É de cortar o coração, o icônico BlackBerry vai morrer.
O CEO da Blackberry, John Chen, disse em um novo relatório, divulgado nesta quarta-feira (28) sobre o desempenho da empresa no segundo trimestre deste ano, que ela não vai mais fabricar os smartphones pelos quais ficou conhecida.
“A nossa nova estratégia de Soluções de Mobilidade está mostrando sinais de impulso (…) No âmbito desta estratégia, estamos nos concentrando no desenvolvimento de software, incluindo a segurança e aplicações. A companhia planeja encerrar todo o desenvolvimento de hardware interno e vai terceirizar essa função para os parceiros”, disse Chen.
A fabricação dos futuros smartphones com software da Blackberry ficará a cargo da empresa BB Merah Putih, da Indonésia. Segundo a nota, a joint-venture vai “produzir, distribuir e promover aparelhos BlackBerry rodando apps e programas BlackBerry no [sistema operacional] Android”.
Fundada em 1984 com o nome RIM (sigla de Research In Motion, “pesquisa em movimento”) e renomeada Blackberry em 2013, a empresa canadense na década de 2000 foi pioneira no segmento de smartphones –principalmente no mercado corporativo– poucos anos antes do iPhone ditar novas regras para o mercado de telefonia.
Em 2003, a popular apresentadora norte-americana Oprah Winfrey elegeu o Blackberry como seu aparelho favorito, impulsionando as vendas e fazendo com que a empresa chegasse a 3 milhões no começo de 2005.
Com um sistema operacional próprio, o Blackberry OS, a linha Blackberry tinha bastante foco em utilização de e-mails. Com os aparelhos da empresa era possível sincronizar a caixa postal com as contas de e-mail mais conhecidas, como Hotmail, Gmail, Yahoo! e outros, antes dos apps concorrentes obterem esse recurso.
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