Aluguel de notebook para empresas: vantagens e desvantagens!

Investir em equipamentos para uma empresa é sempre um trabalho muito árduo, pois além de envolver disponibilização de capital – que muitas vezes é alto – também caracteriza uma organização muito grande para encontrar os melhores valores, por meio de orçamentos, que muitas vezes demoram a ser respondidos.

Como solução para isso, muitas empresas têm tomado a atitude de alugar computadores, impressoras e demais equipamentos necessários para o bom andamento das demandas de um negócio, já que tem sido cada vez mais frequente a busca por alternativas mais acessíveis e baratas.

Um dos equipamentos que mais têm procura no nicho de aluguéis são os notebooks, o que é bastante plausível, já que hoje em dia é quase impossível desempenhar alguma função sem informatização e tecnologia, além de precisarmos a todo momento ter acesso a internet.

Garanto que você está pensando “nossa, essa ideia parece ser interessante”, e é! Porém, antes de você entrar em contato com um distribuidor, pare um pouquinho e venha ler o nosso conteúdo. A Ibyte sempre preocupada em instruir seus leitores, preparou um texto completo mostrando quais as vantagens e desvantagens de investir em aluguel de notebooks!

Quais as vantagens de investir em aluguel de notebooks?

Óbvio que você deve estar pensando na mais gritante das vantagens, será que é mesmo econômico investir em aluguel de notebooks? A gente sabe que essa é uma das suas maiores preocupações, mas fique tranquilo, não é somente você quem tem essa inquietação.

Pensando nisso, nós apresentamos agora quais são as 5 maiores vantagens de aderir a essa nova proposta, pois queremos que você tenha completa certeza de que está tomando a melhor decisão para o seu negócio!

1 – Tecnologias sempre novas e avançadas

Ao contratar o serviço de uma distribuidora de aluguéis de notebook você não está somente economizando na compra do equipamento, mas também usando modelos sempre novos e atualizados, o que é muito importante para que não exista nenhum tipo de entrave na execução das tarefas de sua empresa.

Como muitas distribuidoras fornecem – além do aluguel de notebooks – um suporte técnico bastante completo, você sempre terá equipamentos atualizados com as tecnologias mais avançadas do momento. Assim, além de economizar na compra, você também tem a vantagem de estar trabalhando com computadores top de linha!

2 – Economia com manutenção técnica

Empresas que possuem equipamentos comprados geralmente têm uma carga muito grande de demandas na parte de TI. Isso ocorre porque os técnicos precisam estar sempre prestando suporte, para que os equipamentos rodem bem e não precisem de cuidados mais demorados.

Contudo, esse tipo de serviço acaba atrapalhando outras atribuições da equipe de tecnologia da informação, pois ele perde muito tempo fazendo ajustes que não estão no cronograma de trabalho. É nesse sentido que você vê uma grande economia da manutenção técnica, pois contando com computadores novos e atualizados, nós diminuímos a probabilidade de problemas.

3 – Otimização das demandas do TI

Essa vantagem está completamente atrelada a anterior, pois ao alugar um notebook você não está somente reduzindo os custos de danos, mas também otimizando as demandas da sua equipe de TI, já que eles terão mais tempo para investir em outros trabalhos mais importantes, e que não envolva ficar formatando computadores ou conferindo que as impressoras estão trabalhando bem!

Com isso, sobra muito mais tempo para que os técnicos possam realizar atividades com qualidade, pois eles não ficarão preocupados em ter que dispor de um tempo – muitas vezes não existente – para ficar atendendo os departamentos que não conseguem solucionar qualquer problema com tecnologia.

4 – Redução no imposto de renda

Você pensou que as vantagens estão somente relacionadas às demandas de sua empresa com tecnologia? Pois é, além de reduzir a carga de trabalho dos técnicos, deixando-os disponíveis para outros serviços, você também consegue uma redução interessante no imposto de renda. Não entendeu? Nós te explicamos!

Existem dois tipos de encargos empresariais chamados CAPEX e o outro OPEX. As operações do tipo CAPEX estão relacionadas aos investimentos feitos ao adquirir equipamentos e demais materiais para a sua empresa, que precisam ser declarados no demonstrativo do seu IR.

Por outro lado, a OPEX está relacionada às despesas que você terá com questões mais operacionais, relacionadas às tarefas da gestão. Perfeito, mas o que tudo isso quer dizer? Quando você aluga um notebook acaba eliminando a necessidade de declarar o primeiro, já que você irá precisar declarar somente o segundo, uma vez que os aluguéis entram no tipo OPEX.

5 – Disponibilização de capital para outros investimentos

Tendo em vista toda essa economia, não fica sombra de dúvidas que a sua empresa irá ter mais capital disponível para investir em outras questões que tenham a ver com o seu negócio, pois ao investir no aluguel de notebooks você estará tendo ainda mais dinheiro – que não sobraria, caso tivesse que comprar os equipamentos.

Assim, é possível implementar alternativas que ajudem a alavancar sua empresa, investindo em treinamentos para os funcionários, melhorando a divulgação do seu negócio nas redes sociais, e contratando mais colaboradores para que sua empresa cresça ainda mais!

Percebeu como você estava certo em acreditar que o aluguel de equipamentos é muito vantajoso – principalmente do ponto de vista econômico – para o seu negócio? Porém, todo bônus tem um ônus, não é mesmo? Agora, venha conferir quais são as desvantagens de alugar notebooks e, a partir daí, tomar sua decisão de qual caminho seguir.

Atenção ao investir em aluguel de notebooks!

Nem sempre é possível contratar um serviço e ter somente vantagens. Como tudo na vida, tomar a decisão de alugar notebooks também envolve prós e contras. Resta saber agora se mesmo assim o custo benefício é interessante para a sua realidade.

Por isso – na sequência – nós apresentamos 5 desvantagens de contratar o serviço de uma distribuidora de aluguéis de notebook, para que você consiga dimensionar se vale a pena ou não aderir a essa prática!

1 – Custos com danos pessoais

A grande maioria das empresas que fazem aluguel de computadores e notebooks, arcam com as despesas somente relacionadas a manutenção dos equipamentos. Por isso, alugar um notebook requer muito cuidado no uso, pois se acontecer de o aparelho estragar por situações de mau uso, a sua empresa terá que arcar com isso, o que pode ser oneroso.

Por isso, é importante ao tomar a ação de contratar um serviço de aluguel, traçar condutas e atitudes de uso para todos os seus funcionários, estabelecendo regras para que o equipamento corra o menor risco possível.

2 – Impossibilidade de acessar certos sites

Quando temos o nosso próprio notebook não precisamos ficar tomando cuidado ao entrar no site que queremos – isso se você possuir um bom sistema anti-vírus. Contudo, quando alugamos um notebook, a empresa de aluguel pode restringir o uso de determinados sites para manter a qualidade do equipamento.

Todavia, esse aspecto não é de todo ruim, pois é possível suspender o uso de redes sociais, meios em que mais perdemos tempo e deixamos as nossas demandas ociosas. Assim, torna-se – mesmo sem querer – o equipamento somente para uso de trabalho, com possibilidade de entrar em sites que tratem somente daquilo que está relacionado às tarefas do seu negócio.

3 – Pouco controle na manutenção

É claro que economizar com a manutenção dos notebooks da sua empresa é um ponto bastante favorável e que torna o aluguel mais viável. Porém, como será a distribuidora quem fará a vistoria periódica do produto, acaba que você não tem controle da maneira como essa manutenção será feita.

Assim, um conselho que costumamos dar é – caso você opte por alugar os notebooks – que antes de enviar o equipamento para a manutenção, faça a limpeza de todas as informações de uso. É importante prestar atenção ao registro de senhas, contas bancárias, números de documentos pessoais, pois assim é possível evitar problemas.

4 – Logística para revisão do notebook

Uma etapa que pode ser caracterizada como limitante no aluguel dos notebooks é a necessidade de ter que enviá-los para a empresa que fará a manutenção, pois é necessário que você disponha de meios para levá-los até o local onde serão feitos os ajustes. Assim, pode ser que você ache essa tarefa um pouco desgastante.

Contudo, como a manutenção dos equipamentos normalmente é feita – desde que não exista nenhum problema mais grave – a cada seis meses ou um ano, você não terá que ir todo mês levar o equipamento para que ele seja otimizado. Com as regras de uso citadas acima, esse controle temporal da manutenção fica mais prático de ser estabelecido!

5 – Tempo de espera para resolução de problemas

Quando temos um problema em nossa empresa tendemos a querer resolvê-lo o mais rápido possível, pois é frustrante ficar com um entrave que não nos deixe executar as tarefas do dia a dia.

Em se tratando do aluguel de notebooks isso se torna algo mais difícil, tendo em vista que quem fará a manutenção é a equipe de TI da distribuidora contratada. Assim, pode ser que o equipamento não fique pronto no mesmo dia e você tenha que ficar sem o computador.

Contudo, muitas empresas sabendo que isso pode acontecer e que torna-se um problema para o cliente, ao receber o equipamento para manutenção, disponibilizam outro notebook para que o serviço não fique parado e as demandas não se acumulem, o que é uma opção muito interessante para quem está alugando.

Agora que você já está preparado para tomar a decisão mais acertada para o contexto de sua empresa, pode fazer a sua escolha sem medo, somente avaliando os prós e contras de ter um serviço de aluguel de notebooks a mãos.

Gostando do nosso conteúdo? A Ibyte é especialista em proporcionar sempre os melhores equipamentos para o seu negócio, além de contar com um programa de aluguéis de aparelhos, que tem como principal objetivo ajudar nossos clientes a terem menos dores de cabeça com manutenção, bem como com despesas não planejadas.

Quer conhecer mais um pouco sobre os nossos serviços? Converse com nosso time de profissionais técnicos e tire todas as suas dúvidas. Em nosso site, no segmento de aluguel, você resolve todos os seus questionamentos, mas caso algum deles ainda persista, é possível falar conosco por uma linha direta no WhatsApp.

Por aqui nós sempre trazemos informações reais para que você crie novas oportunidades para o seu negócio!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket