Já pensou em ganhar dinheiro com seu hobbie? Bom, para os gamers essa é uma realidade que, apesar de difícil, é possível! Mais que um simples jogo ou um momento de entretenimento, os games tornaram-se competições verdadeiras que alavancam carreiras.
Se você tem interesse em ser gamer profissional continue lendo este conteúdo. Nós te contamos o que é preciso para ser um. Preparado? Então, aperte o play!
1. Invista em equipamentos gamers
Vamos começar com uma dica que todos já conhecem, não é mesmo? Na verdade, os aparelhos eletrônicos gamers são o sonho de consumo de qualquer pessoa que lide com a tecnologia. Isso porque são muito bons!
Se não sabe em que investir, dê uma olhada neste checklist que preparamos.
- Headset;
- Monitor;
- Processador;
- Fonte;
- Memória RAM;
- Placa de vídeo;
- Gabinete;
- Periféricos;
- Cadeira.
Lembre-se de comprar itens na linha profissional. Mesmo que demore e você tenha que fazer renúncias, trabalhar o dobro e até vender algumas coisas, o esforço vale a pena. É importantíssimo investir em hardwares que suportem os jogos e os rodem com perfeição.
E por falar em hardwares, você, aspirante a profissional, sabe nos dizer o que é melhor: pc gamer ou notebook gamer? Acesse para conferir quem ganha essa disputa.
2. Escolha um jogo e se especialize
Em outras palavras, tenha foco! Com certeza, você já tem o seu jogo preferido, mas há grandes competições que o envolvem? Partidas importantes e outros profissionais adeptos? Pense na escolha do jogo de forma estratégica.
Esteja sempre pesquisando os esports com maiores prestígios e se especialize para entrar nesse universo.
Confira os jogos com mais competições profissionais:
- Call of Duty
- Minecraft;
- Fortnite;
- League of Legends;
- Counter Strike;
- Free Fire;
- DotA.
FIFA, Mortal Kombat e Street Fighter também são outros jogos que estão presentes em competições. Nós os colocamos separados pois eles aparecem com menos frequência que os listados. Mas nada impede de escolhê-los como carreira profissional.
Bom, depois que escolher o que mais tem chances de sucesso, treine de verdade para se o melhor jogador que puder!
3. Assista a outros profissionais
Nada melhor do que aprender com os melhores, concorda? Então, assista a uma competição para estudar – isso mesmo! Entenda como atacar, defender e comunicar com a equipe. A sua aula é assistir as demais competições, mas não pense apenas como um espectador. Vá raciocinando e prevendo estrategicamente.
“Como agiria se estivesse naquela situação?!” No começo é bem difícil pensar à frente deles, pois os jogadores profissionais possuem muita agilidade e vão fazendo os movimentos no modo automático. Mas é uma forma prática de ver em que nível está o próprio planejamento estratégico.
Sem falar que é uma maneira muito interessante de pegar outras formas de jogo e saber a estratégia de jogo em diferentes posições, assim é mais fácil compreender a mecânica de todos os estilos.
Uma dica de ouro: entenda com profundidade como funciona cada uma das posições dentro do jogo, não que você fará parte de todos, mas para prever as movimentações dos oponentes.
4. Cuide da saúde mental
Nossa quarta dica é para cuidar da saúde mental, pois de nada adianta ter habilidades monstruosas em um game, mas não ter psicológico para aguentar uma competição. Portanto, é imprescindível que a mente esteja saudável.
Para desenvolver isso procure a ajuda de profissionais da área. Psicólogos são as melhores pessoas para te preparar para essa carreira, afinal, com eles é possível desvendar e solucionar os seus bloqueios a fim de aprimorar as habilidades.
Aliás, eles te preparam psicologicamente para momentos de grande estresse como as competições, ensinando como manter a concentração.
Sabe quando a partida parece perdida? Então, se sua mente estiver blindada, você consegue pensar criativamente e sair da situação.
5. Cuide da saúde física
Esta dica tem muito a ver com a anterior.
A saúde física não pode ser negligenciada em nenhum momento, afinal, passar várias horas olhando para um monitor também tem consequências. Sabendo disso, procure ter uma alimentação saudável. O cérebro tem alta performance quando o corpo ingere altos níveis de ômega 3, por exemplo.
Sem falar que o corpo precisa estar preparado para o momento da vitória. Imagine, depois de tanto esforço, inúmeras batalhas, ao anunciar o fim da partida … você infartar. Isso não pode acontecer!
Então, coma bem e não se esqueça de praticar exercícios físicos. Eles mantêm o corpo em alto desenvolvimento e ainda melhoram o humor.
6. Jogue em competições
Escolheu o game, treinou bastante e se sente preparado para competições? Então, vamos competir!
Nesse ramo é mais fácil entrar em competições estando em equipe, portanto chame seus amigos para fazer parte dessa jornada.
Caso eles não possam, basta jogar algumas partidas com usuários aleatórios do game e fazer a proposta. Sempre tem bons jogadores à procura de times.
Se o game escolhido prevê participação single player, vá com tudo! Tenha confiança nas suas estratégias e habilidades.
A melhor forma para entrar nesta carreira é começar ganhando competições menores, como as locais, e ir crescendo aos poucos até chegar ao nível nacional, posteriormente, internacional.
O dinheiro ganho nesta profissão aumenta conforme a atratividade que seu jogo proporciona. Portanto, procure ganhar destaque com uma estratégia bem feita, um estilo de jogo bem bolado, uma comunicação atrativa e partidas que mostrem toda a sua coragem – não tenha medo de arriscar pra ganhar!
Apenas com isso – e habilidade – é possível ganhar as competições e patrocínios. A título de curiosidade, em 2019, o prêmio para o grande campeão de DotA 2 girou em torno de US$216 milhões.
Neste momento você deve estar se perguntando: “quanto ganha um gamer?” Bom, tudo depende dos prêmios ganhos, patrocínio, vídeos no Youtube e Streames em diversas plataformas (Mixer, Facebook, Youtube, Twitch TV).
E aí, a vontade de ser um gamer profissional aumentou? Então, não se prive desse desejo. Agora, nós te convidamos a aprender a escolher o melhor monitor gamer para você!
Add a Comment