O que é automação comercial
A automação comercial nada mais é do que a automatização dos processos feitos manualmente dentro de um mercadinho.
Essa modernização se dá através de tecnologias como sistemas e equipamentos que foram projetados especificamente para facilitar a rotina de trabalho.
Um dos maiores exemplos de automação é o leitor de código de barras, que automaticamente identifica qual é o produto que está sendo comprado, sem a necessidade de ser consultado ou digitado manualmente por um atendente.
Por que implantar automação comercial
Com a transição de processos manuais para automáticos, todos só tendem a ganhar. Mas de fato a maior vantagem é a agilidade em que as compras são passadas no caixa, resultando em filas menores e clientes satisfeitos.
Contudo, a automação comercial pode ser implementada em outros lugares para além da frente de caixa. Toda a gestão de estoque, compras e contas também podem ser automatizadas.
Como começar automação comercial
O processo de automação comercial pode ser bem longo e complexo se você quiser modernizar toda a gestão do seu supermercado.
Por isso, é preciso planejar bem e separar etapas do projeto para que tudo ocorra sem grandes dificuldades.
Começar pela frente de caixa pode ser um bom caminho, em geral essa é a questão que mais incomoda os consumidores e que mais gera reclamações.
A seguir vamos ver os dois pontos que precisam ser contemplados para o bom desempenho da automação comercial.
Sistemas para automação comercial
Um sistema, ou software, de automação comercial é o programa que vai ficar responsável por registrar todas as informações e efetuar o processo de vendas de forma automática.
Para escolher um software de automação comercial para o seu mercadinho é importante ter em mente quais são as necessidades atuais do negócio e quais são seus planos para o futuro.
Depois disso é necessário pesquisar as opções de sistema que estão disponíveis no mercado e escolher a que mais se encaixa no seu orçamento e nas necessidades existentes.
Equipamentos para automação comercial
Os equipamentos do ponto de venda, também chamados de hardwares, são os objetos necessários para auxiliar o operador de caixa e automatizar o trabalho dele.
Veja quais são alguns desses equipamentos:
-
Leitor de código de barras
O leitor de código de barras é responsável por agilizar o trabalho da frente de caixa e dar velocidade no processo.
Ele precisa ser confortável de usar e ser capaz de reconhecer os códigos de todos os produtos do seu mercadinho, desde aqueles que estão impressos em caixas até as embalagens de materiais reflexivos.
-
Gaveta automática
Segura e confiável, a gaveta automática abre automaticamente sempre que uma compra é finalizada, o que deixa todo o processo muito mais ágil.
Muito útil para quem busca um alto volume de vendas diário, as gavetas são reforçadas na estrutura e suportam facilmente o peso de um computador ou monitor se necessário.
-
Módulo fiscal
O módulo fiscal, ou MFe (módulo fiscal eletrônico), é um equipamento que possibilita a emissão rápida e simplificada de cupons fiscais eletrônicos para os estabelecimentos comerciais.
É um produto de fácil integração com os softwares de ponto de venda e irá facilitar ainda mais as obrigações fiscais de seu mercadinho.
-
Impressora não fiscal
As impressoras não fiscais são aquelas máquinas responsáveis por imprimir os cupons não fiscais, comprovantes ou recibos ao fim da compra.
São equipamentos essenciais para quem lida com um grande fluxo de vendas e precisa de agilidade na rotina do trabalho.
-
Pinpad
Os pinpads são equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia para garantir total segurança e confiabilidade para os clientes e para o estabelecimento.
É uma “maquininha de cartão” que fica conectada ao ponto de venda e automatiza a transação financeira, facilitando o pagamento da compra.
Prepare o seu supermercado para o futuro. No ibyte Atacado, você encontra as melhores ofertas para equipamentos de automação comercial, além de condições de pagamento especiais com entrega rápida. Confira o nosso site agora mesmo!