Os provedores de internet por região têm crescido muito nos últimos anos por todo o Brasil. A soma desses pequenos provedores ultrapassa com facilidade as grandes empresas.
Ainda assim, continua difícil competir com as grandes marcas situadas no mercado, que já têm bastante tempo no mercado e estão estabelecidas. Mas fique calmo, essa é uma missão difícil, mas não impossível!
A pandemia causada pelo novo coronavírus resultou em um crescimento no mercado de provedores e abriu ainda mais margem para a competição com as grandes empresas.
Por isso, a Descomplik preparou algumas dicas que vão te ajudar a entender esse fenômeno e usá-lo a seu favor. Confira!
Afinal, como a pandemia ajudou o mercado de provedores?
Uma série de mudanças foi desencadeada na vida das pessoas durante a pandemia. Realmente, o “novo normal” já é bem diferente de poucos anos atrás.
Muitas empresas tradicionais aderiram às novas tecnologias para se adaptar ao momento (era isso ou sumir do mapa). Também foi registrado um aumento muito grande nos negócios informais devido ao aumento da taxa de desempregados.
Além disso, a quantidade de pessoas trabalhando em casa ou tendo mais tempo livre disparou devido a motivos óbvios. Você sabe o que todos esses fatores têm em comum? Isso mesmo, o aumento massivo no uso da internet.
Continue a leitura e entenda como essas mudanças podem ser extremamente benéficas para o seu negócio. Separamos alguns pontos que, se bem observados, podem te ajudar a manter sua posição no mercado e superar a concorrência.
Converse com os novos empreendedores
Durante a pandemia houve um crescimento muito grande da taxa de desempregados. Isso se deu por vários motivos, dentre eles podemos citar a dificuldade de exportação de matéria-prima, a necessidade do público presencial ou mesmo o fato de que muitas empresas não estavam preparadas para esse golpe.
Isso acabou obrigando muitas pessoas a abrirem seus próprios negócios. E tem dado bastante certo. Todos os dias vemos inúmeros casos de sucesso nas mídias digitais que, aliás, são o principal meio de divulgação das pequenas marcas.
Isso se dá principalmente pelo fato de as grandes plataformas oferecerem espaços gratuitos para divulgação de serviços e produtos. Por isso, a procura por conexão aumentou bastante durante a pandemia e só tende a continuar crescendo.
Pense nisso e invista em um marketing que dialoga com esse público. Você pode produzir conteúdos que abordem esses temas e atraiam o novo público para sua provedora.
Ofereça o melhor atendimento
Um dos motivos que mais fazem as grandes empresas perderem clientes é o fato de que os processos com o público se tornam robotizados e até mesmo negligenciados.
O cliente percebe isso e acaba trocando de provedor, normalmente por outra empresa que ofereça um atendimento mais humano e acolhedor. Seja essa empresa!
Não basta apenas vender seu produto, é preciso criar uma relação com o cliente. Lembre-se que todos estão saindo de um momento difícil, tentando se reerguer. A sua empresa deve participar de forma positiva desse momento.
O lazer é indispensável, a internet também
No período da pandemia também houve uma queda drástica (se não total) nas opções de lazer fora de casa. As pessoas acabaram migrando para os meios digitais procurando entretenimento.
Isso cria uma ótima oportunidade para as provedoras, que agora podem oferecer seus serviços para vários tipos de pessoas. Aquela ideia de que só os jovens e adolescentes se divertem nos meios online está com os dias contados.
O uso da internet cresceu em todas as faixas etárias, mas algumas empresas ainda ignoram isso. Explore essa brecha para ficar na frente da concorrência.
Durante o período de quarentena, muitas pessoas aderiram as mais variadas formas de entretenimento que a internet pode oferecer. Lembre-se disso na hora de criar sua estratégia de marketing.
Invista na sua equipe
Outro elemento que faz toda a diferença no mercado é a equipe. Um grupo com bem alinhado, que compartilha dos mesmos valores e propósitos, com certeza vai obter mais resultados que uma equipe que simplesmente vai cumprir metas.
Por isso vale a pena investir na equipe, seus colaboradores são a chave para o sucesso. Além disso, as empresas menores têm mais vantagens do que as grandes marcas nesse momento.
Pequenas empresas têm mais facilidade para alinhar suas equipes e propósitos, sem contar a baixa rotatividade no quadro de funcionários, o que é totalmente diferente nas grandes empresas.
O home office não é só uma moda, acredite
Vale citar também a nova forma de trabalho que se tornou popular durante a pandemia. O home office, que na tradução literal pode ser entendido como escritório em casa, se tornou uma prática essencial nas empresas.
Essa nova forma de trabalho promete ficar por muito tempo. Ela oferece diversos benefícios, como redução de custo com transporte e alocação de funcionários na empresa.
Isso faz com que muitas pessoas invistam em uma conexão melhor, que atenda suas necessidades e ofereçam bons planos. É o cenário ideal para as pequenas provedoras divulgarem seus serviços.
Agora você já sabe como aproveitar esse momento para alavancar seu negócio e ultrapassar os concorrentes.
É preciso determinação e foco para crescer em tempos difíceis como esses, por isso a Descomplik vem para te apoiar. Confira 5 dicas que vão te ajudar a se preparar para as datas comerciais!
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