Você sabe qual é a função da memória RAM no seu PC?

Muitos usuários não se questionam sobre a finalidade de algumas das principais propriedades de hardware em seu computador, como a função da memória RAM, do HD, do processador. Por vezes, esses elementos demonstram problemas, como lentidão e instabilidades, e por não saber como lidar com eles, é comum o gasto desnecessário com soluções acessórias, quando ter uma pequena prévia sobre a funcionalidade dessas propriedades ajudaria a interpretar as melhores decisões e upgrades para a sua máquina.

Afinal, qual é a função da memória RAM?

Para entender a função da memória RAM, cabe uma pequena analogia: um computador é um módulo de processamento de dados, ele faz hoje o que repartições faziam em um passado recente: armazenavam documentos e dados e, na medida que eram delegadas tarefas, acessavam esse arquivo de informações para executá-las.

O HD, onde todas as informações ficam armazenadas, é como a sala de arquivo. Já o sistema operacional, são os agentes que analisam e executam as tarefas. Entre os dois, está a tarefa da RAM, que lembra a dos office boys e encarregados de arquivo que separam, do meio de todo o arquivo, os documentos solicitados pelas mesas de operação.

São eles que, assim como a RAM, selecionam, distribuem, recolhem e restituem os arquivos para agilizar o trabalho, desobrigando os agentes a terem de pesquisar nos grandes arquivos cada vez que necessitarem de um documento.

O acrônimo RAM vem de Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico. Isso porque, como o HD, a RAM também é um tipo de memória que trabalha com armazenamento. Mas, a sua alocação de dados não é coordenada com o HD, que possui subdivisões, pastas e afins. A estocagem de arquivos na memória RAM não requer tanta coordenação, pois seu armazenamento é temporário.

Cada aplicação ativa, em primeiro ou segundo plano, requer uma série de arquivos que ficam ativos remotamente para que funcionem. Por mais que não percebamos, a RAM faz todo um trabalho por trás da superfície das tarefas do computador.

Ao abrir um game, por exemplo, você não acessa apenas seu ícone executável. Quando ele é aberto, há comandos que irão pedir do HD uma série de arquivos guardados em sua pasta, para a execução da conexão, das texturas gráficas e de cada efeito sonoro. O HD por si só possui diversas limitações de velocidade de transmissão de dados.

Sem uma boa base de memória RAM, seu PC levaria uma quantidade inviável de tempo para acessar os arquivos necessários, o que tornaria qualquer nova ação em um game ou aplicação em uma espera torturante.

Para intermediar e dar dinâmica ao processo, a memória RAM é responsável por entender os arquivos necessários para a execução do game e já os “puxa” previamente, deixando-os prontos para acesso imediato por parte do sistema operacional, tornando os processos quase instantâneos para que você não precise esperar cada mínima operação ser processada e puxada do HD com sua taxa lenta de transferência.

Quando um serviço é ativado no PC, a RAM toma os arquivos. Ao ser encerrada, os limpa e os devolve ao HD, ficando pronta para acessar outros arquivos ocasionais que o sistema operacional exigir.

Quero aumentar a memória RAM do meu PC, o que fazer?

A memória RAM está dividida entre gerações na medida em que precisa se atualizar em relação aos requerimentos de sistemas operacionais, programas e hardware. Hoje, a versão mais comum no mercado são as DDR3 (Double Data Rating), mas as DDR4 já são uma realidade e, aos poucos, ganham espaço nas atualizações dos computadores dos usuários.

É importante verificar qual a geração exigida pela placa mãe do seu computador, você pode descobrir esse dado lendo o manual, pesquisando o modelo, ou acessando as informações do sistema (Atalho do Sistema Operacional + Pause Break).

A placa mãe terá um certo número de slots para os pentes de memória RAM, vale a pena separar os atributos de cada uma igualmente para ocupar os slots. Por exemplo, se você quer adicionar 8 GigaBytes e possui dois slots, é interessante comprar duas memórias de 4 GigaBytes em vez de uma única de 8, e assim por diante. Isso suaviza o processamento e protege os slots da placa mãe contra poeira e outros detritos.

slot de memória ram em uma placa mãe

Para escolher a quantidade ideal de memória, observe quais são os requerimentos das aplicações usadas. Todos os programas e games apresentam uma ficha técnica de requisitos em suas páginas oficiais, que especificam a quantidade de RAM que consumirão na sua execução.

A memória RAM é um dos componentes mais importantes para oferecer um processamento rápido e dinâmico à sua máquina. Aqui na Ibyte você encontra uma linha completa de memórias das mais potentes e melhores marcas, com ótimas condições, acesse e confira.

Não deixe de acompanhar também o nosso blog, fique por dentro de conteúdos interessantes, repletos de dicas e novidades!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket