Gerenciar um negócio promissor e que realmente traga resultados precisamos pensar estrategicamente. Assim, muitas empresas buscam – no marketing – alternativas e propostas que façam com que a organização receba bem mais engajamento para reversão em vendas e, consequentemente, mais entrada de capital.
Mas por que muitos microempresários acreditam que investir em marketing é algo direcionado para grandes empreendimentos? Na verdade, o marketing para pequenas empresas é tão eficiente que a procura por estratégias inovadoras tem feito muitos microempreendimentos ter resultados mais reais, principalmente em momentos de crise.
Pensando nisso, e como solução para esta pergunta, nós da ibyte elaboramos, com base nas sugestões de nossos especialistas, um guia completo com os melhores recursos de marketing para pequenas corporações, que tem eficiência comprovada e podem levar a sua empresa a ter bem mais sucesso no ramo!
O que é o marketing para pequenas empresas?
O marketing é sem dúvida uma das melhores ferramentas para fazer um negócio impulsionar, pois ele leva o nome do seu empreendimento para pessoas que não faziam ideia da existência do mesmo. Isso quer dizer que, graças a essas estratégias, é possível obter um maior crescimento, conseguir novos clientes e estabelecer relevância para sua marca!
O que difere o marketing para microempreendedores daqueles mais estabilizados e conhecidos no ramo, são as ações pensadas de maneira direcionada tanto para um quanto para o outro. Por isso, antes de pensar em divulgar sua organização nas redes sociais, estabelecer metas e parcerias ou qualquer outra ação, é importante considerar aspectos básicos!
Dessa forma, quando for encontrar uma agência de publicidade, ou contratar um time próprio para cuidar da divulgação de seu empreendimento, é preciso estruturar alguns aspectos que servirão de base para todo um projeto de marketing direcionado! Conheça os três pilares fundamentais para um marketing forte!
- Conheça o cliente: essa atitude parece meio óbvia, concorda? Afinal de contas, qualquer negócio, para dar certo, precisa ter atenção às peculiaridades do público alvo. Contudo, muitos microempreendedores negligenciam esse aspecto e focam somente nas publicações a serem feitas para impulsionamento da marca.
É importante compreender que qualquer ação de marketing pauta-se em uma venda efetiva. Isso quer dizer que, para conseguirmos bons clientes, é preciso conhecê-los. Imagina só tentar vender gelo para quem mora em um iglu, você acha que eles comprariam o produto? Obviamente não, afinal de contas não é uma necessidade efetiva do público, pois eles tem gelo de monte, concorda?
É bem assim que funciona! Estudar o cliente não tem a ver somente com a linguagem adequada, branding criativo e bonito ou um slogan impactante, mas também buscar compreender qual a intenção de compra de seus possíveis consumidores, as necessidades reais que eles possuem, bem como o que faz com que eles desejem comprar o nosso produto.
- Estude a concorrência: tendo reconhecido todas as necessidades do seu público-alvo, agora é importante compreender o que seus concorrentes estão oferecendo. Esse é o momento do grande “pulo do gato”, afinal de contas o que faria com que essas pessoas deixassem de comprar de uma empresa que já conhecem para adquirir o seu produto?
Buscar um diferencial que realmente brilhe aos olhos dos seus clientes é uma maneira interessante de atrair novos e possíveis compradores. Além disso, analisando a concorrência é possível compreender os movimentos de mercado para o seu nicho, elaborar estratégias direcionadas e – inclusive – criar promoções mais atrativas.
É dessa forma que muitos microempreendedores passaram a ter mais visibilidade nos negócios, levando suas empresas para um patamar mais relevante de reconhecimento no mercado, além de terem aumentando suas vendas de maneira significativa!
- Elabore uma identidade forte: agora sim partimos para o marketing de fato! Tendo estudo o cliente e os movimentos da concorrência, agora é a hora de atribuir uma identidade forte a sua instituição. Para isso, é importante considerar o que faz da sua empresa o que ela é! Quais seus ideais, como eles se identificam com o público e como isso pode ser colocado em um branding forte!
Aqui, a agência de marketing contratada ou o setor da sua empresa responsável por divulgar as ações do seu negócio entram em ação! Eles deverão pensar – junto contigo e seus gestores – nas cores que mais representam o empreendimento, as fontes mais condizentes com os seus ideais, além de agregar elementos que trazem credibilidade, confiança e respeito à marca!
Uma identidade forte é aquela que possui conexão com aqueles que consomem sem produto ou serviço! Ninguém confia em comprar em uma empresa que esquece as individualidades de seu público, trabalha de forma genérica, faz promoções pouco atrativas ou que seleciona somente um grupo de pessoas. É preciso que os consumidores sintam-se representados e consigam estabelecer um contato de proximidade com você!
Agora que você já anotou tudo o que precisa saber antes de entrar de cabeça nas ações de marketing para o seu negócio, nós apresentamos uma série de ações ou ferramentas inovadoras, eficientes e que realmente trazem resultados para sua empresa!
Como usar o marketing para pequenas empresas? 10 atitudes promissoras!
Como já comentamos anteriormente, o marketing para pequenas empresas funciona com os mesmo recursos para grandes empreendedores, porém com o diferencial de usar essas estratégias de forma direcionada para um público-alvo específico e – muitas vezes local – concorda?
Bem, para fazer com que sua empresa receba um impulsionamento efetivo é preciso considerar as especificidades do local de atuação, entender se seus compradores buscam alternativas fora desse meio – como na internet, por exemplo – e traçar ações que falam com que ele se sinta encantado e atraído para a sua marca.
1. Selecione recursos diversificados
Quando falamos de marketing, seja para pequenas, médias ou grandes empresas, precisamos considerar o contexto em que vivemos. Com o aumento de pessoas usando redes sociais, ficou impossível não fazer parte desse mesmo contexto, pois esses canais tornaram-se locais que possibilitam vendas efetivas.
Dessa forma, é preciso colocar sua empresa em contato com pessoas por meio das redes sociais que mais recebem acesso. Nomes como Facebook e Instagram precisam estar entre os canais mais bem cuidados pela sua equipe de marketing.
Além disso, investir em um website rápido, com ótima aparência e que realmente seja acessível para o usuário é fundamental. Ele deve ser o canal pelo qual o consumidor consegue entender mais sobre o produto ofertado, consiga entrar em contato com a sua empresa e possa ter acesso a informações relevantes sobre compra, trocas e devoluções.
2. Humanize a sua marca
Outro ponto bastante importante é fazer com que sua marca tenha um caráter humanizado. Hoje a maneira como o marketing trabalha o impulsionamento de uma marca é voltado para venda de ações e não de produtos! Como assim?
Bem, digamos que alguém deseje comprar pregos para colocar na parede. Essa pessoa não está interessada diretamente no material do produto ou no valor imposto – apesar de considerar todos esses aspectos – ela quer muito mais a realização de uma vontade ou desejo.
As pessoas não compram pregos na parede, compram quadros pendurados, espelhos e um ambiente bem decorado, consegue compreender? Assim deve ser com a sua marca! Seus consumidores precisam ver um sentido mais íntimo para comprar contigo! Necessitam olhar para seus produtos e pensar neles como meios para realização de um sonho.
3. Estabeleça boas parcerias
Firmar parcerias com outros empreendedores que possuam o mesmo perfil da sua empresa é uma ótima maneira de atrair mais fregueses. Digamos que você trabalha com a venda de tecidos, que tal propor parceria com costureiras e confecções conhecidas? Isso faz com que eles divulguem seu negócio e, em contrapartida, você pode passar indicações.
Vale a pena também buscar essa amizade empresarial por meio de parcerias com influenciadores relevantes. Por possuírem muitos seguidores nas redes sociais, eles têm um alcance de divulgação maior e, graças a isso, conseguem levar o nome da sua marca para mais pessoas, o que é bastante interessante, concorda?
4. Venda com respeito à verdade
Vender um produto é vender sonhos, como falamos ali em cima! Por isso, imagina ofertar um produto ou serviço que não entregue tudo o que prometeu? Além de frustrar seu cliente, com a não efetivação de uma vontade já idealizada por ele, você também está ofertando algo que não tem relação com a verdade.
Isso é tão perigoso, que pode manchar o nome do seu empreendimento e fazer com que as pessoas não confiem mais na sua marca. Mais efetivo que um marketing de engajamento saudável é quando nossos compradores fazem o sentido oposto, e falam mal de nossa empresa, produtos ou serviços. Por isso, prometa somente o que consegue cumprir!
5. Implemente SEO e inbound marketing
Duas estratégias que têm tido bastante relevância no cenário empresarial, e levado muitos negócios a ter mais relevância e resultados positivos, são as ferramentas de otimização de buscas (SEO) e inbound marketing. Aliando esses dois recursos é possível fazer com que – com o tempo – sua empresa consiga estabelecer um novo patamar de vendas.
O SEO reúne uma série de estratégias para conduzir seu negócio a um melhor ranqueamento nas buscas no Google. Assim, aparecendo entre os primeiros resultados – de forma orgânica, ou seja, sem anúncios – é possível aumentar exponencialmente suas vendas, já que existem pesquisas que afirmam que os usuários tendem a confiar mais em resultados orgânicos.
Aliado a isso, o inbound marketing atua com atitudes de “captura” de contatos em potencial por meio de estratégias de marketing de conteúdo, o que aumenta o reconhecimento da marca, estabelece confiança com o consumidor e trabalha influenciando diretamente na conversão de vendas!
Por meio da implementação de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, SEO e outras formas de marketing de conteúdo, é possível construir uma marca de nome forte e expressivo, fazendo com que – com o tempo – seu produto ou serviço tenha tanto reconhecimento que seus clientes confiem nele somente pelo nome que levam.
6. Elabore metas de marketing
Não adianta nada estabelecer diversas ferramentas de marketing se você não possui um objetivo claro e bem definido. Assim, para qualquer ação de impulsionamento é preciso estabelecer metas com base em dados reais. Para isso, fazer uso de funcionalidades como Google Analytics e Google Search Console para observar o movimento dos clientes nas redes é essencial.
É preciso que seu time de marketing saiba ler as métricas obtidas nessas ferramentas e consigam colocá-los como diretrizes para campanhas mais efetivas e promissoras. Sem um planejamento estruturado é impossível converter as ações de inbound marketing em vendas reais e lucrativas.
7. Acompanhe os canais de comunicação com frequência
Não é possível criar um negócio com resultados sem que você acompanhe diariamente as tendências de mercado. Foi o tempo em que comprávamos por conhecer – de longa data – o dono do mercado, a proprietária da loja de roupas, ou confiar no farmacêutico que sempre atendeu nossa família.
Com o avanço da tecnologia e novos parâmetros de concorrência de mercado, ficou impossível estar alheio às informações. É preciso estar sempre atualizado e atento às mudanças que estão acontecendo, preparar-se para elas e pensar em como elas podem atingir o seu negócio.
Somente assim é possível dimensionar o tamanho da influência que determinadas ações terão no seu empreendimento e, com isso, estabelecer planos de ação!
8. Proponha ofertas exclusivas
Lembra quando falamos dos três pilares que precisam fundamentar toda uma ação de marketing? Dentre eles estava a necessidade de estudar nossos clientes! Conhecendo nosso público-alvo é possível elaborar promoções que realmente sejam atrativas e tragam pessoas para vendas reais.
Não dá para vender um produto que nossos clientes não desejam, muito menos será promissor colocar em promoção algo que não faça os olhos do consumidor brilhar e o levem até o seu estabelecimento ou site! Pense nisso!
9. Dê valor ao cliente fidelizado
Mostrar que seu cliente de longa data possui valor vai além de um muito obrigado, é preciso mostrar que ele tem relevância por meio de atitudes exclusivas, que façam com ele ele se sinta gratificado por ter depositado confiança no seu produto ou serviço.
Por isso, investir em ações promocionais, como descontos ou brindes, pode ser uma ótima maneira de fazer com que ele realmente se sinta especial. Outra ideia bacana é convidar seu cliente fiel para fazer propaganda do seu negócio.
As pessoas confiam muito na opinião de um consumidor que já fez uso de um produto ou serviço, o que leva o seu empreendimento a se tornar bem mais confiável. Além disso, seu cliente irá se sentir importante ao ser visto como alguém que servirá de “garoto ou garota propaganda” de algo que ele apoia.
10. Tenha a inovação como amiga
Muitos microempreendedores se deixam ser engolidos pelas inovações tecnológicas. Por resistência à inovação, acabam não informatizando seus empreendimentos, o que leva pessoas a não acharem relevância em comprar em um lugar que parece ter sido consumido pelo tempo.
Por isso, veja as inovações como aliadas e tente implementá-las para deixar sua companhia informatizada, moderna e atrativa. Para isso, você pode inscrever-se em canais informativos sobre negócios, tendências empresariais e dicas de marketing no YouTube. Busque por blogs relevantes, que trabalham com esse tipo de conteúdo e sempre acompanhe as notícias globais e locais.
Existem diversas formas de fazer a sua instituição crescer e atrair mais clientes e, certamente, uma das melhores e mais promissoras é investir em marketing! Que tal começar a pensar grande e ver mais potencial no seu microempreendimento? Comece aos poucos a implementar essas ações e veja como terá muito mais sucesso!
Gostando do nosso conteúdo? Aqui, no blog da ibyte, nós sempre trazemos textos interessantes e informativos sobre diversos aspectos do universo empresarial. Continue conosco! Aproveite e confira nosso post sobre como reduzir custos da sua empresa em apenas 10 passos e saiba como implantar estratégias de gestão economia realmente eficientes!
Add a Comment