Pessoa de costas com um headset gamer olhando para um monitor enquanto transmite jogos na Twitch

O que é Twitch? Descubra essa plataforma de lives e fature!

Se você tem acesso a internet e gosta de jogar online, com certeza já ouviu falar da Twitch. Essa plataforma de streaming ao vivo cresce a cada dia e é terreno fértil para quem deseja ganhar dinheiro fazendo aquilo que realmente gosta. Se esse é o seu objetivo, continue lendo para saber como fazer!

Pensando em ajudar aqueles que nunca acessaram a plataforma, a iByte preparou um guia completo com tudo que você precisa saber a respeito da Twitch. Quem já está por dentro de como as coisas funcionam também podem aproveitar nossas dicas exclusivas para dar aquele up no canal.

Tudo pronto para desbravar essa área da internet que só tende a crescer? Então vamos lá!

Quem criou a Twitch?

A ideia da Twitch começou bem antes do que algumas pessoas imaginam. Tudo começou em 2005 com uma plataforma de conteúdo ao vivo chamada Justin.tv, que levava o nome de seu criador. Como a startup não foi pra frente, em 2011 Justin Kan criou a Twitch e focou mais na transmissão de jogos online.

A ideia anterior era criar um espaço para que as pessoas falassem de suas vidas e interagissem uns com outros. Mas Justin e alguns amigos viram no mercado de games a oportunidade que estavam procurando. A gigante Amazon percebeu esse crescimento em 2014 e não hesitou em comprar a plataforma que compete diretamente com o Youtube.

Pessoa segurando um celular com o aplicativo da Twitch aberto

Um ponto interessante da Twitch é que não são apenas aqueles que possuem um PC gamer bem montado que podem entrar na plataforma para transmitir suas jogatinas. Até mesmo pelo celular é possível realizar uma transmissão. A ascensão do mercado de games promete cada vez mais nos próximos anos e nós explicamos o motivo!

Como assistir ou fazer lives na Twitch?

Saiba que para assistir uma live na Twitch não tem burocracia nenhuma. Basta entrar no site para receber opções de conteúdos sem nem realizar um pré-cadastro. Quem deseja seguir um criador de conteúdo ou começar seu próprio canal deve seguir alguns procedimentos de cadastro, que também são bem simples e intuitivos.

O crescimento dessa plataforma acontece de forma interessante. As pessoas começam a jogar e buscam por conteúdo sobre o game para se desenvolverem ou mesmo se divertirem. Os criadores de conteúdo ganham mais visibilidade e fazem com que mais pessoas comecem a jogar. Esse ciclo também vale para outras áreas como música, informação e até mesmo produções de itens.

Mesmo com um foco no universo gamer, a Twitch atualmente oferece conteúdos para todas as idades e gostos. Veja um grande chef preparando receitas ao vivo e interaja com ele pelo chat da live ou descubra como os marceneiros transformam tábuas de madeiras em móveis. Maquiagem, fisiculturismo, notícias. Encontre tudo isso por lá!

Como ganhar dinheiro na Twitch?

Descobrir como ganhar dinheiro na Twitch é uma pergunta que muitas pessoas têm feito, e não é para menos. A plataforma já chegou a ter 2,9 milhões de espectadores simultâneos e mais de 2 bilhões de horas de conteúdo visto em um único mês. Por isso mesmo, as formas de lucrar com conteúdo online são realmente interessantes, veja quais são:

  • Doações de espectadores;
  • Anúncios da própria Twitch;
  • Ganho recorrente com subs (assinantes do seu canal);
  • Patrocínio de empresas.

Essa última é sem dúvida uma das formas mais sonhadas de ganhar dinheiro na Twitch, isso porque gigantes no universo gamer – como a Overwatch League – possuem contratos para eventos exclusivos na plataforma. O patrocínio para jogadores que se destacam em jogos para xbox, PlayStation e computador é mais do que certo!

Como ganhar seguidores na Twitch? Veja 3 dicas

As vantagens que a Twitch oferece – tais como público extenso e facilidade para produzir conteúdo ao vivo – trazem uma quantidade cada vez maior de novos criadores para o local. A pergunta que fica é: como se diferenciar nessa multidão e crescer dentro da plataforma? Veja as dicas que preparamos para te ajudar a sair do básico:

Saiba utilizar os recursos disponíveis

A própria Twitch faz questão de ajudar seus criadores de conteúdo a ganharem visibilidade, assim ela também aumenta seu contingente. Utilize o site Twitch Strike para visualizar desde os games que valem a pena jogar em suas lives quanto os que não são tão interessantes no momento. Essa ferramenta também diz qual o melhor horário para realizar suas transmissões.

Profissionais Gamers realizando transmissões na Twitch em uma sala colorida e multifuncional

Outra dica simples, mas que faz toda a diferença, é utilizar sua rede de amigos e colegas para gerar engajamento inicial. Essa é a fase mais difícil do processo e você deve contar com toda a ajuda possível para sair dela. Poste em suas redes sociais como Instagram e Twitter avisando sobre a live e também quando ela iniciar. Não esqueça os grupos no Discord, Hein!

Seja organizado

Pense em qual o melhor horário para transmitir seu conteúdo e também qual o foco dele. O público com idade menor que 18 é extremamente grande na plataforma e gera muito engajamento. Já o pessoal +18 possui uma independência financeira que sem dúvida é perfeita para quem deseja ver os subs crescendo rapidamente.

Defina também um horário para começar e encerrar suas lives. Dessa forma, sua base de espectadores já vai saber quando entrar no canal para assistir aos conteúdos. Lembrando que esse horário também deve ser bem divulgado nas redes.

Tenha um diferencial atraente

Viu que o conteúdo que você quer transmitir já tem muitos criadores explorando? Calma, não é preciso abandoná-lo para fazer algo que você não gosta só pelo público. Pense em um diferencial que vai te ajudar a ganhar visibilidade. Se for zerar um jogo inteiro de uma vez por exemplo, deixe isso bem claro e realmente cumpra suas promessas.

A Twitch é um terreno fértil para quem deseja ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta. Para isso, é preciso comprometimento e transparência com seu público. Existem pessoas que estão interessadas naquilo que você produz, basta apenas encontrá-las na plataforma.

Mesmo alguns jogos mais leves para computador podem ser a chance que você busca para produzir conteúdo em sua máquina que não é lá a mais rápida, mas também não te deixa na mão. Acesse o post que preparamos com opções de games leves e já comece sua jornada na Twitch.

Gostou do post? Pois saiba que no Descomplik – o blog da iByte – estamos sempre trazendo informações e dicas para os fãs do universo gamer. Continue nos acompanhando e eleve seu nível nas partidas.

Até a próxima e bom jogo!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket