DI-210112-ENERGIA-SOLAR-INBOUND-orcamento-cliente-BLOG

Como apresentar o orçamento de energia solar para o cliente?

Apresentar um orçamento para um cliente – seja em qualquer área de empreendimento – muitas vezes é um grande desafio! Isso, pois existem muitas dúvidas e receios nesse momento, justamente por haver uma questão financeira envolvida, e que muitas vezes é encarada como um “tabu” entre o relacionamento prestador de serviços – cliente!

Este mal estar pode ficar ainda mais evidente quando se trata de uma demanda que envolve um grande investimento financeiro, como é o caso de serviços em energia solar. Contudo, existem formas empáticas e eficientes de apresentar um orçamento nessa área sem que exista um sentido de desconfiança e receio na parceria!

Pensando nisso, nós da Ibyte, elaboramos um conteúdo completo para instruir você no momento de apresentar um orçamento de energia solar para seu cliente, prezando acima de tudo a ética, a empatia, e o bom estreitamento da sua relação com quem pretende contratar seus serviços. Vem saber mais com a gente!

Qual a importância de apresentar o orçamento de energia solar corretamente?

Muitos empreendedores tendem a negligenciar a parte da apresentação do serviço ao cliente, pensando que talvez este momento não seja tão essencial. Porém não se engane! Fazer uma boa apresentação garante muito mais confiança por parte do contratante em fechar a compra do serviço que você está oferecendo!

Além disso, estabelecer critérios para uma boa apresentação de um orçamento em energia solar atribui valor ao seu empreendimento, uma vez que o cliente perceberá que sua empresa é séria, organizada e comprometida com a entrega de um serviço de qualidade!

Isso faz que ele – o cliente – perceba que o valor investido é justo, tendo em vista o envolvimento que você, enquanto prestador de serviços, oferece na execução e entrega do produto! Assim, a forma como você demonstra, ao explicar passo a passo o que está envolvido no seu planejamento orçamentário, é fundamental no fechamento da venda!

Por isso, vale a pena acompanhar a seguir os 6 aspectos mais importantes e necessários que todo empresário do ramo de energia solar precisa saber, para apresentar um serviço que transmita confiabilidade e segurança ao cliente!

Saiba mais: confira também nosso post sobre energia solar em casa, e economicamente viável, uma realidade próxima.

5 pontos que devem estar em um orçamento de energia solar

Alguns aspectos são essenciais no momento em que você irá apresentar ao futuro cliente um orçamento de energia solar. Questões como as vantagens do produto e o diferencial por optar pela sua empresa são pontos que não podem faltar em sua abordagem! Por isso, nós reunimos a seguir 5 pontos importantes para abordar em seus orçamentos. Confira!

  1. Qual o produto oferecido e vantagens

    Antes de mais nada, é preciso definir o seu produto! Tudo bem, nós sabemos que se trata de energia solar, porém, quais as características deste produto? Para que ele serve? Como ele trará benefícios para quem está contratando o serviço?

    Todas essas perguntas precisam ser respondidas quando for apresentar sua proposta ao seu futuro cliente, pois assim ele saberá que está recebendo informações completas sobre o que irá contratar, o que garante a você uma melhor avaliação como empresa prestadora de serviços na área da energia solar!

  2. Qual o diferencial da sua empresa

    Em orçamento, nós sabemos: o cliente está sempre interessado no quanto irá investir para poder fazer uso do seu serviço, contudo, essa não é a primeira coisa que você deve apresentar, e eu te explico o porquê!

    Antes mesmo de informar ao seu cliente sobre os valores investidos na aplicação do produto, é preciso mostrar o diferencial de optar pela sua empresa. Esse momento é crucial para o fechamento da venda, uma vez que demonstra para o contratante quais as vantagens de optar, mesmo ele achando caro, pelo serviço que você está oferecendo.

    Assim, você garante que ele perceba que, mesmo aparentando ser um serviço com um alto investimento, a sua empresa é autoridade no ramo. O que faz com que ele – o cliente – ao comparar seu serviço com o de correntes, perceba que o seu diferencial é real e vale a pena ser considerado!

  3. Aspectos que integram o contrato e validade desse

    Além de demonstrar o quanto a sua empresa é referência em energia solar, é preciso deixar extremamente claro os aspectos que integram o contrato. Se for preciso – e aconselhamos ser feito – explique o contrato para o seu cliente. Isso demonstra clareza e lealdade, o que fará com que seu cliente perceba que não está sendo enganado!

    Além disso, deixe explícito o motivo de o contrato ter um tempo de validade. Sabemos que os produtos podem ter alta no percurso da contratação e isso pode encarecer ou baratear o orçamento de uma hora para outra. Estabelecer uma data limite garante, tanto para o cliente quanto para a empresa, que nenhum dos dois saia lesado.

  4. Custo e explicação da aplicação do capital investido

    Finalmente, apresente o valor do investimento! Esse momento requer cuidado e leveza! Seja o mais claro possível, mas não se esqueça de sempre usar uma linguagem convidativa e empática, demonstrando que você se importa com o cliente! Se necessário, retome os valores da empresa e o comprometimento que você tem ao oferecer um serviço.

    Além disso, sempre quando for apresentar o valor do orçamento em energia solar e o cliente reclamar que está muito “caro”, leve-o a refletir sobre os benefícios de contratar esse serviço. Compare as vantagens sempre, e deixe claro que no final das contas o produto apresenta muito mais ganhos!

  5. Dados essenciais sobre a prestadora de serviços

    Não vamos esquecer sobre a contextualização da empresa! Explique quais os valores que integram o seu empreendimento, apresente clientes referência que já contrataram seu serviço e coloque sempre sua empresa como a número 1 do mercado!

    É nesse momento que você também precisa evidenciar os dados contratuais da sua empresa. Como assim? Esses dados são aqueles que a sua empresa possui e que o cliente pode consultar quando tiver dúvidas. Por exemplo, apresente o CNPJ – em caso de pessoa jurídica –, telefone, endereço, dentro os demais que você julgar essenciais!

    Percebeu como esses aspectos são essenciais de serem abordados no orçamento em energia solar que você apresenta para o seu cliente? Pois é, contudo, existem alguns pontos que devem ser excluídos imediatamente! Quer saber mais? Confira na sequência!

5 pontos que devem ser evitados em um orçamento de energia solar

Nós apresentamos anteriormente 5 passos essenciais a serem apresentados em um orçamento de energia solar, contudo você sabia que existem outros 5 pontos que precisam ser abolidos no momento da apresentação orçamentária? Pois é, confira na sequência essa lista incrível que a Ibyte preparou para você!

  1. Apresentar o investimento sem antes fazer um planejamento organizado!

    Antes de apresentar o orçamento ao cliente, é preciso analisar corretamente o quanto será investido no serviço. Por isso, disponha de um tempo entre a análise e a apresentação do orçamento final. Explique ao seu possível contratante que é necessário fazer medições e observações importantes para definir um valor adequado!

    Dessa forma, você não correrá riscos de apresentar um valor e depois ter que dispor de mais insumos, ou gastos com mão de obra, não previstos. Além disso, um bom planejamento previne um cliente enfurecido por ter que gastar mais do que ele planejou!

  2. Apresentar ao cliente um contrato confuso

    Outro aspecto que precisa ser eliminado imediatamente da apresentação do orçamento é um contrato confuso e cheio de brechas! Essa prática é mais comum do que você pensa, e isso causa muitos transtornos tanto para o prestador de serviços quanto para quem está aderindo ao serviço.

    Elabore um contrato sério e objetivo, e que não demonstre falta de organização! Isso vai garantir uma maior confiabilidade no seu relacionamento com o cliente, o que é essencial em qualquer negociação! Se você possui um departamento jurídico isso fica mais fácil de ser resolvido, pois eles tendem a revisar. Caso não possua, consulte um advogado!

  3. Demonstrar dúvidas e receios ao cliente

    Vá preparado para a reunião com o cliente! Não ache que sabe tudo e que não precisa se atualizar. Estude bastante o projeto e preveja possíveis dúvidas! Essa atitude é um diferencial que certamente te deixará com bons olhos perante quem quer contratar os seus serviços!

    Coloque o bem-estar de quem irá aderir ao seu serviço em primeiro lugar! Preze por construir uma relação real de lealdade. Lembre-se sempre: um cliente satisfeito fala muito do serviço, mas um cliente insatisfeito fala muito mais!

  4. Apresentar um orçamento sem critério e desorganizado

    Priorize a objetividade em seu orçamento! Uma ótima dica é organizá-lo por tópicos, justamente para facilitar a leitura pelo cliente. Assim, você evitará possíveis dúvidas e demonstrará ordem no desenvolvimento orçamentário, o que faz com que a pessoa que irá contratar atribua valor, e veja seu trabalho com esmero!

    Ah, outra importante questão: peça para alguém, com habilidades linguísticas, revisar o orçamento – isso também vale para o contrato, tudo bem? – Assim, você irá diminuir em quase zero a probabilidade de aparecer erros gramaticais, que certamente serão mal vistos pelo cliente, certo?

  5. Não considerar possíveis atrasos!

    Alerte no orçamento um prazo para conclusão da obra, contudo estime também uma margem de erro que considere possíveis atrasos. Essa margem é importante, uma vez que não sabemos o que pode ocorrer no desenvolvimento do projeto, certo?

    Seja o mais claro possível na elaboração do orçamento! Evite deixar questões mal resolvidas. Assim, você demonstrará controle sobre seu conhecimento em relação a um projeto de energia solar, bem como evitará futuros transtornos.

    Saiba mais: Entender sobre energia solar é super interessante, não é mesmo? Que tal então ler também nosso conteúdo a respeito de como a tempestade solar pode prejudicar as redes de comunicação.

Os melhores métodos de apresentação de orçamento

Não existe um método ideal de apresentação de um orçamento, contudo há formas mais claras e profissionais de demonstrar o que está envolvido dentro do documento orçamentário. Por isso, nós separamos 3 métodos infalíveis e bastante práticos para você fazer a apresentação ao seu cliente. Venha conferir!

  • Documento em word: apresentar uma descriminação coerente do orçamento em um arquivo word impresso é um dos métodos mais usados. Como esse programa possibilita criação de listas e planilhas facilmente manipuláveis, torna-se uma alternativa sempre bem vinda, dada a sua facilidade de desenvolvimento.
  • Apresentação em power point: essa alternativa é bastante lúdica e transparente! Fazer uma apresentação em power point é uma ótima alternativa para quem deseja apresentar um orçamento em energia solar, uma vez que permite também, além dos dados escritos, imagens de como o projeto será desenvolvido, bem como outras informações que podem ser interessantes para o cliente.
  • Planilha em excel: as planilhas são meios muito estratégicos de controle de gastos e apresentação de dados. Usar planilhas em excel permite passar ao cliente, além de um planejamento orçamentário bastante coerente, um tom de profissionalismo, uma vez que esse programa exige experiência em manipulação de planilhas.

Esses métodos são incríveis, contudo não são os únicos. Se você possui uma outra forma que atenda os mesmos pontos essenciais que trouxemos, vale a pena continuar usando-o. Porém, é bastante interessante usá-los, certo?

Além disso, você pode investir em um orçamento que contemple esses três métodos! Como assim? Pode planejar uma apresentação, oferecer ela impressa em arquivo word A4, bem como enviar uma planilha de custo para o cliente, por e-mail! Incrível, não é?

A Ibyte sempre está trazendo conteúdos atuais e com informações de qualidade! Que tal continuar com a gente e entender mais ainda sobre energia solar? Vem ler nosso conteúdo sobre o que não pode faltar no seu kit de energia solar!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket