem necessariamente mudar todo o ambiente. Para ter sempre novos consumidores, você pode criar noites temáticas que acontecem semanalmente.
O Happy Hour é o mais comum, e você provavelmente já deve fazê-lo por aí: um dia da semana em que o chopp é mais barato até um determinado horário. Mas, muito além do happy hour, você pode ter outras noites temáticas como: noite de jogos de tabuleiro e cartas, noites do karaoke e até mesmo as noites de jantar à cegas, com vendas e ambiente escuro.
Para a noite de jogos, você precisará apenas providenciar alguns baralhos e jogos de mesa e deixá-los em um local de acesso dos garçons e atendentes, para que os clientes peçam quais gostariam de jogar. Você pode, inclusive, criar um cardápio de jogos.
Para o karaokê, além de providenciar os equipamentos – como televisores, reprodutores de mídia, projetores e microfone – você pode fazer uma diferenciação entre os espaços ou até mesmo dias diferentes para receber os grupos: um dia para os amadores, e outro para os mais profissionais e amantes do karaokê.
E, para incrementar ainda mais a sua noite temática, você pode criar pratos ou drinks especiais, que são vendidos somente nesses dias.
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Tenha um drink exclusivo
Mais uma vez, pode parecer que tudo o que poderia ser inventado já foi feito por alguém quando o assunto são os drinks. Mas, ainda assim, é possível desprender algum tempo criando uma receita para chamar de sua e, dessa forma, ter um drink exclusivo do seu restaurante.
Crie algo que se destaque, que chame a atenção e que seja convidativo. Seguindo a linha dos bares temáticos, no caso de um bar com tema de Alice no País das Maravilhas, é possível criar um drink alcoólico que se assemelhe à poção que faz a Alice encolher.
Esse drink pode ser servido em copos ou taças diferenciados, com uma decoração elaborada e que o torne bastante “instagrammável”. Isto é, que faça as pessoas quererem tirar fotos e postar nas redes sociais – como nos stories do Instagram –, gerando um imenso marketing orgânico do seu bar.
Seus próprios clientes é que vão atrair outras pessoas por meio das redes sociais.
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O Pet Friendly é uma tendência!
Você já deve ter ouvido falar dos espaços pet friendly: são os bares, restaurantes e lojas que aceitam a entrada de animais de estimação por lá.
As “mães” e “pais de pet” se tornaram um nicho grande a ser explorado, e você pode colocar seu negócio no radar dessas pessoas se torná-lo amigável para os bichinhos de estimação.
Você pode, ainda, criar no seu cardápio pratos exclusivos para os bichinhos. Muito além de apenas se tornar um espaço que aceita a presença deles, seu restaurante pode se tornar um espaço que faça sentido para levar o bichinho. Você pode, por exemplo, oferecer petiscos vegetarianos que são perfeitos para alimentar cachorros ou gato.
Para isso, é importante consultar um médico veterinário que te ajude a criar regulamentações, opções de pratos e a organizar os espaços que serão pet friendly. Além do mais, é preciso ter cuidado e manter esses animais longe da cozinha, para evitar problemas com a vigilância sanitária.
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Mantenha um relacionamento com os clientes
Você não quer apenas atrair novos clientes para consumir no seu restaurante. É preciso, também, ter estratégias que ajudem a fidelizar essas pessoas, para que tenham sua marca como preferida e, até, defendam ela para outras pessoas.
Quando falamos de marketing de relacionamento, a prática mais comum são os clubes de fidelidade ou de benefícios: aquele cartãozinho, por exemplo, em que são marcados os pedidos de um cliente. “A cada 10 pedidos, ganhe um refrigerante por nossa conta”, sabe?
Esse é apenas um ponto de marketing de relacionamento, que pode envolver também um atendimento humanizado e focado na construção de relacionamento com o cliente e o atendente e personalizações na experiência do cliente.
É outra ação básica, mas que pode fazer muito sentido: ter atenção especial para datas comemorativas como aniversários dos clientes, feriados e outras datas importantes.
Por exemplo, o cliente que no dia do seu aniversário recebe de brinde do restaurante uma surpresa, como um pequeno bolo de comemoração, fica bastante encantado e satisfeito com a relação com sua marca.
Além de gerar mais uma vez marketing orgânico nas redes sociais: o cliente certamente vai tirar uma foto para publicar no Instagram. E com isso, você já sabe, mais clientes são atraídos.
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Abrace a tecnologia
Lembra do que falamos no início desse texto? Inovação e tecnologia andam juntas e, além disso, as pessoas são atraídas por inovações tecnológicas: elas despertam nosso interesse e curiosidade.
Por isso, mais uma vez, você pode vasculhar a internet e ver quais ideias estão sendo colocadas em prática mundo afora e adaptá-las para o seu espaço.
Já falamos aqui dos tabletes que substituem os cardápios ou os totens de autoatendimento: se for implementá-los, é importante se atentar e garantir os equipamentos de melhor performance. Você pode também implantar as esteiras que levam os pedidos até os clientes e que diminuem o contato social, diminuindo as chances de contaminação.
A tecnologia pode ser usada também para auxílio de sua equipe: otimize as comunicações entre os garçons e a cozinha com smartphones ou comunicadores de rádio, que vão facilitar e agilizar os processos de recebimento de pedidos.
Ah! E não podemos esquecer de uma tecnologia essencial: disponibilize internet Wi-Fi de qualidade para os seus clientes. Esse se tornou um fator indispensável para qualquer estabelecimento.
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Dica final: escute o que seu cliente tem a dizer!
Por fim, precisamos relembrar quem é o foco de todas as nossas estratégias: o cliente.
De nada adianta fazer todas essas inovações, mudanças no ambiente, no cardápio e na experiência do cliente se elas não fizerem sentido para quem consome de você. Por isso, crie o hábito de conversar com seu cliente, fazer perguntas e escutar o que ele acha da experiência.
Esse feedback é essencial para aprimorar o que precisa ser aprimorado, na visão deles, e intensificar as ações que geram maior satisfação. Dessa forma, você faz do seu restaurante um negócio customer centric: que ouve as necessidades do cliente e toma as decisões baseadas inteiramente nelas.
Com essas dicas esperamos ter te ajudado a se inspirar com inovações que podem ser colocadas em prática no seu bar ou restaurante.
Continue aqui em nosso blog! Temos dicas de ciência e tecnologia, além de dicas que podem impulsionar o seu negócio. Que tal continuar a leitura com o nosso guia de planejamento financeiro? Essa é uma ferramenta essencial que também tem um papel importante em seu negócio.
Tem alguma ideia que ficou fora da nossa lista? Deixe ela aqui nos comentários, vamos adorar receber suas dicas!
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