Equipe de homens jogando profissionalmente

Streaming de Jogos: qual a melhor plataforma para gamer?

O streaming é uma tecnologia que viabiliza a transmissão de áudio e vídeo por meios dos mais diferentes dispositivos, com a vantagem de não utilizar armazenamento das máquinas e dispensar downloads intermináveis. Além do mais, promovem o alcance rápido de conteúdos que podem ser consumidos na internet.

Com os jovens cada vez mais inseridos no universo das transmissões de games online, e engajados em compartilhar experiências online, podemos afirmar que o streaming é o futuro do consumo de audiovisuais.

Com o crescimento exponencial do cenário e o aumento da concorrência, a disputa para disponibilizar uma plataforma com os melhores benefícios e formas de monetização só aumenta. E nessa disputa, quem se beneficia é você. Ficou interessado? Continue a leitura e fique por dentro de todas as informações.

Melhores plataformas para streamar seu game

A pandemia ocasionou um período onde muitos telespectadores estavam conectados simultaneamente, e com isso, a profissão de streamer – que já estava ficando em evidência nos últimos anos – ganhou ainda mais destaque. Muito mais do que saber montar um PC gamer especial, é necessário entender as plataformas em que um profissional da área pode investir.

Pessoa segurando um celular na mão jogando

Existem muitos pontos para levar em consideração na hora de escolher a melhor plataforma de streaming. E pensando nisso, a ibyte selecionou e trouxe nesse post as melhores plataformas para streaming de jogos do momento para te ajudar nessa missão. Confira essa lista e os benefícios que cada uma das opções oferece:

1. Twitch

Quando falamos em streaming o primeiro nome que vem à cabeça é a Twitch. Uma plataforma de streaming da Amazon, que conquistou muita autoridade e hoje é a mais popular e bem consolidada dentre as opções, o que também é resultado de uma interface muito funcional e simples de ser usada.

Atualmente, seu público ultrapassa 15 milhões de usuários diários. A plataforma ganhou todo esse destaque graças aos streamings de jogos, que pode ser usada de forma gratuita. Sem contar na facilidade de poder ser acessada através dos mais variados dispositivos, sejam computadores, celulares, tablets, smart tv ou videogames.

Além disso, outro ponto positivo para quem trabalha com a Twitch é que a plataforma tem seu foco em métodos que permitem que os streamers ganhem uma renda extra através de assinaturas, patrocínios, anúncios ou doações dos telespectadores.

Se por um lado as vantagens de utilizar a Twitch estão em seu número de espectadores e maior visibilidade, consequentemente sua desvantagem recai sobre a concorrência, que também é maior.

2. Youtube Gaming

Outra grande alternativa nos quesitos de funcionalidade e reconhecimento, é o Youtube Gaming, um forte concorrente da Twitch. Sua interface segue os mesmos padrões do Youtube tradicional, facilitando o entendimento e o uso por parte do público e garantindo a qualidade de transmissão que o usuário já está familiarizado.

Nessa plataforma os vídeos são monetizados conforme os mesmos procedimentos de canais do youtube, onde os usuários podem se inscrever no canal, e os vídeos possuem anúncios pagos.

Sendo assim, suas maiores vantagens são: a usabilidade, o grande tráfego de usuários e a plataforma que já vem bem desenvolvida e amadurecida. E as desvantagens estão na falta de liberdade para customização – um ponto normalmente reforçado nas demais plataformas –, as regras de monetização, e certa insatisfação por parte dos telespectadores em função dos algoritmos do Youtube.

3. Facebook Gaming

Seguindo a linha de potências de renome que entraram para as plataformas de streaming, temos o Facebook Gaming. Uma plataforma com uma comunidade tão grande, fica fácil imaginar quais são as suas vantagens. Assim como no caso do Youtube, o Facebook sai na frente com a carta na manga que é já possuir esse ambiente online de muito reconhecimento.

Outro ponto de destaque é que isso não fez com que os desenvolvedores se acomodassem. A plataforma investe de forma massiva na qualidade do conteúdo de jogos e nas ferramentas de monetização. Uma atualização chamada Level Up fornece suporte personalizado aos membros e a possibilidade de transmissão de imagem em 1080p a 60FPS.

Com isso, as suas principais vantagens são: a qualidade elevada de streaming, as oportunidades de customização, e a comunidade de amigos a seu favor. Enquanto os contras se resumem na menor visibilidade por se tratar de uma plataforma em crescimento.

4. Mixer

Desenvolvida pela Microsoft, a plataforma Mixer também se posiciona entre as melhores opções para streaming de jogos. Ganhando destaque pelo seu índice de delay muito baixo.

Essa plataforma costuma disponibilizar jogos exclusivos que são desenvolvidos pela própria comunidade, e por isso não costumam ser encontrados nas outras plataformas.

Sua forma de monetização é diferenciada e inclui inscrições pagas, parceria com o mixer, customização de embers, e utilização delas e de sparks como moedas na plataforma. Assim, no que diz respeito aos seus prós temos: o delay baixo –menos 1s–, e a baixa concorrência.

Nos contras possuímos o número mais baixo de espectadores, e o fato de ser preciso realizar configurações extras para codificar o stream.

5. Afreeca TV

A Afreeca é uma plataforma de streaming coreana com funções de transmissão e visualização, bate papo online, listagem de canais, funções bem organizadas e de fácil localização. Seu maior atrativo são as filmagens e vídeos profissionais feitos que são disponibilizados em uma proposta parecida com a do Youtube.

Essa é uma alternativa popular entre streamers, que oferece resultados surpreendentes por meio dos conteúdos audiovisuais compartilhados. Nela você consegue localizar com facilidade as funções e ferramentas, marcar vídeos como favoritos, e encontrar streamers famosos.

Essa foi a nossa seleção com as plataformas mais vantajosas de streaming para jogos. Aproveite e confira nosso post sobre Como se Tornar um Gamer Profissional! Você vai adorar ficar por dentro deste assunto, ainda mais se a vontade é embarcar nessa profissão e mandar ver nos jogos.

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket