Alguns meses atrás saiu notícia de que o Facebook estaria em vias de lançar o botão de reação ‘não curti’ (dislike) para fazer par com o já tradicional botão de ‘curtir’ (like). Quando se modifica algo em um site que tem 1,6 bilhão de usuários, é óbvio que a coisa não é tão simples e a chiadeira foi grande, principalmente por parte de anunciantes, que detestariam ver seus conteúdos com muitos ‘não curti’ (dislikes), fazendo com que a rede se pronunciasse dizendo algo como ‘não é exatamente isto que vai acontecer’, e o assunto esfriou.
Nas últimas semanas foi revelado, entretanto, que a rede está de fato testando novas reações, alguns usuários de países como Chile, Filipinas, Portugal, Irlanda, Espanha, Japão e Colômbia estão podendo utilizar várias outras reações, que pelo que pude ver, parece ser uma forma simplificada das opções de sentimento que se pode utilizar ao fazer uma postagem.
Enquanto o Facebook segue firme e forte, ele teve um aumento de faturamento superior a 50% no último trimestre, o Twitter vem navegando em mares turbulentos desde meados do ano passado, com troca de CEO, corte de pessoal, e tentativa de emplacas novos produtos dentro da rede, como o “Moments” que foi liberado mundialmente.
Decisões controversas, mal recebidas pelos usuários, como a adoção de um algoritmo de seleção de conteúdo para capa, nos moldes do Facebook, vem rondando com insistência a rede, mas sem ainda terem sido implantadas. Novidade boa mesmo só para os usuários VIPs, que agora não verão mais anúncios no timeline.
Como ser VIP? Não é algo muito claro. Até onde pude apurar, o Twitter roda análise do tempo que usuários ficam na plataforma, volume de postagens, e nível de engajamento. Mas quem sabe isto não seja um laboratório para um sistema de assinatura por micro-pagamentos?
Mas a novidade mais recente, foi a Peach, uma rede social pertencente ao Vine, que inicialmente só estava disponível em apps para iOS e em breve poderá ser utilizada via navegador. Mas se você for entrar por lá, atente-se ao fato de que ela está cheia de ‘fakes’ de celebridades 🙁
Add a Comment