Close em homem usando notebook com placa de vídeo ao fundo

Para que serve a placa de vídeo? Aprenda com a ibyte!

No mundo cibernético feito por imagens, projeções e realidade aumentada, ter um aparelho que seja capaz de gerar imagens rapidamente, com alta definição, é uma das principais demandas! Nessa busca, conhecer as principais peças de um computador é a primeira tarefa para quem deseja montar um PC com desempenho superior.

Com o intuito de te ajudar nessa missão, o Descomplick trouxe um conteúdo completo sobre placa de vídeo! Entenda mais sobre o processamento gráfico e veja qual é a função desempenhada por essa peça tão importante no trabalho com softwares pesados, como jogos e editores de imagens. Vamos lá?

O que é placa de vídeo?

A placa de vídeo é o componente do computador responsável por enviar a imagem que será exibida pelo monitor. Também chamada de Graphic Processing Unit (GPU) ou unidade de processamento de gráficos, a placa de vídeo influencia no nível de resolução máxima do aparelho de exibição, como Full HD ou 4K.

No caso dos computadores de mesa, a GPU pode ser conectada em três tipos diferentes de encaixes chamados de slots. Por isso, é vital que você verifique qual entrada a sua placa-mãe possui antes de investir em uma nova placa de vídeo. Os slots podem:

  • Utilizar a porta PCI-Express nos modelos x1, x4, x8 e x16, o que é comum aos desktops mais avançados;
  • Ofertar o encaixe no modelo Accelerated Graphics Port (AGP), pertencente aos modelos mais antigos de PC.

Quando falamos sobre notebook, o tema “placa de vídeo” é um pouco mais limitado no sentido de que a estrutura deste aparelho portátil raramente possui espaço livre para implementar novos elementos. Contudo, há modelos de notebook que permitem upgrade em sua estrutura!

Imagem tecnológica de cores saindo de dentro da tela no computador

Qual é a função de uma placa de vídeo?

Partindo da função básica de exibir imagens na tela, a placa de vídeo vem para auxiliar no funcionamento de games e softwares de modelagem 3D que demandam muito do processamento gráfico do PC. Além disso, a aceleração por hardware também está na lista de funções que a placa de vídeo desempenha para auxiliar outros programas.

O processamento gráfico de um computador ocorre da seguinte maneira: o processador manda a informação sobre a imagem que deve ser exibida. Em seguida, a placa-mãe determina como os pixels serão mostrados na tela e envia esses dados por meio de um cabo. A placa de vídeo dá suporte para que essas imagens sejam exibidas rapidamente e com boa qualidade!

No caso dos jogos virtuais, esse processamento deve ocorrer aproximadamente 60 vezes por segundo para que as imagens não fiquem travadas no monitor. Quando o computador não possui uma placa de vídeo específica para esse tipo de cálculo, a máquina sofre para dar conta de toda essa tarefa!

Quais são os componentes de uma placa de vídeo?

Placa de vídeo para computador

Podemos dizer que a placa de vídeo é composta por cinco elementos que ditam o formato de atuação dela junto ao restante das peças do computador: memória, processador, conexão com a placa-mãe, ventilador e dissipador de calor. Para lidar com uma placa de vídeo com alta capacidade de processamento, o cooler se torna uma solução necessária para evitar que a energia térmica do aparelho se eleve muito durante o uso.

Quando entendemos quais são os itens que formam a placa de vídeo, fica mais fácil compreender os preços elevados de GPUs top de linha. Por apresentarem um processador ultra rápido, grande capacidade de memória e design refinado, o custo para obter uma peça dessas é mais alto, consequentemente.

Computador desktop com placa de vídeo do lado

Se um PC apresenta uma performance mais eficiente para gerar elementos gráficos pesados, pode apostar que a sua placa de vídeo é de alta potência! Isso pode ser percebido pela taxa de quadros estabelecida em quadros por segundo, chamados na língua inglesa por “frames per second” ou FPS.

Esse tipo de medição nos diz quantas imagens completas por segundos uma placa de vídeo é capaz de gerar. Veja outros fatores que determinam o desempenho da placa gráfica e são importantes que você entenda:

  • Velocidade do processador: indica a conversão das informações binárias que uma imagem possui pela medição em MHz;
  • Taxa de memória: auxilia no andamento de todo o processamento gráfico e também é medida em MHz.

Qual a diferença entre placa de vídeo dedicada e integrada?

Ao analisarmos os nomes de cada tipo de placa, já temos um indicativo de como elas se comportam e qual é o potencial de cada uma. Faremos isso juntos para que nenhuma informação se perca! Por “integrada” podemos entender que a placa está embutida no computador, mais precisamente na placa-mãe.

É comum encontrar por aí o termo “onboard” ao invés de “integrada”. Depois de aprender com o guia da ibyte, você saberá que ambos fazem referência ao mesmo tipo de placa de vídeo. Além disso, saberá que ela atende às funções mais básicas em termos gráficos. Ou seja, ela é ideal para quem executa atividades leves no desktop ou notebook, como criar documentos de texto, acessar a internet e checar e-mails.

Gamer jogando em computador potente

A potência da placa de vídeo dedicada

Atendendo a demanda de quem precisa de peças mais potentes, empresas de tecnologia passaram a ofertar a placa de vídeo dedicada como produto capaz de alcançar a melhor performance gráfica!

Pelo fato de vir separada da placa-mãe e ser fabricada com foco em processamento de imagens, a placa de vídeo dedicada, ou “offboard”, é o investimento perfeito para gamers e profissionais da área de edição de vídeos, fotos e outras artes visuais, por exemplo.

Como comprar uma placa de vídeo?

Mesmo quem não está acostumado com os nomes técnicos precisa ter cuidado redobrado na hora de escolher a melhor placa de vídeo para o seu setup. As especificações da peça devem atender principalmente ao seu tipo de uso de modo que o custo investido traga os benefícios que você espera.

Portanto, considere todos os pontos que citamos anteriormente para fazer uma compra segura e que não dê dor de cabeça futuramente. Não se esqueça de verificar a capacidade do seu aparelho antes para não cometer o erro de adquirir uma ótima placa de vídeo que não consegue trabalhar em conjunto com o seu processador, pois ele é de baixa performance.

Close em imagem com palavra "metaverso" em neon

Após a imersão no mundo das placas de vídeo, com certeza você se sente mais preparado para identificar os tipos de placa de vídeo existentes no mercado e a função desempenhada por cada uma delas na sua máquina gamer ou não!

Se você curtiu o conteúdo, aproveite para conhecer mais o blog da ibyte! No Descomplick, você encontra informações atualizadas sobre o mundo da tecnologia. Curtiu o conteúdo? Leia também “Computador lento: saiba o que fazer para acelerar sua máquina“.

Até lá!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket