Close em quarto gamer decorado

O que é Nobreak e qual a importância para sua empresa?

O nobreak é um dispositivo que fornece energia aos eletrônicos sem interrupções, especialmente nos dias chuvosos em que é possível haver apagão ou variações nas redes elétricas. Eles são alimentados por uma bateria que, ao depender do modelo e potência do aparelho, consegue sustentar inúmeros equipamentos durante o período de falta de luz.

Sem contar que esse aparelhinho agrega segurança aos produtos que ficam ligados na tomada o tempo todo, protegendo-os contra picos de tensão, curto circuitos, sobrecarga e descarga de baterias. Mas, antes de adquiri-lo é necessário verificar as particularidades da sua instituição, isto é, a quantidade de equipamentos que necessitam ficar ligados caso haja queda de energia.

Para isso, é necessário verificar a potência do nobreak, pois é essa informação que sintetiza o desempenho do “grande carregador”. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse dispositivo que protege contra a queda de energia ? Nós preparamos um conteúdo completíssimo sobre ele para que você mantenha o seu negócio protegido de qualquer adversidade!

Para que serve um nobreak e qual sua importância para as empresas?

O nobreak, basicamente, é um equipamento capaz de deixar eletrônicos em funcionamento por um determinado tempo depois de uma queda de energia. É a potência (VA) – voltampere – desse aparelho que vai instruir qual é o período em que eles vão permanecer ligados mesmo sem estarem conectados à tomada.

A maioria dos nobreaks dispõe de apenas 15 minutos de energia. O que pode parecer pouco, mas é o suficiente para salvar documentos e materiais que estavam em processo de execução, além de poder desligar o computador da maneira tradicional para que ele não sofra nenhum dano.

É claro que esse tempo irá depender da quantidade de máquinas usadas e das especificidades do equipamento. Assim, se você desejar 30 minutos ou mais de carga, basta verificar qual é a potência adequada que o nobreak deve ter a partir do número de eletrônicos dispostos no local.

Outro ponto positivo diz respeito a vida útil do item, que varia entre 2 a 3 anos. Durante esse período, não é necessário se preocupar quanto a qualidade do aparelho, a menos que ele apresente algum tipo de falha. Caso contrário, a bateria irá suportar oscilações e quedas de energia de forma positiva.

Qual a diferença entre um estabilizador e um nobreak?

Essa pergunta é recorrente, especialmente porque o estabilizador possui preço mais acessível se comparado com o nobreak. Mas afinal, qual a diferença entre eles e por que a notável diferença de valores entre os dois itens? Simples! Os estabilizadores atuam somente na qualidade da energia que está sendo entregue ao eletrônico.

Isso significa que ele atua diretamente na proteção dos instrumentos, fazendo com que os níveis elétricos fiquem estáveis. Já os nobreaks funcionam como uma “carga a mais” para os equipamentos, oferecendo um tempinho para que eles sejam desligados de maneira correta sem possibilidades de queimar ou sofrer danos.

O ideal é ter os dois aparelhos com atuação conjunta, entretanto, caso isso não seja possível, é necessário analisar as prioridades da sua empresa. Se você deseja que os equipamentos permaneçam ligados mesmo depois de uma queda brusca na energia, o melhor é o nobreak. Agora, se precisa apenas proteger os materiais, o estabilizador é o investimento certo.

Quais são os tipos de nobreak disponíveis no mercado?

Existem dois tipos principais de nobreaks disponíveis para compra, o interativo – senoidal e semissenoidal – e o online. Eles se diferenciam, principalmente, por conta do tipo de interatividade do produto com os aparelhos, mas também têm distinção de acordo com o formato de onda elétrica produzida durante sua utilização.

Veja:

Nobreak Interativo

O nobreak interativo entra em funcionamento logo depois que detecta algum tipo de pane na rede elétrica. Portanto, quando a energia acaba, o aparelho inicia o modo bateria que fornece carga para que outros equipamentos eletrônicos possam operar durante 15 minutos – mais ou menos.

Eles estão disponíveis em duas versões:

Senoidal

O nobreak senoidal pode ser encontrado nas versões interativa e online. Ele é responsável por suprir as oscilações de energia a partir de um formato de onda senoidal no modo bateria. É um equipamento de alta performance, recomendado para empresas que possuem uma boa quantidade de máquinas ligadas ao mesmo tempo.

É uma ótima alternativa para você que quer dispor de mais de 15 minutos.

Semissenoidal

Indicado para usos mais simples – desktops, roteadores, câmeras e TVs –, os nobreaks semissenoidal funcionam com ondas em formato retangular. Assim como na opção acima, é acionado por meio do modo bateria que disponibiliza carga aos aparelhos.

Nobreak Online

Os nobreaks online são incrivelmente eficientes para empresas e organizações, isso porque eles funcionam constantemente, seja com ou sem queda de energia. Alguns especialistas dizem que a qualidade da rede elétrica fornecida por meio desses dispositivos é ainda mais limpa e contínua.

Essa opção é encontrada somente em versão senoidal, uma vez que atende equipamentos que não podem sofrer com a oscilação de energia.

Benefícios dos nobreaks para sua empresa

Além de proteger os instrumentos eletrônicos de curto circuitos, subtenção, sobrecarga, sobreaquecimento e descarga total, os nobreaks apresentam vantagens significativas relacionadas à integridade dos materiais da empresa e da própria corporação.

Outro ponto positivo faz referência a diminuição de prejuízos na parte de artigos eletrônicos. A partir da utilização do nobreak, o risco de estragos em máquinas e outros instrumentos que estejam conectados à rede elétrica é bem menor. Assim, há uma tranquilidade em deixar equipamentos ligados durante a noite ou momentos em que não há presença de indivíduos por perto.

Viu só como esses pequenos aparelhos fazem a diferença em sua organização? A qualidade do trabalho é realizada de maneira fluida, sem preocupações referentes a condição meteorológica e danos externos que possam ser causados em fios e toda parte que envolve a eletricidade.

É um investimento inteligente, especialmente para não ter que aplicar parte do lucro da empresa em manutenção de acessórios que tiveram falhas decorrentes de acidentes elétricos que poderiam ter sido evitados caso houvesse a utilização do nobreak.

Esperamos que você tenha compreendido um pouco mais sobre o funcionamento desse aparelhinho que pode evitar muitos lapsos negativos dentro de uma corporação. Ah, e se quiser acertar na escolha, vale a pena conferir nosso post sobre os melhores nobreaks disponíveis no mercado.

Por hoje ficamos por aqui, até o próximo conteúdo!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket