post sobre tendências do mercado de provedores de internet

Conheça o mercado de provedores de internet e saiba como se destacar!

As grandes empresas provedoras de internet lideraram o mercado de acesso à banda larga por muitos anos. Entretanto, nos últimos tempos, os pequenos e médios provedores conquistaram espaço e chegaram a fazer parte do principal grupo fornecedor de banda larga fixa do Brasil. Nesse post a Descomplik trouxe as principais tendências do mercado de provedores de internet e as estratégias indispensáveis das grandes empresas, fique por dentro e conquiste o topo com o seu negócio!

A internet possui um papel fundamental na sociedade atual, avanços tecnológicos e mudanças seculares vem acontecendo devido a conectividade. Essa realidade promissora coloca em ascensão o mercado de provedores de internet, empresas e residências de todo o país buscam por conexões de alta velocidade! Com a internet é possível trabalhar, estudar, ter acesso às mais diversas culturas e informações, acompanhar o avanço tecnológico e ainda se comunicar com pessoas de todos os lugares do mundo. Se você é um provedor de internet ou pensa em abrir um negócio nesse ramo, o papel da sua empresa é fundamental para a inclusão digital.

O Brasil ainda ainda é um país escasso no desenvolvimento das telecomunicações, muitas regiões ainda não possuem infraestrutura para receber a internet banda larga e é por isso que os provedores são tão essenciais, para implementarem as fibras ópticas e oferecerem soluções de internet de alta velocidade em qualquer localidade, sobretudo, nos locais em que as grandes empresas não se fazem presente.

Mercado de provedores de internet: tendências e novidades

De acordo com a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicação, os pequenos provedores conquistam hoje 33% do mercado de internet fixa, com o aumento do trabalho remoto a procura por internet de qualidade ficou ainda mais urgente. Cerca de 9,88 milhões de conexão foram realizadas somente pelas pequenas e médias empresas entre Janeiro e Maio de 2020.

Apesar das grandes marcas de telecomunicação serem consolidadas, como a Claro, Vivo e a Tim, elas não conseguem abraçar toda a extensão brasileira, principalmente quando se trata de regiões mais afastadas ou até mesmo regiões rurais. Essa decisão de não agir perante a necessidade emergente resultou em um campo de exploração viável e disponível para as companhias menores. Investir em fibra óptica é uma das maiores tendências para esse mercado, afinal, esse tipo de conexão oferece alta performance e velocidade da parte dos usuários.

Nessas situações, o provedor de internet precisa ser estratégico, explorar formas de melhorar a infraestrutura e desbravar locais promissores. Ainda segundo a Anatel, por mais que mais da metade das cidades brasileiras possuem acesso a internet, 38% é o número de cidades brasileiras que ainda não possuem fibra óptica, sendo grande parte no Norte e Nordeste.

Preparamos uma lista de algumas das principais tendências do mercado de provedores de internet para você criar ainda mais coragem e embarcar nessa oportunidade, acompanhe:

  • Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, (CGI.br), existem mais aparelhos móveis conectados à internet do que notebooks e computadores, tempos atrás essa realidade era inimaginável. Se antes tínhamos um dispositivo conectado por casa, agora temos um por pessoa.
  • Nos próximos 5 anos as conexões de banda larga irão duplicar, chegando até a 7,7 bilhões. Isso significa uma gama extensa de usuários a serem explorados pela sua empresa de banda larga.
  • Espera-se que o tráfego móvel de um vídeo pode aumentar dez vezes, constituindo 55% do tráfego de dados móveis.

Viu só quanta força o mercado de provedores irá ganhar nos próximos anos? Empreendedores do nicho precisam estar de prontidão para oferecer uma conexão rápida e que suporte o uso e aplicação da internet das coisas. Investir em infraestrutura tecnológica é o primeiro passo para melhorar a qualidade das conexões e ganhar cada vez mais espaço nesse nicho.

Provedores de internet: o que as grandes empresas estão fazendo?

Apesar das médias e pequenas empresas ganharem força atuante dentro do mercado de provedores de internet há muito o que se aprender com as grandes marcas. A infraestrutura, tecnologia, investimento em atendimento e inovação são áreas excelentes de desenvoltura das grandes marcas.

A Anatel publicou um ranking em que a Claro aparece na 7ª posição na satisfação geral, a Operadora Tim está na 4ª, a Algar na 5ª e a Vivo figura em 8º lugar, essas operadores disputam entre si posições próximas de acordo com cada região, em São Paulo a Vivo está em segundo lugar e a Claro em quarto.

O grande diferencial dessas grandes redes de telecomunicação é o potencial de investimento em toda a experiência do usuário. A Cisco aponta que as velocidades médias globais de banda larga fixa já estão em 47,7 Mbps, sendo a média brasileira de 19,5 Mbps, isso corresponde a 95 vezes mais toda a internet global constatada em 2005.

Empresas como a Claro e a Vivo já investem em planos e velocidades para streaming, os seus usuários conseguem assistir a Netflix de qualquer lugar com alta qualidade, o atendimento é omnichannel, com diversas formas de interação, atendimento rápido, integrado ao chat, Whatsapp, central 0800, uso da inteligência artificial com os chatbots e entrega e instalação rápida do serviço, criatividade indiscutível nas campanhas que acompanham o mercado e os acontecimentos nacionais.

O que é preciso para seguir as tendências de mercado?

Apesar de empresas como a Vivo, Tim, Claro e Algar possuírem dominância, vimos acima o quanto o mercado de provedores de internet não é mais exclusividade de grandes empresas. Tudo isso após os novos provedores locais descobrirem a potencialidade da fibra ótica, modernizarem as suas estruturas de rede e por meio de ajustes de sistemas tornaram a velocidade da internet muito mais otimizada.

As fibras óticas são mais baratas e proporcionam muito mais lucro e geram impacto de transformação local, resultando em acessibilidade digital para toda a região que antes era inexplorada pelas grandes empresas. Diante desse propósito de preencher o vazio deixado por instituições gigantescas, provedores locais fornecem bandas largas tão boas quanto as mais conhecidas.

Para que isso aconteça, confira as 4 principais dicas para você, provedor de internet local, alcançar um novo patamar com a sua empresa:

Invista em profissionais capacitados

Investir em uma equipe capacitada desde os técnicos até os atendentes e fornecer treinamentos constantes para toda a equipe é fundamental. Estabelecer uma métrica de qualidade, instalação ágil, profissionais que condizem com a sua marca são investimentos que trarão resultados. Os melhores provedores de internet investem plenamente na capacitação e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Equipe de marketing: comunique-se com o mundo

Mesmo para provedores locais, investir em uma agência de marketing ou em uma equipe própria é imprescindível. Dessa forma, a sua empresa se comunicará com a sua persona e com o mundo, repassando a autoridade, relevância, opiniões e presença da sua marca. Um provedor de internet precisa oferecer mais do que o produto em si, mas experiências sensoriais completas.

A criação de planos e campanhas inovadoras de acordo com a necessidade dos seus consumidores também exigem empenho, criatividade e investimento. Sem novos planos que evidenciam internet rápida e bom custo benefício, dificilmente a sua empresa será escolhida dentre o universo da banda larga.

Infraestrutura e alta performance

Não basta alcançar as regiões não alcançadas pelas grandes operadoras, para fornecer internet de qualidade é necessário investir em novas tecnologias, uma infraestrutura como a de fibra ótica, ítens como conectores, OTDR, máquina de fusão, caixas de emenda e de terminação, não economize ao escolher os melhores parceiros e fornecedores. Eles serão um dos grandes responsáveis por uma boa performance do seu serviço.

Área de atendimento

Chatbots, inteligência artificial, redes sociais, canais de atendimento imediato, e-mail e todas as demais plataformas que estabelecem pontes comunicativas entre a sua empresa e os seus clientes são fundamentais.

A comunicação, o atendimento digital, um canal que possibilita o consumidor de sanar as dúvidas imediatamente, reparos técnicos em prontidão e foco no sucesso do cliente são investimentos que não podem faltar se você quiser competir no mercado de provedores de internet e criar um diferencial.

Como se planejar para conquistar o topo?

O planejamento financeiro é tão importante quanto o planejamento estratégico, se você deseja que a sua empresa entre nos índices de provedores de internet de sucesso é preciso investir em inovação, organizar as finanças e profissionalizar a gestão. Separamos 5 tópicos para você seguir, aumentar a base dos seus consumidores e levar acesso digital de qualidade por muitos lugares, veja só:

Gestão Financeira

O seu provedor precisa estar com a saúde financeira em dia para crescer, as receitas, despesas, investimentos, lucros previstos e futuros precisam entrar em conta! Não deixe de profissionalizar a área de gestão do seu negócio, conte com uma equipe capacitada, softwares de qualidade e um panorama claro. Manter essa área em dia fará com que a sua empresa tenha o aporte necessário para investir nos clientes, em novos planos e em equipamentos de primeira linha.

Infraestrutura Planejada

Se você deseja competir no mercado, a qualidade da conexão dos seus consumidores deve ser prioridade máxima. Sem uma infraestrutura adequada e sem nenhuma previsão de crescimento é impossível criar projetos de expansão e melhoria a longo prazo.

Mesmo após a venda, o produto precisa continuar sendo validado, o fornecimento da internet precisa condizer com a realidade, mesmo que custoso focar na infraestrutura e resultado final do produto é o segundo passo que vai garantir que o seu provedor conquiste mais autonomia dentre as grandes empresas.

Política de Preços e Planos

A precificação não deve ser feita às cegas ou com base somente na concorrência. Uma estratégia de precificação, planos e combos que satisfazem as necessidades dos consumidores, a competitividade, a qualidade do serviço prestado, a região estabelecida e até o investimento total em todos os departamentos da empresa vão determinar o preço final. Avalie o valor real daquilo que você oferece e oferte isso ao mercado, prezando pela lucro, mas também pela competitividade.

Fluxo de Caixa

Manter o fluxo de caixa eficaz e com um bom capital de giro é uma estratégia que te ajuda a identificar em quais épocas do ano você deve acelerar e em quais desacelerar, no quesito campanha e investimentos. Tenha sempre em dia relatórios de entrada e saída para que os gestores organizem métricas e ações para alavancar negócios em baixa e investir em alta.

Para expandir e levar a sua banda larga para mais lugares ainda é preciso definir estratégias e acompanhar constantemente a saúde financeira da empresa.

Retenção do Cliente

Para conquistar o seu espaço e expandir enquanto provedor de internet é preciso investir na retenção de clientes, além de sair mais barato e viável para a sua empresa a recorrência e fidelização dos clientes garantirão previsibilidade do seu negócio. Essa prática atrelada à estratégias de customer success resultam em um combo de relevância, tornando o seu cliente um promotor e divulgador natural da sua banda larga.

Crie planos, combos, promoções, benefícios e pacotes de internet viáveis para diferentes nichos e usos. O investimento e foco no cliente é, sem dúvidas, uma estratégia que vai inserir o seu provedor entre os melhores.

Para conquistar o topo e continuar ofertando milhões de conexões, siga todas as nossas dicas acima. Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades tecnológicas! Não esqueça de deixar o seu comentário contando o tema que você deseja ver por aqui! Até a próxima!

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